Logo
Imprimir esta página

Cidades goianas vizinhas ao DF melhoram seus indicadores de desenvolvimento

Indicadores na economia, educação e serviços demonstram que o estigma de cidades-dormitórios começa a ficar para trás. Valparaíso segue crescendo e atrai investidores do ramo imobiliário

Com destaque em vários setores como economia, educação, saúde e segurança, a região vizinha ao Distrito Federal (DF) é uma das que mais cresce em Goiás, sendo uma das mais populosas do Estado. As cidades, cuja ocupação iniciou para abrigar trabalhadores de Brasília que buscavam moradias mais acessíveis, começam a sair do estigma de cidades-dormitórios e passam a buscar o desenvolvimento socioeconômico.

As cidades goianas que ficam na divisa com a capital federal estão entre as mais bem posicionadas no ranking do Índice de Desempenho dos Municípios Goianos 2020/2021 (IDM), divulgado em outubro do ano passado, pelo Instituto Mauro Borges (IMB), do governo estadual. Os destaques são Valparaíso de Goiás, Luziânia, Planaltina, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Novo Gama, de um total de 19 municípios da região do Entorno do Distrito Federal considerados no estudo. Os indicadores implicam em variáveis que vão do abastecimento de água à variação de empregos formais.

De acordo com a gerente e pesquisadora em Estatística do IMB, Evelyn de Castro Cruvinel, o levantamento ajuda prefeituras e o Estado no planejamento público de demandas públicas. “A proposta é avaliar os resultados e contribuir com o planejamento das ações dos governos ao longo do tempo”, destacou.

Melhorias

No setor de serviços, o município de Valparaíso de Goiás registrou bom desempenho ficando em 1º lugar. Luziânia assumiu o 2º lugar e Formosa, o 3º. No quesito Economia, Cristalina se destaca, seguida por Luziânia, Formosa e Valparaíso de Goiás. Esse setor gera influência direta em todas as outras dimensões porque, segundo o estudo, o desempenho econômico está relacionado à geração de trabalho, à qualidade da educação, às condições de infraestrutura, segurança e saúde nos municípios.

Na variação Indústria, no último estudo divulgado, os destaques ficam por conta de Luziânia (1º), Valparaíso (2º) e Formosa (3º). Distante cerca de uma hora de Brasília, Planaltina chama atenção nas dimensões: Educação (2º lugar), Infraestrutura (4º lugar) e está entre os 10 municípios do Entorno do DF na evolução do Produto Interno Bruto - PIB (9º lugar). Já Novo Gama ganhou o 1º lugar na variação de empregos formais e 4º lugar nas dimensões Segurança e Trabalho.

Publicado bianualmente, o estudo do IMB identificou que as cidades vizinhas ao DF melhoraram seus desempenhos em 2020, na comparação com os dados de 2018. Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Planaltina apresentaram crescimento nas áreas de economia, educação, saúde e segurança. Já Formosa apresentou melhorias nas áreas de economia, educação, segurança, infraestrutura e trabalho. Das seis áreas identificadas pelo IDM, Luziânia, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto obtiveram melhorias em cinco delas em comparação com as duas pesquisas.

Para o engenheiro e especialista em desenvolvimento imobiliário, Cleberson Marques, que atua em projetos na região do Distrito Federal, as cidades do entorno cresceram muito rápido, inicialmente de forma desordenada, e agora seus habitantes querem muito mais do que um lugar para lhes abrigar quando retornam do trabalho. “Algumas cidades já começam a ganhar vida própria. Existe ali uma população que consome, gera renda, um amadurecimento das pessoas, que querem também opções de compra, serviços, saúde, educação, segurança e bem-estar”, considera.

“Tanto é que já está atraindo grandes grupos, como Assaí Atacadista, Havan e shopping centers, que entenderam que existe uma demanda por uma estrutura melhor”, pontuou, citando a cidade de Valparaíso.

Busca pelo bem-estar

Com uma população estimada em 175 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Valparaíso de Goiás também se destacou na competitividade. No Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa os mais de 5 mil municípios brasileiros, divulgado em 2021, a cidade subiu 37 posições em relação a 2020 e figura na 237ª posição geral.

De acordo com Cleberson Marques, moradores de Valparaíso não querem viver na dependência de Brasília para o seu dia a dia, embora a capital federal esteja a apenas 30 quilômetros de distância. “Além de serviços, há um anseio por se viver bem, com qualidade de vida. Nesse sentido, há uma demanda por espaços planejados, casas melhores, itens que também reforçam a autoestima do indivíduo e favorecem o sentimento de pertencimento, tão importante para o desenvolvimento de uma cidade”, afirma ele, que no momento está participando de um projeto de bairro planejado para o município.

O empreendimento será lançado em breve, mas já ganha forma na área sul da cidade em área de 2,350 milhões de metros quadrados. O local vai abrigar condomínios fechados horizontais, loteamentos abertos, unidades verticais, parques ambientais, horto, rede de comércios, serviços, e tem atributos de uma smart city que o definirão como um bairro do futuro. O investimento na obra, que já concluiu as etapas de terraplanagem e pavimentação, supera os R$ 50 milhões.

Municípios goianos na divisa com DF

Valparaíso de Goiás - distante 36 km de Brasília
Luziânia - distante 60 km de Brasília
Planaltina - distante 55 km de Brasília
Formosa - distante 79 km de Brasília
Águas Lindas de Goiás - distante 38 km de Brasília
Novo Gama - distante 39 km de Brasília
Santo Antônio Descoberto - distante 47 km de Brasília

Municípios do entorno do Distrito Federal, consideradas pelo Instituto Mauro Borges (IMB)

Cristalina
Luziânia
Formosa
Valparaíso de Goiás
Novo Gama
Águas Lindas de Goiás
Padre Bernardo
Alexânia
Água Fria de Goiás
Abadiânia
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Cocalzinho de Goiás
Mimoso de Goiás
Corumbá de Goiás
Cabeceiras
Vila Boa
Pirenópolis
Cidade Ocidental


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto