Logo
Imprimir esta página

Associação Comercial de Sorocaba completa 100 anos

Ao nascer, em 1922, a expectativa da ACSO era durar apenas 50 anos

Um século de história. A Associação Comercial é uma das instituições mais longevas de Sorocaba. Como entidade de classe, é a com maior tempo de atividade ininterrupta.

No dia 20 de janeiro de 1922, um grupo de empresários se reunia para fundar a então Associação Comercial e Industrial de Sorocaba, com o objetivo de defender os interesses da categoria.

A ACIS, que depois ganhou o A de Agrícola, virou ACIAS. Hoje, é ACSO e, há 100 anos, nunca perdeu a representatividade junto ao empresariado de todos os setores produtivos de Sorocaba e região.

Ao longo dessas dez décadas, já está com o seu 32º presidente. Atualmente, presidida pelo empresário Luis Gustavo Meiken, soma diversas conquistas e lutas ao longo de sua história. “Uma entidade só dura 100 anos se tiver, efetivamente, representação e prestar um grande serviço para a comunidade, com respeito, ética e comprometimento”, ressalta.

Esta jovem senhora, como carinhosamente é chamada, possui um quadro associativo com mais de 2.600 empresários. Oferece diversos serviços e benefícios aos seus associados, realiza eventos de fomento ao empreendedorismo e participa ativamente de conselhos municipais. Possui seu próprio conselho consultivo, liderado por formadores de opinião e conta com um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, que trabalha em prol do empreendedorismo feminino.

O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento e os serviços prestados, em 2018 inaugurou uma unidade no Shopping Cidade, na Zona Norte de Sorocaba, e em 2021 a Subsede Distrital em Votorantim, na Avenida 31 de Março (Galeria 677).

Dentre as mais de 400 Associações Comerciais do Estado de São Paulo, filiadas a FACESP, a de Sorocaba está entre as cinco mais atuantes e influentes.

A ACSO não foi apenas testemunha das transformações sociais, políticas, industriais e comerciais de Sorocaba. Foi fator e agente de estímulo à economia.

“Na linha do tempo, a Associação Comercial viveu a sequência evolutiva do setor do comércio e serviços. Estamos preparados para viver mais 100 anos. Contem com a ACSO, a casa do pequeno e do grande empresário, o ponto de encontro e troca de experiências de todos”, destaca o presidente.

Comemorações

Nesta quinta-feira um coquetel que será realizado com todas as medidas de segurança no auditório da entidade, dará início às celebrações.

“O livro dos 100 anos que iremos lançar no dia 20/01 é apenas uma das ações comemorativas, que se estenderão por todo o ano, com promoções, campanhas, lançamentos de novos serviços, eventos e um jantar para fechar com chave de ouro”, finaliza Meiken.

História

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. Teve como primeiro presidente o Sr. Dr. Bráulio Guedes da Silva.

Uma história que atravessou guerras mundiais, recessões, divisões e revoluções. Revelou sua representatividade efetiva diante das necessidades do empresariado e, em 1960, foi criado em Sorocaba um dos mais importantes serviços que o mercado creditício carecia, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), sendo uma das primeiras entidades do estado de São Paulo a oferecer aos seus associados.

Nos anos 80 a Associação Comercial e Industrial de Sorocaba adentrava ao mundo da computação, sendo a terceira entidade da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) a adotar o futuro.

Antes do advento do bug do milênio, já estava regionalizado o Serviço Central de Proteção ao Crédito e prontos a tornar o SCPC no maior banco de dados da América Latina, tão logo nacionalizado ao toque de dedos e ao envio de um e-mail.

Curiosidades

A então Associação Comercial e Industrial de Sorocaba (ACIS) foi fundada com esta curiosa previsão no artigo, segundo o seu estatuto: “O prazo de duração será de 50 anos”.

A comissão fundadora da Associação foi formada por lideranças expressivas do comércio, da indústria e da vida pública da cidade: Antônio Marques Flores, Antônio Azevedo, Olegário Ribeiro, João Câncio Pereira, Eurydes Fogaça, Hermelino Wey e Ricardo Oliveira.

Sob o comando de Izaltino Almeida, presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano, a assembleia elegeu a primeira diretoria da ACSIS, em 11 de outubro de 1922. Foi escolhido como presidente (com 22 votos) o industrial Bráulio Guedes da Silva, tendo como diretores: Ricardo de Oliveira, Domingos Piccirillo, Isaltino de Almeida, Eurydes Fogaça, João Câncio Pereira, Olegário Ribeiro, Hermelino Wey, João Vicente, Felipe Betti, Isaac Pacheco, David J. Augusto, Manoel Affonso, Demétrio Salvador, Januário Barbo Salerno e Gumercindo Gonçalves. O Gabinete de Leitura, na Praça da Sé, 21 (atual Praça Cel. Fernando Prestes) foi a primeira sede da ACIS, onde permaneceu por muitos anos.

A joia ou título para os primeiros associados foi de Cr$ 10.000,00 réis e a mensalidade, Cr$ 2.000,00 réis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto