Logo
Imprimir esta página

Família Cristofoli vê nascer o Instinto Chardonnay 2022

Uvas foram colhidas pela família com plena sanidade e maturação e agora o vinho estagia em barricas de carvalho francês especiais para vinho branco

Era 5h da manhã da terça-feira, 18 de janeiro. O sol nem havia surgido e a Família Cristofoli já estava reunida na encosta onde está enraizado o vinhedo de uvas Chardonnay. Quando os primeiros raios de sol iluminaram as fileiras de espaldeira, as mesmas mãos que cuidaram do solo, com agilidade e amor, foram colhendo cacho a cacho as primeiras uvas da Safra 2022. Nascia ali o Instinto Chardonnay 2022 que agora estagia, em silêncio, em duas barricas de carvalho francês, onde permanecerá durante oito meses. Dali, o primogênito da safra, irá para a garrafa, chegando à mesa do consumidor no final deste ano.

Do vinhedo para as barricas, onde é concluída a fermentação alcoólica, o Instinto Chardonnay 2022 é o primeiro exemplar da marca desta safra. Com ponto de maturação pleno e totalmente sãs, as uvas que originaram este vinho foram colhidas com 22 graus babo, o que resultou em 13% de álcool natural. Conduzida pela família, a colheita foi ao raiar do dia justamente para garantir uvas mais frias e, com isso, elaborar um vinho mais fresco com aromas diferenciados.

O verão de 2022 está bastante seco, marcado por dias quentes. Assim, as uvas amadureceram pegando sol do amanhecer ao entardecer. O manejo do vinhedo, com técnicas de controle da produtividade para maior concentração de açúcar, resultou em apenas 2,7 quilos por planta. Os 1.200 litros vão se transformar em 1.600 garrafas numeradas.

O Instinto Chardonnay 2022 seguiu o ritmo do vinhedo e é uma das preciosidades da família, que hoje chega a uma produção anual total de 36 mil garrafas por ano. Para o enólogo Lorenzo Cristofoli, de apenas 26 anos, este vinho é a personificação da trajetória da família com o potencial da região. “O Instinto Chardonnay 2022 traduz a união da nossa família, do legado de gerações de viticultores da Família Cristofoli, com o potencial da região para o cultivo dessas uvas. E o resultado não poderia ser outro: um vinho que agrada muito o nosso gosto, unindo fruta e carvalho, sem que a madeira esteja muito marcada”.

Ao fazer o Instinto Chardonnay 2022, a Família Cristofoli buscou a harmonia perfeita entre a delicadeza das melhores uvas Chardonnay do vinhedo próprio com a robustez do carvalho francês. Este vinho de coloração amarelo palha com reflexos dourados, nasce da máxima expressão do terroir, emoldurada pelo saber fazer humano. Suas notas de favo de mel, coco tostado e damasco, com muita presença de abacaxi em calda, trazem sofisticação e complexidade nos aromas. Na boca, perfeito equilíbrio entre a acidez das uvas com notas de manteiga e especiarias. É um vinho untuoso e persistente.

Horário de atendimento da vinícola:
De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h
Sábados e feriados: das 9h30min às 18h
Domingos: das 12h às 17h
Contato: | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247
Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto