Logo
Imprimir esta página

ABRAFAD Estima Crescer 15% em Compras e Fechar 2022 Com 5,2 Mil Pdvs Pelo País

Só no 2º semestre de 2021, Acofarma, Rede Bem Drogarias, Ultranorte Popular e Lucremais se juntaram à associação com mais de 600 PDVs

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (www.abrafad.com.br) fechou 2021 com R$ 3,6 bilhões de faturamento e 4.180 pontos de vendas pelo país, de acordo com dados acumulados da IQVIA e registros internos de lojas associadas. Agora, a meta para 2022 é manter o crescimento acima de dois dígitos, na ordem de 15%, e chegar a R$ 4 bilhões em faturamento e a 3% market share com 5,2 mil PDVs. “Os índices já consolidados nos colocam numa posição confortável e ao mesmo tempo desafiadora para continuar estruturando e crescendo os negócios e a importância da entidade para o mercado farmacêutico brasileiro”, destaca Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.

Para manter a linha de crescimento, a Abrafad aposta na conexão e na inclusão do varejo independente como hub de saúde e bem-estar, a exemplo dos grandes players nacionais e internacionais. Paralelamente, a associação consolidará as ferramentas de gestão, indicadores de desempenho, fidelização de consumidores e treinamento, proporcionando ao varejo condições de crescer as vendas, a rentabilidade e a competitividade no mercado. Já no princípio deste ano ela aportará outras ferramentas de orientação para os negócios e fortalecerá os caminhos de consultoria e ajuda às redes associadas e varejos independentes com profissionais especializados.

Criada em 2017 a partir da união de forças entre as redes Melhor Compra, Soma Drogarias e Universal Farma e fortalecida em seguida pela Multifarma, Small Farma e Usifarma, a Abrafad espera agregar mais cinco redes em 2022 em regiões estratégicas do país. A meta de fechar 2021 com 4 mil PDVs foi superada, com a chegada, no segundo semestre, das redes Acofarma, Rede Meta Drogarias, Rede Bem Drogarias, Ultranorte Popular e Lucremais, que juntas somaram mais de 600 novos pontos. “Vivemos quase dois anos de pandemia do coronavírus e ainda assim crescemos. Sinal de que o mercado acredita em nosso trabalho”, comemora Ribeiro.

O grupo de 15 gestores (empresários) e 17 bandeiras (redes) são reflexos de um trabalho sério e contínuo que começou há pouco mais de quatro anos na busca incessante pelo equilíbrio e sustentabilidade na gangorra de concorrência e competitividade cada vez mais acirradas no mercado. “Hoje temos reconhecimento da indústria e distribuidores, que nos enxergam como uma grande alternativa para negócios”, afirma o diretor-executivo da Abrafad.

Expansão das associadas também – O crescimento da Abrafad reflete também em suas redes associadas. “Entramos na associação em 2018 e desde então adquirimos uma nova experiência, melhoramos nossos processos e conquistamos novos horizontes”, diz Alessandro da Silva Bianchi, diretor da Usifarma, rede com 250 unidades em 86 municípios de Santa Catarina e do Paraná. Desde que passou a integrar a Abrafad, os números de crescimento anual da Usifarma não param de crescer. Já foi de 12% a 15% e hoje estão entre 23% e 25%.

Ernani Martins Sá, diretor da Supermais, rede perto de 200 farmácias, presente em cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, lembra que fazer parte da Abrafad abriu-lhe as portas junto aos fornecedores. “Fazemos parte da associação desde 2020 e hoje vejo como é importante estarmos embaixo de seu guarda-chuva. Estamos mais próximos da indústria e de prestadores de serviços que contribuem diretamente com o nosso crescimento”, diz Sá.

Parcerias estratégicas – Nílson Ribeiro, da Abrafad, agradece de forma muito especial os parceiros, como Sandoz e a Profarma, que apostaram nas estratégias da associação em desenvolver o varejo independente e permitiram os primeiros passos da federação. “Na sequência, e por dois anos consecutivos, contamos com a força do Grupo Santa Cruz e Panpharma, que carrearam para nossas fileiras mais de uma dezena de indústrias que já colhe os frutos da força coletiva e do crescimento dos negócios”, afirma o executivo. A entidade espera que a partir de 2022, com o controle do covid-19 e a possibilidade de reuniões presenciais, possa acrescentar mais parceiros, entre indústrias, distribuidores e prestadores de serviço.

Experiência em eventos – O ano de 2021 foi encerrado pela Abrafad com a realização, nos dias 10 e 11 de dezembro, do 1º Encontro de Relacionamento e Negócios e o fechamento com a assembleia de redes associadas, ambos presenciais em São Paulo. “Em 21 dias organizamos o evento, contamos com 14 patrocinadores, reunimos cerca de 200 executivos de 32 indústrias, distribuidores da Abafarma e da Abradilan, além de prestadores de serviços. E o Jantar de Confraternização, confirmado inicialmente para 90 pessoas, reuniu 117 executivos. Nossos agradecimentos a todos os parceiros que permitiram esse encontro e a oportunidade de encontrarmos de forma presencial 50% dos nossos associados, alguns deles que só os conhecíamos de forma virtual”, diz Ribeiro. Para 2022, segundo ele, estão programados mais dois encontros no mesmo modelo, para maio e novembro, e pelo menos uma feira virtual.

SOBRE A ABRAFAD

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) foi fundada em 2017. A entidade nasceu da iniciativa da Melhor Compra, Soma Drogarias, Universal Farma, Multifarma, Small Farma e Usifarma. Com proposta inclusiva, a associação é uma alternativa às redes associativistas de todo o todo o país, além de atuar na defesa de seus interesses institucionais, políticos e comerciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto