Logo
Imprimir esta página

Estudo científico: Alta produtividade relacionada ao Burnout / lidar com o medo de mudar de carreira

A ALTA PRODUTIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À SÍNDROME DE BURNOUT, DIZ CIENTISTA

Estudo do neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu, discorre sobre as consequências do excesso crônico de estresse ocupacional

A síndrome de burnout, muitas vezes causada pelo excesso de trabalho, leva ao cansaço físico e mental que acarreta na redução da capacidade de um indivíduo. Nesse contexto, o PhD em neurociências, biólogo e antropólogo membro da Society for Neuroscience, Dr. Fabiano de Abreu Agrela acredita que a alta produtividade, apesar de comum nos trabalhos contemporâneos, pode ser uma das razões pelas quais as pessoas desenvolvem burnout.

Durante o isolamento social rígido e todas as mudanças de rotina causadas pela pandemia de covid-19, os números de casos de síndrome de burnout aumentaram. “A necessidade constante do indivíduo se apresentar como produtivo, eficiente e eficaz, desencadeou o surgimento de algumas habilidades para conviver nessa sociedade tecnológica, e uma delas, a alta produtividade surge para dar conta das demandas atuais”, explica o cientista.

De acordo com ele, é necessário, antes de tudo, compreender as diferenças existentes entre um indivíduo produtivo e uma pessoa que passa muito tempo ocupada. “Produtividade é sinônimo de realizar atividades em um curto espaço de tempo sem se distrair. Trabalhar por mais de 12 horas todos os dias, não é necessariamente ser produtivo. Passar horas realizando uma tarefa e não conseguir atingir a meta gera frustração e estresse”, pontua.
A síndrome de burnout pode ainda vir acompanhada de depressão, o que deixará evidente algumas alterações na produtividade profissional de cada indivíduo em diferentes âmbitos. “Há sintomas físicos, mentais e emocionais. Há negligência profissional, lentidão e contato impessoal, por exemplo”, detalha o neurocientista.

Porém, o estudo do Dr. Fabiano de Abreu, publicado pela Revista Científica Saúde e Tecnologia, concluiu que apesar de possível, a relação entre a produtividade e a burnout não são fenômenos obrigatoriamente dependentes um do outro. “O esgotamento ocorre quando o sistema nervoso central fica sobrecarregado e acaba sendo mediado pelo sistema imunológico com taxas de baixa ou alta quantidade de cortisol e, ao mesmo tempo, liberando substâncias que levam a sensação de prazer como a dopamina e a serotonina, desregulando-os”, explica.

Link para o estudo:

https://recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/39/37

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

***

3 passos para lidar com o medo de mudar de carreira

Jennifer de Paula, BBA e especialista em marketing, comenta sobre possíveis oportunidades de mercado para quem decide mudar de profissão

Iniciar uma carreira nova, ou ainda, começar a construir uma vida fora da área de atuação que se estudou pode ser uma tarefa desafiadora. O medo do fracasso e das dificuldades do mercado de trabalho acabam por tornarem-se os piores pesadelos de algumas pessoas. Porém, em um contexto de crise econômica global, muitos funcionários perderam seus empregos e se viram obrigados a abraçar oportunidades talvez nunca exploradas anteriormente.

A BBA e especialista em marketing, Jennifer de Paula, acredita que este é o momento de abrir a mente para enxergar novos caminhos. “Às vezes, a gente fica com tanto receio de sair da nossa zona de conforto que acabamos perdendo grandes oportunidades de sucesso”, pontua. Por isso, a especialista preparou uma lista com 3 dicas para lidar com o medo de mudar de carreira.

Passo 1 - defina seus medos

O medo na maioria das vezes é apontado apenas como uma emoção desconfortável, quando na verdade pode ser um grande aliado quando o assunto for buscar orientação e se preparar melhor para qualquer situação. “A incerteza vai fazer parte dessa transição profissional e saber os pontos frágeis ajudarão a identificar se o medo é por não saber como começar, qual profissão seguir, se é a melhor escolha financeira, como embarcar numa área sem experiência, entre diversos outros medos que podem te assombrar”, aconselha Jennifer de Paula.

Passo 2 - não dê ouvidos para os padrões, mas seja coerente

Utilize seus medos pontuados acima para despertar de forma ativa o máximo de sua ‘curiosidade’. Assim, você conseguirá observar melhor o mercado, descobrir, até mesmo, novas funções e saber onde e como melhor se enquadra. “Fuja das regras e acredite em seu talento e potencial sem perder o foco. Se imagine na profissão desejada e pratique como se já fosse um contratado na área”.

Passo 3 - explore o Desconhecido

Para Jennifer de Paula, procurar atividades que agreguem novos conhecimentos pode ser essencial nessa jornada de autodescoberta. “Conecte-se a novas pessoas e assuntos utilizando meios como cursos gratuitos, workshop, lives e tudo que desperte seu interesse em aprender mais”, sugere a BBA.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é graduada em BBA e Marketing, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

Gostaria de receber essas pautas?

01 - Empreendedorismo na ciência: cientista brasileira enfrentou desafios e alcançou reconhecimento internacional

02 - Desenvolvimento sustentável: e se as empresas transformassem seus resíduos em energia?

Mais temas:

1 - 5 mitos sobre o direito do consumidor
Advogada, Dra. Lorrana Gomes, discorre sobre crenças comuns no dia a dia do brasileiro que podem acarretar grandes problemas
Fonte: Dra. Lorrana Gomes - advogada

2 - Mercado milionário: brasileira está vendendo cobertura do CEO do HBO em Nova York
Luciane Serifovic, corretora de imóveis, é a responsável por encontrar um novo dono para uma luxuosa ‘penthouse’ na cidade que nunca dorme
Fonte: Luciane Serifovic - corretora de imóveis

3 - 7 passos para montar um plano de negócios perfeito na sua empresa em 2022
Jennifer de Paula, diretora da MF Press Global, dá dicas de como ser empreendedor da forma mais eficiente possível
Fonte: Jennifer de Paula - diretora da MF Press Global

4 - Em 2022 Caixa Econômica prevê alta de 10% das concessões de crédito imobiliário
Instituição é a maior financiadora de compra de imóveis do Brasil
Fonte: Rafael Scodelario – especialista em mercado imobiliário


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto