Logo
Imprimir esta página

Com mais de 100 mil usuários, plataforma oferece cursos gratuitos nas áreas da educação e do terceiro setor

Ambiente de formação Polo reúne professores, gestores educacionais e equipes pedagógicas. São 105 cursos gratuitos disponíveis, além de uma biblioteca de estudos, pesquisas, artigos e vídeos

Uma das metas mais frequentes para o ano novo é investir na formação continuada. É possível encontrar instituições de credibilidade que oferecem oportunidades gratuitas na internet para se atualizar ou ampliar os conhecimentos. Profissionais de educação e que atuam no terceiro setor contam com uma plataforma de 42 cursos gratuitos no catálogo. Trata-se do Polo (polo.org.br), iniciativa do Itaú Social que, em 2021, atingiu a marca de 106 mil usuários e mais de 80 mil certificados emitidos.

Os cursos disponíveis são 100% on-line e autoformativos. Todos são oferecidos em parceria com instituições de referência na educação como Laboratório Emília, Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Sidarta, entre outros. Professores, gestores educacionais e equipes pedagógicas de OSCs (organizações da sociedade civil) são o principal público da plataforma.

O coordenador pedagógico de Lagoa de Pedras (RN), Janderley Lima, encontrou no Polo uma forma de se adaptar às mudanças do ensino proporcionadas pela pandemia. “Após o susto, a minha experiência e a minha sede de conhecimento me ajudaram a planejar com calma. Encontrei o curso Ensino Híbrido, que contribuiu muito neste momento atípico. Aprendi sobre estratégias, organização e aplicabilidade desse tipo de ensino. Descobri, por exemplo, que é uma ótima forma de desenvolver a autonomia dos estudantes”, disse.

Cursos mais realizados em 2021:

- Infâncias e Leituras: a formação incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a organização de uma biblioteca para a faixa etária dos 0 aos 6 anos também são abordados neste curso, que tem duração de 20 horas e tem a parceria do Laboratório Emília.

- Ensino híbrido na prática para docentes: tem por objetivo apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento da educação, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar. A carga horária é de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com a Sincroniza Educação, Fundação Lemann e Imaginable Futures.

- Experiência e o protagonismo: a BNCC na Educação Infantil: realizado em parceria com o Instituto Avante, a proposta do curso é apresentar, de forma prática, as modificações do processo de aprendizagem propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Infantil. Com carga horária de 20 horas, a formação tem linguagem acessível e oferece materiais de apoio no desenvolvimento do planejamento pedagógico.

Lançado em 2019, o Polo nasceu com o objetivo de promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. “Buscamos oferecer uma experiência formativa que permita aprofundamento e reflexão entre os cursistas. Em 2022, nossa expectativa é de que cada vez mais os profissionais que trabalham para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acessem o Polo para se aperfeiçoarem”, ressalta a coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni.

Conteúdo

O Polo também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. A plataforma conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

Sobre o Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, Estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto