Logo
Imprimir esta página

ACNUR realiza a doação de mais de 16 mil itens emergenciais para a Bahia

A Agência da ONU para Refugiados, em coordenação com o Ministério da Cidadania, realizou a doação de kits emergenciais para as pessoas diretamente afetadas pelas inundações no estado da Bahia

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em coordenação com o Ministério da Cidadania, realizou na manhã de hoje (06) a doação de parte dos 16 mil itens emergenciais para atendimento à população impactadas pelas severas chuvas que atingem o estado desde o início do mês de dezembro.

Os materiais doados começarão a chegar em Vitória da Conquista na tarde desta quinta-feira, sendo imediatamente repassados aos órgãos locais de respostas à catástrofe. Os itens doados pelo ACNUR são compostos por fraldas para bebês, baldes, kits de limpeza e de higiene para famílias, colchões e capas, esteiras para dormir, bolsas, galões e 15 casas de emergência humanitária que são utilizadas em Roraima para o abrigamento da população refugiada e migrante venezuelana.

“O ACNUR é uma organização humanitária dedicada a salvar vidas e proteger as pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades por motivos de perseguição. Nossa atenção ao estado da Bahia se volta às comunidades de acolhida da população refugiada e migrante, sem distinção de nacionalidade, para provermos itens de forma imediata e apoio técnico às crescentes demandas de ajuda”, afirma Paulo Sérgio Almeida, Oficial de Meios de Vida do ACNUR.

A Bahia acolhe cerca de 1.500 pessoas refugiadas e migrantes, em especial venezuelanos, a maior parte tendo chegado ao estado pelo programa de interiorização promovido pela Operação Acolhida – resposta governamental ao fluxo de pessoas venezuelanas para o país. Desde que foi lançada, em abril de 2018, a interiorização já transferiu de forma voluntária 778 pessoas venezuelanas para 27 municípios baianos.

“A meta, agora, é retirar as pessoas da área de risco, avaliar os locais que podem ser afetados ou possam chegar a ruir e tomar providências. Nós, do Governo Federal, agimos a fim de encontrar soluções definitivas para melhorar a vida da nossa população”, afirmou o ministro João Roma.

O número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia já provocou 26 mortes e afeta mais de 815 mil pessoas. Até ontem (05/01), 163 municípios seguem sob decreto de situação de emergência, segundo balanço divulgado pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil) do estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas cidades de Lençóis, Caravelas e Ilhéus, o total de chuva é o maior para dezembro desde 1961. Na última década, eventos climáticos resultaram em uma média de 21,5 milhões novos deslocamentos* a cada ano – mais que o dobro dos deslocamentos causados por conflito e violência. Em todo o mundo, milhões de pessoas refugiadas vivem em áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades. O ACNUR recebe doações de pessoas físicas e jurídicas para seguir respondendo à crise climática e seus efeitos.

Para além da resposta coordenada direcionada à população venezuelana no Brasil, o ACNUR e o Ministério da Cidadania seguem trabalhando de forma coordenada, ampliando o escopo das ações de respostas humanitárias emergenciais também à população brasileira que tem contribuído para o acolhimento e a integração de pessoas refugiadas e migrantes que chegam ao Brasil em busca de proteção e meios dignos de vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto