Logo
Imprimir esta página

Eu(s) do passado e do futuro encontram-se em campanha de alerta ao acolhimento geracional

Filme “Encontro com o tempo” traz reflexão sobre a importância do relacionamento entre gerações

Brasil, fevereiro de 2022 – Em resposta a uma das maiores crises de identificação entre gerações, a organização Vinde a Cristo lança o filme ‘Encontro com o tempo’. A produção traz o encontro de pessoas com seus possíveis ‘eu(s)’ do passado e futuro por meio de smartphones. Ao longo do filme, os participantes trazem reflexões pessoais, não roteirizadas, sobre as aflições de cada fase da vida e a importância de valorizar o momento. A emoção é marcante principalmente na troca de palavras de conforto e conselhos entre os ‘eu(s)’, que sentem a pressão das incertezas do futuro, assim como os arrependimentos do passado.

A narrativa trata o assunto de maneira leve, sensibilizando sobre o preconceito contra o envelhecimento. “A nossa ideia aqui era impactar com uma mensagem forte de amor, que todos pudessem se identificar. O ‘idadismo’ é um elemento opressor na vida de muitas pessoas. Precisamos falar sobre isso e nos engajar verdadeiramente para romper preconceitos ainda existentes”, declara Camila Nagata, produtora do Vinde a Cristo.

Já para a diretora de Criação da Giusti, Daniela Dahrouge, ao nos colocarmos no lugar do próximo de verdade, conseguimos realmente sentir que cada fase da vida importa e deve ser valorizada. “Nenhuma das pessoas que participaram sabia o que iria acontecer ali de verdade. Foi incrível ver como elas se entregaram à crença de que realmente estavam falando com elas mesmas. Vimos elas compartilharem seus medos, angústias e melhores conselhos, sentindo o real valor da sabedoria da maturidade e da vitalidade e coragem da juventude”, completa. A assinatura do filme reforça a ideia: “Respeite seu tempo. De momento em momento que se faz o agora”.

Para a diretora de cena do filme, Cris Vida, a ideia central e a necessidade de debater o tema a encantaram para o projeto. O grande desafio foi a seleção de histórias de vida fortes e que se conectassem entre si. “A gente buscou encontrar um paralelo em cada dupla para que, de certa forma, parecessem a mesma pessoa. Chegamos em uma seleção muito bacana, que no dia rendeu muito. Tudo deveria acontecer ao mesmo tempo, em espaços diferentes, sem pausas, o que ajudou a acessar as emoções mais profundas de cada um. E foi espetacular, pois quando eles começaram a entender que as outras pessoas vivem os mesmos dramas que elas, alcançamos uma relação de confiança imensa e genuína”, detalha.

No filme, acompanhamos a história de Karoline Almeida, de 18 anos, conversando com sua “suposta” versão do futuro, Beatriz Santinelli, de 60 anos. Também temos a jovem de 21 anos Verônica Rodrigues com Selma Braga, de 57 anos; e Miguel Estevão, de 18 anos, com Elias Cardoso, de 50 anos.

O projeto, com criação do Vinde a Cristo e da Giusti, e produção da Cine, destaca a importância do acolhimento ao envelhecimento, com o objetivo de quebrar as principais barreiras entre os públicos jovens e mais maduros. A campanha será veiculada nos meios digitais (Youtube e redes sociais), nos países em que Vinde a Cristo está presente.

Veja o vídeo da campanha em youtube.com/watch?v=xHhsLHel09M.

Entenda o “idadismo”

O idadismo é uma forma de preconceito sofrida por pessoas por conta da idade, sobretudo, em relação aos indivíduos mais velhos. Nos últimos anos, a discussão ganhou força na sociedade e no ambiente de trabalho, com esforços para construir pontes benéficas entre as diferentes gerações.

A mais recente vitória deve entrar em vigor agora no início de 2022. Após forte pressão internacional de organizações científicas e da sociedade civil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recuou da decisão de classificar velhice como doença na nova versão CID 11 (Classificação Internacional de Doenças), que entra em vigor em janeiro de 2022. A OMS divulgou oficialmente a alteração no dia 16 de dezembro de 2021.

Além da significativa mudança na classificação de velhice no CID 11, ainda no mês de janeiro, quando o filme é oficialmente lançado, são comemoradas duas datas simbólicas sobre o rito de passagem de gerações e momentos de vida: o Dia do Adulto (15 de janeiro) e Dia do Aposentado (24 de janeiro). O mês de janeiro também foi escolhido para o lançamento do projeto por tratar-se de um período de iniciar um novo ano, um novo ciclo, em que há um forte sentimento nas pessoas da passagem do tempo, quando são revistas metas, ações passadas e os planos para o futuro.

Sobre Vinde a Cristo

Presente em 66 países e com quase 35 milhões de visitas no ano (contabilizando todas as páginas), a plataforma foi criada em 2001 originalmente como mormon.org, mudando seu nome para vindeacristo.org em 2019. É um canal de comunicação sem fins lucrativos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que tem o propósito de convidar as pessoas a aproximarem-se de Jesus Cristo. Para saber mais acesse: www.vindeacristo.org.

FICHA TÉCNICA

Título: Encontro com o Tempo

Cliente: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Produto: Vinde a Cristo

Agência: Giusti Comunicação

Direção Geral: Bruno Lima

Produção executiva: Alex Dantas

Direção de Criação: Daniela Dahrouge

Criação e roteiro: Daniela Dahrouge

Diretora Geral de Atendimento: Bel Pocai

Atendimentos: Mariana Gutierre, Juliana Tavares e Larissa Picolli

Atendimento Digital: Jéssica Nakayama e Cinthia Silva

Planejamento: Marcella Martins

Produção RTV: Marcella Maia

Produção digital e legendagem: Kawan Frias

Aprovação Cliente: Alex Dantas, Bruno Lima e Camila Nagata

Produtora de Filme: CINE

Direção de Cena: Cris Vida

Roteiro montagem: Lilian Lovisi

Assistente de Direção: Camila Gentile e Toni Diniz

Diretor de Fotografia: Lucas Mello

Produção Executiva: Raul Doria, Deo Borba e Renata Jarud

Line Producer: Renata Sabino

Coordenador de produção: Jair Costa, Roseli Sabino, e Kaique Nepomoceno

Direção de Produção: Brandão e Plyana Brandão

Montador: João Branco

Pós-produção: CINE X

Coordenação de Pós: Sergio Cicinelli e Lucas de Paula

Compositor Trilha: Eduardo Aram

Mixagem de Áudio: Lamps Lampadinha


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto