Logo
Imprimir esta página

Acerte na escolha da cama para o projeto do dormitório

Para tazer todo o conforto necessário para esse quarto, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por uma cama de casal e cabeceira estofada - Foto: Luís Gomes Para tazer todo o conforto necessário para esse quarto, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por uma cama de casal e cabeceira estofada - Foto: Luís Gomes

As profissionais do escritório Tesak Arquitetura discorrem sobre os critérios que avaliam para essa decisão e elencam dicas e inspirações para que a escolha da cama não vire um pesadelo na rotina do ambiente

Confortável e aconchegante – essas talvez sejam os melhores adjetivos para descrever um bom quarto. E, para conseguir um projeto que atenda a esses desejos, escolher a cama certa faz toda a diferença. “Seja na hora de escolher o tamanho, seja ao pensar o melhor posicionamento no quarto, a cama deve ser escolhida com cuidado, sempre levando em consideração quem irá dormir e quais as dimensões do cômodo”, destacam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, arquitetas à frente do escritório Tesak Arquitetura.

Tamanho ideal

Local sagrado para muitas pessoas, a cama é encontrada no mercado em diversas pedidas. Seguindo um padrão normativo, as mais comuns são as de solteiro, casal, viúva, queen, king e super king, mas ainda existem lojas que trabalham com tamanhos personalizados. “No momento da aquisição, é essencial considerar as medidas do quarto, para não comprometer a circulação, como também a abertura das portas, tanto do dormitório em si, quanto da entrada do imóvel. Quase ninguém se lembra, mas é necessário assegurar-se que o conjunto possa passar pelos elevadores e portas, além de adentrar com facilidade na residência”, aconselha a dupla de profissionais.

Para aproveitar a metragem desse quarto de hóspedes, que também faz vez de home-office, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto optaram por uma cama de solteiro que fica posicionada inteiramente ladeada com a parede. Foto: Luís Gomes

Perfeita para quem mora sozinho ou tem um quarto de medida reduzida, a cama de solteiro tem medida padrão de 0,88 x 1,88 m. “Ela não ocupa uma área muito grande e pode ser posicionada de diversas maneiras, comportando, com comodidade, uma pessoa”, destacam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Para quem busca um pouco mais de conforto, porém, a cama de viúvo pode ser uma boa pedida, com 1,20 x 2,03 m. Agora, quando o assunto são quartos de casais ou que disponham espaço para camas maiores, a mais tradicional e procurada é a chamada cama de casal, com 1,38 x 1,88 m. “Além de ser confortável para duas pessoas, essa é uma boa referência para assegurar um quarto com circulação privilegiada, podendo compor facilmente com outros mobiliários. Sem contar que o ótimo custo-benefício”, indicam as profissionais da Tesak Arquitetura.

As variações queen (1,58 x 1,98 m) e king (1,78x1,98 m) se configuram como possibilidades para dormitórios com áreas dimensões generosas, adicionando bem-estar para quem se mexe bastante durante o sono. “Tem ainda a super king, considerada a maior cama do mercado”, relatam. O modelo em questão apresenta 1,93 x 2,03 m.

Nesse quarto infantil, as profissionais da Tesak Arquitetura investiram em uma cama de solteiro com estrutura de casinha e cercado, que faz a função da grade de proteção. Ela ainda conta com um espaço para um futon de fácil manuseio. Foto: Luís Gomes

Para não errar, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto resumem: “o tamanho da cama dependerá muito do tamanho do cômodo e é essencial que seja proporcional ao layout disponível”.

Posicionamento da cama

No dormitório do casal, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto posicionaram a cama de casal de forma centralizada na parede, permitindo boa visão do quarto, mas sem comprometer a circulação. Foto: Luís Gomes

Avançando o passo anterior das medidas certas, é hora de entender a melhor posição da cama no quarto, prezando sempre pela otimização do espaço e boa circulação. “A cama nunca deve comprometer a passagem ou dificultar a abertura e acesso aos armários e gaveteiros. O ideal é que ao deita-se, o morador tenha uma visão ampla do cômodo, sempre de frente para a porta de entrada, mas não em linha reta com ela”, indicam as arquitetas da Tesak Arquitetura. Camas de solteiro são mais versáteis quando se trata de posicionamento, muitas vezes ficando com a cabeceira e lateral da cama encostadas na parede. Os modelos de casal, por sua vez, funcionam melhor quando centralizadas no ambiente, apenas com a cabeceira encostada na parede. “Independentemente do tamanho do quarto ou da cama, o ideal é mantê-las longe das janelas para evitar a luminosidade, barulho e corrente de ar, que podem atrapalhar as horas de sono”, finalizam.

Sobre Tesak Arquitetura

Liderado pelas arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, com mais de dez anos de experiência em diversas áreas da construção civil, o escritório Tesak Arquitetura preza por um olhar criativo, que resulta em projetos diferenciados, de acordo com as necessidades e anseios de seus clientes. São projetos arquitetônicos ou de interiores capazes de criar soluções que valorizem os ambientes, sempre em busca de conforto, bem-estar e praticidade para o dia a dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto