Logo
Imprimir esta página

Abrale e Abrasta realizam campanha para incentivar a doação de sangue

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e a Abrasta – Associação Brasileira de Talassemia realizam mais uma iniciativa para estimular a doação de sangue em todo o país. Os estoques dos bancos estão baixos e muitos doadores não vão aos hemocentros por conta das férias e pelas doenças respiratórias como a COVID-19 e a gripe.

“Como associação de pacientes, trabalhamos diariamente para apoiar pessoas com doenças do sangue (câncer e outras muitas doenças) para que tenham o melhor tratamento e informações sobre suas patologias. Uma das ações fundamentais é a campanha regular para doação de sangue que ajuda a salvar vidas: a cada doação, quatro pacientes são ajudados”, afirma a médica sanitarista e CEO da Abrale, Catherine Moura. “Doar sangue é um ato de solidariedade, é gratuito, indolor e seguro. Estamos unindo esforços com toda a sociedade e governo para ajudarmos os hemocentros nesse momento crítico da pandemia e acentuada baixa de estoques de bolsas de sangue. A vida de milhões de pacientes em todo Brasil depende desse ato de amor ao próximo. Procure um hemocentro da sua cidade e colabore com esse movimento!”

A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, nos procedimentos de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer (como as leucemias agudas) e outras doenças graves. Os locais de doação estão preparados e higienizados para receber o público. Com as restrições da pandemia, há esquemas especiais para evitar aglomerações e manter distâncias seguras entre os doadores. “O potencial doador será orientado e avaliado pela equipe dos hemocentros. A pessoa será acolhida e passará por uma triagem no local da doação para verificar se atende aos critérios”, explica Catherine.

O presidente da Abrasta, Eduardo Fróes, reforça que a entidade tem um papel importante junto à Coordenação Nacional do Sangue. “Por sermos pacientes que utilizam periodicamente transfusões sanguíneas, sabemos da importância de todos os hemocentros manterem seus estoques em níveis seguros, garantindo que não falte sangue para quem venham a precisar”, ressalta.

As transfusões fazem parte do tratamento da talassemia maior e os pacientes recebem sangue, em média, a cada quinze dias. “Precisamos da solidariedade de todos nesse momento difícil para que não falte sangue a nenhum paciente, afinal não temos nenhuma outra substância que substitua o sangue. Doar sangue é um ato de amor e altruísmo”, destaca Eduardo Fróes.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro. A pessoa também precisa pesar mais de 50kg e levar um documento de identidade original, com foto recente. É recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações.

Quem teve Covid pode doar sangue depois de 30 dias da cura. No entanto, algumas situações impedem que as pessoas estejam definitivamente aptas a doar: quem teve hepatite depois dos 11 anos, ou que têm alguma doença transmitida pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, doença de Chagas, doenças causadas pelos vírus HTLV 1 e 2, malária ou usuários de drogas ilícitas não podem fazer a doação.

Sobre a Abrale

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas. Mais informações em www.abrale.org.br

Sobre a Abrasta

A Abrasta, Associação Brasileira de Talassemia é uma ONG que atua com o aval e a orientação de um Comitê Científico Médico, formado por especialistas nacionais e internacionais, oferecendo às pessoas com talassemia um acesso fácil e rápido ao melhor tratamento e qualidade de vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto