Logo
Imprimir esta página

Aumenta em 31% o número de brasileiros interessados em práticas de voluntariado

Segundo o Atados, principal plataforma de voluntariado do Brasil, os públicos com os quais os brasileiros têm mais interesse em atuar são crianças, mulheres e jovens

O Atados, iniciativa social que conecta pessoas e organizações facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado, revelou que houve aumento de 15% nas inscrições para trabalho voluntário quando comparado ao mesmo período de 2020. Por outro lado, 761 novas ONGs se cadastraram no site em busca de voluntários, representando um crescimento de 28%. Hoje o Atados totaliza 3441 ONGs cadastradas e mais de 200 mil usuários inscritos.

No dia 5 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado, e em vista da data, a organização apresenta dados de uma nova pesquisa sobre o tema realizada com cerca de 500 brasileiros.

“A metodologia do Atados segue 3 principais pilares: o despertar, motivando pessoas que ainda não estão envolvidas a se interessarem em ser voluntárias; o conectar, realizando a ponte entre pessoas e OSCs (organizações da sociedade civil); e o desenvolver, criando projetos e metodologias próprias que geram maior impacto”, explica Marina Frota, diretora área aberta do Atados.

De acordo com o levantamento, que se baseia no pilar do ‘despertar’, mais da metade dos respondentes são voluntários atualmente. Cerca de 57% participa de alguma ação voluntária no momento, enquanto 43% não está engajado agora. Dos que não participam hoje como voluntários, 72% já foram voluntários no passado. Apenas 11,7% do total nunca foram voluntários.

Falta de tempo (26%), dificuldade de encontrar uma instituição interessante (16%), não saber onde encontrar vagas de voluntariado (16%), e dificuldade de encontrar uma causa/público que se identifique com (15%), estão entre os principais motivos citados pelos brasileiros que não realizam atividades voluntárias no momento. 41% dos respondentes apontaram fazer a primeira ação até os 18 anos.

Considerando as pessoas que já realizaram alguma ação de voluntariado, 67,3% disseram que conhecidos (família, amigos, colegas de trabalho, da igreja, da faculdade, etc.) incentivaram a participação em sua primeira ação de voluntariado. Entre as principais motivações para começar estavam o interesse em ajudar pessoas (16%), a influência de outras pessoas (14%) e o interesse em apoiar uma causa específica (11%).

Perfil do voluntário no Brasil

De acordo com o levantamento, em 2019 existiam 73% de mulheres e 27% de homens cadastrados na plataforma do Atados. Em 2020, esse número mudou: mais homens estavam inscritos para práticas voluntárias (45%), mostrando aumento do interesse do público masculino em realizar ações de voluntariado; apesar de uma leve queda em 2021 (33%), os homens ainda mostraram uma maior representatividade que há dois anos atrás. Em relação à faixa etária, os jovens continuam sendo os mais engajados. Em 2020, 32% dos inscritos tinham entre 18 e 24 anos e 35% tinham de 25 a 34 anos. No ano seguinte, em 2021, esses percentuais totalizaram 33% e 31%, respectivamente.

O distanciamento social fez com que a procura por voluntariado a distância (online) desse um salto: aumento de 252% comparado ao mesmo período de 2019. “As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento que percebemos na plataforma”, disse Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados.

Causas mais procuradas

Quando perguntados com qual tema mais se identificavam, os que mais chamaram a atenção do público foram educação (61%) e combate à fome à pobreza (60%). Seguidas por meio ambiente e sustentabilidade (52%), direitos humanos (50%) e saúde e bem-estar (47%).

Na plataforma do Atados as causas mais buscadas também parecem seguir uma preferência similar, com destaque para mulheres e educação. Proteção animal, meio ambiente e direitos humanos aparecem logo em seguida. Hoje o Atados conta com mais de 3400 ONGs inscritas e mais de 200 mil voluntários.

Boas Ações 2021/2022

Para marcar a volta das ações presenciais de voluntariado, o Atados organizou no dia 3 de dezembro o Dia das Boas Ações - maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social – que incluirá plantio agroflorestal, oficinas ambientais e intervenções artístico-culturais no Grajaú, em São Paulo.

Esta é a primeira de 5 ações que celebrarão o Dia das Boas Ações, que também contará com outros 4 eventos durante o ano de 2022.

Sobre o Atados

O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 3400 ONGs do Brasil todo e mais de 200 mil pessoas inscritas no perfil de voluntário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto