Logo
Imprimir esta página

Até no pãozinho! Presença de metais em alimentos é mais comum do que se pensa

Até as canetas utilizadas no dia a dia se "perdem" no meio dos alimentos. Produtos verificáveis em detectores de metais e em raio-X trazem maior segurança alimentar.

Encontrar algo estranho no alimento ou na bebida é muito desagradável. Mas, e o que não é tão perceptível a olho nu, como o metal? Não há como escapar: este tipo de partícula está até no pãozinho do café da manhã. Apenas um pedaço dele, segundo informa a organização Food Safety Brazil, pode acumular 1,5 milímetro (mm) de material ferroso; até 2,5 mm de não ferroso e 3,5 mm de aço inoxidável.

Parece pouco, mas a quantidade já ultrapassa o limite de tolerância estipulada pela Resolução 14, da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão ligado ao Ministério da Saúde. O documento de 2014 afirma que basta ingerir 2 milímetros de material estranho, incluindo o metal, para que existam riscos à saúde.

A segurança alimentar passa por refinamento especialmente desde o fim dos anos 1940, quando o primeiro detector de metal foi construído. Essa revolução chegou até as canetas, tão cotidianas nos pátios industriais e que fazem parte da linha de produtos detectáveis. Entre outros diferenciais, a solução tem como característica de fabricação a visibilidade em inspeção de raio-X e detectores de metais, tornando-se rastreável.

“Se uma caneta normal utilizada numa indústria por acaso cair numa caixa com produto, não poderá ser encontrada e, fatalmente, ela vai chegar ao consumidor. Já caso isso ocorra com as canetas detectáveis, elas vão ser notadas assim que passarem pelo detector de metal, por exemplo. Mesmo que sejam colocados todos os produtos numa caixa e ela passar pelo detector de metal ou fragmento dela, o detector vai acusar a presença e, aí, aquela caixa será retirada do processo”, explica o diretor operacional da Soma Solution, Gilberto Inácio Dick.

A empresa será distribuidora exclusiva da internacional Retreeva Global, fabricante de canetas detectáveis que atendem às normas nacionais e internacionais de segurança alimentar. A Soma Solution vai atender ao Brasil todo e espera triplicar a participação no mercado. “Nosso intuito é que as empresas entendam a importância de se pensar em segurança alimentar, em respeitar seus próprios protocolos, então, passem a usar esse tipo de equipamento para evitar uma ação corretiva”, afirma Gilberto.

Modelos

Canetas que podem ser detectáveis trazem mais segurança em ambientes industriais.

A Soma Solution vai oferecer quatro opções de caneta. A retrátil – preferida para a maioria das aplicações, segundo a Retreeva – estará disponível com ou sem clipe de bolso e nas cores azul, preto, vermelho e verde. Já a caneta retrátil tinta gel, para ser utilizada em câmaras frias ou ambientes com temperaturas bem baixas, vem na opção de cor de tinta azul e preta, com clipe de bolso e laço de cordão. A versão tinta pressurizada, também retrátil, é ideal para superfícies úmidas ou mais gordurosas. Vem com a opção de cores azul ou preta e, também, com clipe de bolso e laço de cordão. A única peça não retrátil é para escrita mais suave e igualmente para planícies úmidas e gordurosas; nas cores azul e preta, com clipe de bolso e laço de cordão.

“As canetas não são desmontáveis. Mesmo que a pessoa queira fazer uma recarga ou desmontar de alguma maneira, isso não é possível. Isso se deve ao fato da necessidade de reduzir o risco de contaminação por queda de “partes” da caneta no processo, tornando, dessa forma, o seu uso mais seguro dentro da indústria alimentícia”, explica o diretor comercial.

Soma Solution

A empresa oferece soluções utilizadas por linhas de produção industrial dos mais variados segmentos, que abrangem detector de contaminantes e checadores de peso; sistema de visão e leitores de código; gravação e codificação industrial; automação elétrica e pneumática. O grupo é distribuidor de marcas reconhecidas no mercado global, como Loma Systems, Festo, Markem-Imaje, Gravotech e Cognex, e das marcas pertencentes ao próprio grupo, Datec e SomaFlux. Atualmente, a marca, fundada em 1999, conta com sete unidades, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto