Logo
Imprimir esta página

Ecad lança relatório sobre os direitos autorais de música e streaming

Estudo mostra o histórico da arrecadação e da distribuição no Brasil, os ganhos da classe artística e a luta por uma melhor remuneração no segmento digital

O streaming está presente em nossas vidas todos os dias, seja quando ouvimos canções, assistimos filmes, séries e videoclipes ou nos jogos online. E a música está presente em praticamente tudo o que é produzido no streaming de áudio e de vídeo. No Brasil, a gestão coletiva da música - composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) – trabalha ativamente para garantir a remuneração de compositores e de todos aqueles que vivem da música. Hoje, o Ecad lança mais uma edição do relatório “O que o Brasil ouve - streaming" para mostrar o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos no digital.

Os números da arrecadação de direitos autorais em 2021 acompanharam a relevância e o crescimento deste segmento. Foram arrecadados R$ 252 milhões, um crescimento de 36% em relação a 2020. Já a distribuição contemplou 130 mil titulares em cerca de 475 bilhões de execuções processadas de streaming de música. O valor distribuído nesse segmento foi R$ 58,5 milhões, um crescimento de mais de 945% nos últimos cinco anos.

O relatório também apresenta o histórico da arrecadação e distribuição de direitos autorais no streaming no Brasil, contando as lutas da classe artística, os valores que a gestão coletiva conseguiu conquistar para os titulares de música, além do número de beneficiados e as músicas mais tocadas no ano passado nas plataformas digitais.

"Esse relatório mostra o quanto a gestão coletiva da música vem lutando pelos direitos autorais no streaming. Queremos que as questões relacionadas aos direitos autorais e valores destinados aos compositores e à classe artística possam avançar na mesma velocidade do anúncio diário de títulos de filmes, séries, álbuns e singles nos catálogos de streaming de áudio e vídeo. Já tivemos boas conquistas com as negociações feitas pelo Ecad com várias plataformas digitais que reconheceram o direito por essa remuneração. Seguiremos firmes nessa luta", disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Essa é a quarta edição do relatório “O que o Brasil ouve”, produzido pelo Ecad. O primeiro trouxe informações sobre a participação das mulheres na música em todo o Brasil. O segundo foi apresentado com dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos e o terceiro foi sobre o consumo de música na última década.

O relatório completo sobre os direitos autorais e o streaming com os números e os rankings de músicas pode ser consultado abaixo:

Relatório O que o Brasil ouve - Streaming - https://www3.ecad.org.br/em-pauta/Documents/O%20que%20o%20Brasil%20Ouve%20-%20Streaming.pdf

Ranking das músicas mais tocadas no segmento de streaming de música em 2021 (Amazon Music, Apple Music e Beats, Deezer, Spotify, Google Play Music, Napster e YouTube)

1 - Ele é ele, eu sou eu - Dyeguinho Silva/Eder Nascimento/Fabio Garrafinha/Lucas Almeida/Natimel/Rod Bala

2 – Believer - Daniel Platzman/Imagine Dragons/Justin D Tranter/Mattias Larsson/Mattman & Robin/Wayne Sermon

3 - Esquema preferido - Dj Ivis/Jack Pallas/Mr. Sammy/Valter Danadao

4 – Facas - Douglas Mello/Flavinho Tinto/Nando Marx/Philipe Pancadinha/Victor Hugo

5 - Só você - Erico Musicas/Iago Oliveira/Vinicius Amaral

6 - Piece of your heart - Blake Cooper/Joshua Alexander Grimmett/Luke/Madwill/Nathan C/Simon De Jano

7 – Recairei - Jimmy Luzzo/Luciano Lima/Shylton/Thiago Rossi

8 - Batom de cereja - Elcio Di Carvalho/Kito/Leo Soares/Lucas Papada

9 - Stereo hearts - Adam Levine/Ammar Malik/Benny Blanco/Daniel Thomas Omelio/Dishashi Lumumba-Kasongo/Eric Roberts/Maraschino Jimothy/Matt Mcginley/Travis Mccoy

10 – Toma - Arthur Marques/Diego Timbo/Dj Gorky/Luisa Sonza/Maffalda/Mc Theus Costa/Mc Zaac/Pierre Tavares/Zebu

11 - Alô Ambev - Bruno Sucesso/Gabriel Agra/Gabriel Angelo

12 - Tá roxeda (tá rocheda) - Caio Sanfoneiro/Felipe Amorim/Taciana Gomes/Vitinho Sanfoneiro

13 – Wap - Austin Owens/Cardi B/Doo Doo Brown/Jkeyz/Megan Thee Stallion/Party Mcfly

14 - Ilusão (cracolândia) - Alok/Fabio Gabriel Araujo Salvador/Mc Davi/Mc Hariel/Mc Ryan Sp

15 - Call me by your name - Cosby Hugh/Den Z/Dominic Bucks/Lil Nas X/Rosario Peter Iv Lenzo

16 - Monster - Gary Paul Larsen/Gavin Brown/Josh Hefner/Joshua Alan Wells/Nora Katharine Patterson/Poe/Stephen John Billeaud

17 - See you again - Andrew Cedar/Charlie Puth/Daniel Benjamin Cobbe/Dj Frank E/Joshua Karl Simon Hardy/Phoebe Louise Cockburn/Wiz Khalifa

18 - Desce pro play (pa pa pa) - Arthur Marques/Dj Gorky/Gabriele Oliveira/Maffalda/Mc Zaac/Pablo Bispo/Tyga/Zebu

19 - De menina pra mulher - Allef Alcino/Gui Prado/Thales Gui/Thawan Alves/Vinni Miranda

20 - Me gusta (with Cardi B & Myke Towers) - Andres Torres/Anitta/Benito Garcia/Cardi B/Carolina Isabel/Chibatinha/Mauricio Renigiro/Michael Monge/Rdd/Ryan Tedder


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto