Logo
Imprimir esta página

Casas feitas sem tijolos ou blocos podem ajudar a realizar o sonho da casa própria

Com elevada resistência, casas de EPS (conhecido popularmente como “isopor”) podem ser encontradas em diferentes estados no Brasil

Com o aumento do custo dos materiais de construção e menor poder aquisitivo das famílias, a escolha por sistemas construtivos em EPS (poliestireno expandido, também conhecido como ‘isopor’) pode ajudar a realizar o sonho da casa própria de muitos brasileiros. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), há projeção de alta de 2% para o setor da construção civil em geral, caso haja expansão do PIB de 0,5% a 1%.

Ainda gerando curiosidade nas pessoas, as chamadas “casas de isopor”, como são popularmente conhecidas, já estão presentes em todo o Brasil, como nas cidades de Caraguatatuba (SP), Engenheiro Coelho (SP), Ourinhos (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Pirassununga (SP), São Carlos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Alfenas (MG), Cambuí (MG), Varginha (MG) e muitas outras.

“O projeto construído com o Monopainel é uma obra sustentável, sem desperdícios de materiais, como exemplo dos blocos quebrados durante a execução das instalações em obras convencionais. Além disso, proporciona redução aproximada de 30% nos custos finais da obra, sendo um terço mais rápida de se executar em comparação à alvenaria convencional. As peças em EPS podem ser utilizadas em todas as etapas da obra e são capazes de substituir 100% dos blocos ou tijolos”, afirma Karen Peroni, Engenheira Civil do Grupo Isorecort.

Aplicável desde a etapa da fundação até a execução da estrutura com o uso do sistema construtivo em painel monolítico, o EPS também pode estar presente em ambientes internos e externos da edificação, desde escadas e telhas até lajotas, fechamentos de shaft, forros e molduras.

“O EPS é também um material leve e resistente, que consegue suportar, dependendo da densidade, mais de 40 toneladas por m² quando submetido à compressão. Por ser um excelente isolante térmico, ele permite que os ambientes permaneçam frescos e arejados”, complementa a Engenheira.

Solução bastante utilizada nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos, as construções em EPS estão conquistando cada vez mais profissionais da construção civil do Brasil. O Grupo Isorecort, que é especialista neste sistema construtivo, treina construtores que atuam em projetos residenciais e comerciais em todo o país.

"O EPS oferece praticidade tanto em obras como em reformas e a manutenção em casos de vazamento na rede hidráulica é realizada de modo bem mais simples, rápido e prático. O material tem baixíssima absorção de umidade, evitando a proliferação de microrganismos e diminuindo o surgimento de infiltrações e o aparecimento de bolores, tão comuns nas casas de alvenaria”, destaca Karen.

Mais informações podem ser encontradas em isorecort.com.br.

Sobre o Grupo Isorecort – Um dos principais transformadores de EPS (isopor) do país. É líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais. Fundado há mais de 15 anos, está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o Grupo integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto