Logo
Imprimir esta página

Balance revela 5 dicas para lidar com a Ansiedade de Separação dos Pets

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Marca de ração premium especial para cães e gatos da BRF alerta para os cuidados com os bichinhos durante a retomada das atividades externas de seus tutores

Sabemos o quão intensa é a histórica relação afetiva entre os humanos e os pets. A pandemia, e o consequente isolamento social, aproximou ainda mais os bichinhos de seus tutores, fortalecendo esse vínculo. Mas, por outro lado, tendo em vista o retorno gradual das atividades profissionais e do cotidiano das pessoas, um tema tem ganhado cada vez mais relevância: a ‘Ansiedade da Separação’.

“Transtorno comum em muitos cães e gatos que sofrem com a ausência de seu tutor, a Ansiedade da Separação é capaz de aflorar nos pets sentimentos como solidão, apatia, falta de vontade de comer e brincar. Além disso, o transtorno estimula comportamentos considerados ‘comuns’ por seus tutores, mas que na verdade podem não ser, como uivos, choros, destruição de objetos da residência, espera em frente à porta de casa, dentre outros”, explica Cleber Santos, especialista em comportamento animal de Balance.

Ainda segundo Cleber, a necessidade de fazer parte de um grupo se intensifica com a separação, incentivando atitudes que demonstram uma carência excessiva – motivo de alerta para os tutores.

Com o intuito de ajudar a tornar esse período de distanciamento menos sofrido e traumático para os pets e seus tutores, Balance reuniu as seguintes dicas de seus especialistas:

1. Estimule a alimentação com brinquedos de enriquecimento ambiental para simular uma caça, com isso eles ficarão entretidos por mais tempo e terão uma digestão melhor.

2. Comece a sair de casa (ou mesmo do cômodo) de forma gradativa, comece com 10 minutos e aumente aos poucos, para que os pets entendam que você vai voltar, diminuindo a sensação de abandono. Este treino pode ser feito em um fim de semana ou momentos que a família tenha mais tempo.

3. Sempre que sair deixe vários brinquedos para eles, alguns inclusive recheados com petiscos e biscoitos balanceados, para que tenham atividades durante o dia.

4. Leve-os para parques e caminhadas, de preferência duas vezes ao dia, para socializar com outros pets e gastar energia. A dica do passeio também vale para gatos! Embora não seja comum, gatinhos adoram passear na coleira, farejar e descobrir o mundo lá fora!

5. Leve-os para creche ou hotel, para que aprendam a interagir com outros animais, gastem energia e criem uma rotina com outras pessoas, fazendo com que diminua essa dependência de seus tutores. No caso de gatos mais introspectivos, existem os chamados Pet Sitter, uma pessoa que disponibiliza seu espaço ou seu tempo para ficar com o animal.

Retomada da Convivência

Com a gradual retomada das atividades, os pets podem estranhar sair às ruas devido ao longo período dentro de casa. “Hoje, alguns animais podem se assustar com barulhos de ônibus, motos e carros em alta velocidade, por exemplo. A dificuldade em se relacionar com outros animais também pode ocorrer. Isso varia de espécie para espécie, algumas são mais afetadas e outras nem tanto. Por isso, é importante respeitarmos as especificidades de cada um e levá-los a lugares apropriados”, analisa Cleber.

A Ansiedade de Separação também pode afetar a alimentação dos pets. Geralmente os animais, especialmente os cachorros, possuem um grande apetite, mas a angústia e a solidão podem diminuir o ímpeto deles por comida. Segundo o especialista de Balance, é importante os tutores ficarem de olho na possível de perda de peso e escore corporal deles. “O transtorno pode afetar, ainda, a forma como eles ingerem os alimentos. Comer muito rápido, praticamente engolindo tudo, é prejudicial para absorção dos nutrientes. Para tornar a alimentação mais lenta e saudável, recomenda-se, por exemplo, espalhar a ração pelo chão da casa a fim de estimular o forrageio dos grãos”, pontua o especialista.

Sobre Balance

A ração Balance é Premium especial e foi desenvolvida por um time de profissionais e veterinários nutricionistas qualificados que amam e entendem de pet como ninguém. O resultado é um alimento mais saudável, completo e balanceado, sem corantes ou aromatizantes artificiais e com alto teor de proteínas.

Sobre a BRF

A BRF está presente em 117 países e é dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto