Logo
Imprimir esta página

Áreas verdes de Goiânia terão sistema de irrigação automatizado

Sistema de irrigação prioriza eficiência e uso mínimo de água possível - Divulgação Sistema de irrigação prioriza eficiência e uso mínimo de água possível - Divulgação

Profissionais da Comurg passam por treinamento na Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação para conhecer técnica moderna que economiza água

A pauta da preservação do Meio Ambiente, como a economia de água, está cada vez mais presente em nosso dia a dia e começa a mobilizar empresas e até o Poder Público. A Prefeitura de Goiânia, por exemplo, está investindo no sistema de irrigação automatizado em praças públicas, parques e canteiros em avenidas. Atualmente, apenas 5% dessas áreas são irrigadas de forma automática.

Em parceria com a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, representante da marca Rain Bird no Estado - que oferece o sistema -, profissionais da área operacional, montagem e manutenção dos sistemas de irrigação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) participaram de um treinamento na empresa com o objetivo de ampliar o uso do sistema de irrigação automatizado para mais áreas verdes da cidade. O novo modelo possibilita o uso racional e inteligente da água, além de garantir a vitalidade das plantas durante o ano inteiro, mesmo no inverno, quando não chove em Goiás.

Nos segmentos de paisagismo, esse sistema de irrigação já é utilizado em áreas comerciais e residenciais, bem como em campos esportivos como futebol, tênis e golfe. O gerente de área da Rain Bird, Vitor Raydan, disse que cada projeto tem uso diferenciado. “Quando falamos em plantação de milho existe o interesse em produção. Já o paisagismo é voltado para a estética”, frisou o gerente. Ele explicou que é necessário levar em conta para implementar o sistema, ainda, a verificação da quantidade de água no local e a intensidade da chuva. Vitor citou exemplos de cidades como Belo Horizonte, que é modelo de paisagismo, e Brasília, como de irrigação pública.

De acordo com o coordenador de vendas da Pivot, Pedro Moura, a irrigação automatizada nas áreas públicas tem como finalidade tornar a área uniforme, utilizar racionalmente a água, evitar que ela escorra para as ruas, além de impactar na mão de obra, já que o sistema funciona automaticamente. “Com o sistema de irrigação priorizamos a eficiência, o uso mínimo de água possível, entregando o máximo de resultado porque podemos mensurar o quanto de água está sendo utilizada”, explicou ele, que analisou a parceria entre a Pivot e a Prefeitura de Goiânia como garantia de que a empresa se preocupa com a preservação ambiental.

Implantação do sistema

O engenheiro agrônomo Rafael Araújo, responsável pelos projetos de paisagismo, irrigação, compostagem e pela implantação do sistema da Comurg, presente no treinamento, conta que há dois anos a equipe vem realizando esses treinamentos. “Iniciamos o projeto e uma avaliação inicial está sendo feita dos poços artesianos existentes com filmagem interna dos mesmos e ensaio de vazão. Com o resultado será feita a elaboração de projetos das praças a fim de adquirir materiais e instalar a irrigação após licitação”, explicou.

Segundo o engenheiro, o processo atual é feito através de hidrômetro, de forma manual com mangueira, caminhão pipa ou aspersor de impacto na ponta. “Além da economia para o município, tanto do recurso hídrico quanto da financeira, existe a de tempo para o servidor que está tomando conta da praça. Outro ganho é estético porque as praças terão uniformidade e serão mais irrigadas”, explicou Araújo.

Para o presidente da Comurg, Alex Gama, o investimento em modernidade é uma forma de gerar qualidade de vida à população e aos cofres públicos. “O objetivo é gerar mais expressão aos projetos de paisagismo de menor consumo hídrico, bem como, no futuro, a implantação de sistema de reuso de águas”, citou ele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto