Logo
Imprimir esta página

Brasil tem número recorde de empresas certificadas em práticas eficientes na gestão de pessoas

· Certificação internacional, que mede a evolução do mercado de trabalho, reúne empresas de 23 setores da economia

· Número de companhias brasileiras certificadas cresce e chega a 48 nesta edição, das quais 16 são estreantes no índice

· Empresas já se preparam para a era do gig economy, onde sustentabilidade, diversidade e Inclusão surgem como fortes tendências em 2022

O Top Employers Institute, autoridade global na certificação da excelência proporcionada por empresas dos mais diversos segmentos aos seus colaboradores, apresenta as 48 empresas brasileiras certificadas, entre 1 857 de 123 países. Trata-se de um número recorde de empresas do Brasil nestes 31 anos de certificação.

Em 2022, as organizações certificadas pelo Top Employers Institute impactam positivamente a vida de mais de oito milhões de funcionários em todo o mundo.

Aqui no Brasil, de acordo com Gustavo Tavares, líder do Top Employers Institute para as Américas, “as transformações ocorridas nos últimos dois anos impulsionaram as empresas certificadas a reinventarem seus negócios e a forma de se relacionarem com seus colaboradores. Isso criou oportunidades de desenvolvimento e inovação, trazendo as equipes cada vez mais para o centro das decisões, transformando de forma definitiva a maneira como negócios e pessoas são geridos”.

Este programa de certificação global, que mede a evolução das melhores práticas no mercado de trabalho, contemplou empresas de 15 setores da economia, com tecnologia da informação, serviços financeiros, consumo, saúde, indústrias química e farmacêutica, além de energia e varejo, entre os mais preponderantes.

A certificação - O Programa de Certificação Top Employers avalia práticas relacionadas à gestão de pessoas, de todas as empresas participantes, por meio de pesquisa de Melhores Práticas em Recursos Humanos, baseada em fatos e auditada de forma independente, que cobre aproximadamente 450 iniciativas divididas em seis domínios e 20 subtópicos:

Governança e compliance confirmam serem temas cada vez mais relevantes para a estratégia de pessoas das organizações, explicado em parte pelo fato de que praticamente 80% das companhias certificadas aqui no Brasil têm ações cotadas em bolsa ou integram grupos listados.

Os resultados obtidos pelo processo de certificação em 2022 indicam a necessidade das empresas em se antecipar à tendência da Gig Economy, conceito onde as pessoas passarão a cada vez mais optar em trabalhar por conta própria e por projetos, abrindo mão de vínculos empregatícios formais. Esta preocupação é claramente observada entre as empresas certificadas no Brasil ao analisarmos a evolução dos resultados em tópicos como ambiente de trabalho e marca empregadora.

Já como tendência para o curto prazo, é esperada a intensificação de iniciativas em temas relacionados à Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, já que em comparação às melhores práticas globais, observamos que o ritmo de implementação destas práticas entre as empresas certificadas como Top Employer no Brasil esteve um pouco abaixo dos indicadores globais observados para 2022.

Cenário - A avaliação considera as práticas de RH implementadas ao longo de de 2021, ainda fortemente impactadas pelos efeitos da pandemia de COVID 19, que exigiu das empresas não só estarem cada vez mais conectadas às necessidades particulares de colaboradores, clientes e comunidades, mas também com o cumprimento de seus objetivos estratégicos de negócio em um cenário ainda muito incerto e altamente desafiador.

David Plink, CEO do Top Employers Institute, observa: “Refletindo sobre o estressante ano que foi 2021 que, à semelhança do que houve no ano anterior, impactou empresas em todos os lugares do mundo, estamos felizes em constatar que as organizações certificadas também aqui no Brasil continuaram a dar prioridade na manutenção de excelentes práticas nos ambientes de trabalho. Apesar dos desafios, elas seguiram buscando superar as mudanças recém-impostas pela pandemia, enquanto se esforçavam incansavelmente para gerar impactos positivos nas vidas de suas equipes”.

O Top Employers Institute, da mesma forma que no ano passado, decidiu realizar a celebração de seu programa de certificação 2022 em ambiente virtual, 100% online. “Estamos muito orgulhosos em poder divulgar e celebrar junto todas as empresas certificadas como Top Employer em seus respectivos países durante o nosso segundo evento global virtual. É um privilégio para nós poder contar com representantes dos melhores empregadores do mundo para não apenas comemorar sua certificação, mas principalmente, reconhecer sua contribuição para a construção de um mundo do trabalho melhor”.

Sobre o Top Employers Institute

Atuando há mais de três décadas, o Top Employers Institute é o principal certificador global especializado em reconhecer a excelência de políticas e práticas de gestão de pessoas. Ajudamos a acelerar iniciativas e processos dentro das empresas, com o objetivo de melhorar o mundo do trabalho. Por meio do Programa de Certificação, as empresas que participam podem ser validadas, certificadas e reconhecidas como empregadores de referência em seus mercados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto