Logo
Imprimir esta página

ABF e ACATE fazem o “match” entre franquias e startups para impulsionar inovação no franchising

• Parceria entre entidade e o premiado hub de inovação é inédita

• Primeira iniciativa é o LinkLab de Franquias que visa, com base em metodologia e consultoria especializadas, unir franquias com demandas de negócio e startups com soluções aderentes e inovadoras

Para impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising firmou uma parceria inédita com a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, entidade com 35 anos, vencedora de dois prêmios Startup Awards e duas vezes entre as Top 5 melhores incubadoras do mundo pela UBI Global. A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab com foco exclusivo em franquias, a primeira do País. Uma pesquisa recente da ABF havia apontado que a maturidade digital do setor havia acelerado com a pandemia, mas desafios de pessoas, tecnologias e profundidade permanecem.

O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados. Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros.

“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE, queremos acelerar e potencializar este processo. Já existem muitas startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma economicamente viável. Além disso, tenho certeza de que esse intercâmbio mais próximo irá gerar ainda mais ideias e oportunidades, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab, programa criado há quatro anos, tem apresentado ótimos resultados. Desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53%. “Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado. E acreditamos que essa parceria com a ABF irá representar um avanço importante para a inovação e desenvolvimento do segmento como um todo”.

O trabalho do LinkLab de Franquias tem cinco etapas principais. Primeiro, é realizado um mapeamento dos desafios e oportunidades com os envolvidos. “De antemão, identificamos que as principais demandas entre as franquias estão relacionadas à expansão do negócio, tanto em termos de vendas, como de unidades de franquia. Ganhos de eficiência e a digitalização de canais de venda também aparecem. São nessas áreas que vamos focar nossos esforços iniciais”, explica Carlos Zilli, diretor de estratégia digital da ABF.

A segunda é a divulgação dos desafios e oportunidades das redes, seguido da captação de startups aderentes ao desafio, etapas em que a ACATE tem bastante experiência. “Vemos que em muitos casos há uma dificuldade de comunicação entre esses dois elos. O LinkLab de Franquias irá acompanhar e prestar consultoria em todo o processo, o que facilita as tratativas e traz mais resultados”, ressalta Zilli.

Passa-se então a apresentação das soluções das startups e definição do escopo do projeto e conexão com a startup e desenvolvimento da solução. Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching” e disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior convivência entre as partes.

“Com o LinkLab de franquias, ganha-se velocidade na solução de um problema. As startups têm mais rapidez para desenvolver uma prova de conceito, fazer o teste, realizar os ajustes necessários e colocar a solução para rodar dentro de uma visão de metodologia ágil. Fazer tudo isso sozinho é mais lento e dispendioso, sem contar o risco. A rede franquia ainda bebe da fonte da inovação e leva esse novo DNA para sua cultura”, ressalta o presidente da ABF.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também representa uma ótima oportunidade de crescimento para as startups. “Participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o segmento no qual a corporate atua”, complementa.

Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. Além disso, em 2021, a ABF criou uma categoria de associação na entidade voltada para startups, visando fomentar essa aproximação.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), há 35 anos, é a principal representante do setor de tecnologia catarinense, sendo hoje um dos principais hubs de inovação do país. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo mais de 1,4 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto