Logo
Imprimir esta página

Ajuste fino que não pode faltar na troca dos pneus

Acertar ângulo e alinhar as rodas de um veículo é uma tarefa que exige todo o cuidado de quem entende do assunto. Saiba um pouco mais sobre

É natural fazer a substituição dos pneus e receber a recomendação para realizar o balanceamento e alinhamento. Alguns consumidores optam por não realizar o ajuste na hora da manutenção e acabam deixando para depois, mas poucos se lembram de retomar e acabam prejudicando a durabilidade dos pneus.

Além de verificar a pressão, para ajudar a aumentar a durabilidade do pneu, é recomendável, fazer alinhamento e balanceamento preventivamente a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses. O alinhamento é um processo necessário porque ele mantém a estabilidade e corrige os ângulos da suspensão e da direção do veículo. Ao ter mais estabilidade na condução, o motorista tem mais segurança e conforto, além de prolongar a vida útil dos pneus, evitando também um desgaste prematuro de componentes da suspensão.

Ao realizar o alinhamento, é indicado um diagnóstico completo nos pneus, rodas e suspensão, avaliando condições de desgaste e irregularidades. Em seguida, recomenda-se fazer o rodízio, oferecendo maior durabilidade e desempenho do sistema. Veículos desalinhados atrapalham o movimento natural do veículo, causando imprecisão na direção e cansaço no motorista, ocasionando maior risco de acidentes, afinal, conduzir o carro com o volante torto ou puxando, não é nem um pouco agradável.

Como funciona?

Durante o alinhamento, é importante ajustar três ângulos principais da suspensão: convergência (ou divergência), cáster e câmber, também conhecido como cambagem. Normalmente, o desalinhamento ocorre após impactos violentos (buracos, guias), desgaste dos componentes da suspensão ou acidentes.

O câmber ou a cambagem é responsável por formar o ângulo de inclinação da linha roda com o solo vertical. Já o cáster, faz com que as rodas fiquem na direção solicitada (reta), ele também aplica o retorno automático do volante à posição central depois da curva. Se não estiver correto, exigirá grande esforço do motorista para virar ou retornar o volante.

A convergência (divergência) mantém as rodas mais fechadas ou abertas quando medidas na parte dianteira. É ela também a responsável por evitar o desgaste excessivo.

Antigamente, os alinhamentos eram feitos com fitas e linhas métricas. Atualmente, existem três tipos. O manual, o eletrônico (ou a laser) e o em 3D. O mais comum é o que utiliza canhões de luz, presos às rodas, que projetam um feixe luminoso num painel montado à frente do veículo, mostrando por meio de uma régua de ângulo, estilo transferidor, o quanto as rodas estão desalinhadas. Em um processo mais moderno e menos artesanal, se tem os canhões à laser. Eles oferecem mais rapidez e maior precisão.

A melhor opção e a mais moderna é a com sistema 3D. Presente na maioria das lojas da DPaschoal, a ferramenta conta com um sensor que lê a posição de um alvo aplicado em cada roda. O resultado é apresentado na tela do computador de forma tridimensional e apontando os ângulos que precisam de ajustes.

Pensando em contribuir com a profissionalização do segmento de manutenção, o Maxxi Trainning, iniciativa educacional dedicada ao setor automotivo que prepara pessoas para atuar na prestação de serviços e comercialização de produtos automotivos, oferece na próxima terça-feira, 01 de fevereiro, às 19h, um curso de formação de Alinhamento Técnico.

Entre os itens em destaque no aprendizado estão o cuidado e aferição dos equipamentos, entendimento de todos os ângulos de geometria do veículo, interpretação e leitura do equipamento à laser e 3D, entre outros.

O treinamento oferecerá: material didático na plataforma Maxxi Trainning Academy e e aulas ao vivo em turmas reduzidas. A duração é de quatro dias, formando uma carga horária de 12h.

Para se inscrever, acesse o link abaixo:

https://bit.ly/alinhamentoMaxxi

Sobre o Maxxi Trainning

O Maxxi Trainning surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal.

Até o momento foram realizadas mais de 690 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 10 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro.

“O mecânico devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, identificará avarias mais técnicas, aconselhará adequadamente o cliente e terá maior atenção às questões de responsabilidade ambiental, como o descarte correto de peças inservíveis e a troca de componentes apenas quando, de fato, houver necessidade”, diz o Gerente do Maxxi Trainning, Leandro Mateus Vanni.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto