Logo
Imprimir esta página

Acerte na escolha dos móveis para a piscina

Nesse projeto, Cezar Scarpato optou por espreguiçadeiras na parte rasa da piscina, ao passo que o gazebo abrigou uma mesa e cadeiras perfeitas para refeições ao ar livre Nesse projeto, Cezar Scarpato optou por espreguiçadeiras na parte rasa da piscina, ao passo que o gazebo abrigou uma mesa e cadeiras perfeitas para refeições ao ar livre

O arquiteto e paisagista Cezar Scarpato reuniu dicas para decorar a área externa ao redor da piscina com muito conforto e funcionalidade

Para aproveitar o sol e as horas de lazer, a área da piscina é a favorita! Mas sabia que para escolher os melhores mobiliários para esse espaço e definir o layout, é necessário se atentar a alguns itens específicos? "Seja o trajeto do sol ou até a circulação no espaço, tudo deve ser considerado na hora de projetar uma boa área ao redor da piscina", afirma o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, a frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.

Segundo Scarpato, o sol determina até mesmo a posição da piscina. "Observar seu trajeto é crucial para que de fato as espreguiçadeiras possibilitem o bronzeado sem precisar serem deslocadas", comenta. Além disso, se atentar a seu caminho é essencial para o aproveitamento de áreas naturalmente sombreadas por edificações. "Nesse caso, é possível dispor mesas e móveis de descanso, visando mais frescor, mesmo que com o auxílio extra de um ombrelone".

O pergolado criou meia-sombra para os bancos estofados, que foram alocados de forma a não comprometer a passagem e não receberem respingos de água

Mais do que um ambiente de estar, a área da piscina deve oferecer toda uma experiência sensorial - por isso, é necessário considerar o que as pessoas vão experienciar ao utilizar o mobiliário. "Se possível eles devem ter vista para a própria piscina ou para o paisagismo e estarem em um canto tranquilamente isolado. Devem ser alocados longe da casa de máquinas, para evitar o barulho, e a uma distância que não fique em rota de passagem ou perto demais da água, para não receberem respingos a cada mergulho", indica Cezar Scarpato. A circulação de acesso e entorno da piscina, vestiários, chuveirão e lava-pés sempre deve ser respeitada. "Nesse caso, o melhor posicionamento dos móveis pode até mesmo evitar acidentes por pisos molhados, mergulho e corre-corre", afirma o arquiteto.

Estilo e materiais

A escolha dos móveis para piscina está diretamente relacionada ao seu uso e funcionalidade, mas também ajuda muito a compor a ambientação e o visual do espaço, garantindo aquela sensação intrínseca de relaxamento e lazer. "Peças com design arrojado e cores interessantes são uma ótima opção para atualizar e valorizar uma área de piscina com revestimentos mais antigos", diz Cezar Scarpato.

A madeira é uma pedida sem erros para móveis de área externa. Nesse projeto de Cezar Scarpato, foi a escolha para trazer toda a rusticidade aconchegante necessária

Atualmente, existem diversas opções de materiais quando o assunto é mobiliário para área externa. Os de estrutura metálica - normalmente alumínio - tem a vantagem de serem leves, duráveis e dispensam tratamento anti-corrosão. Eles podem receber pintura eletrostática em diversas cores e relas de trama em fibra sintética, que resistem às intempéries. "Sua principal desvantagem é o valor alto e dificuldade de reparo perfeito na pintura e telas. Ainda assim, são a melhor opção para quem busca um design arrojado", afirma. Já os móveis de plástico são uma opção mais acessível e básica. "São peças leves e não tão duráveis, pois ressecam", alerta Scarpato. Por fim, a madeira também é uma grande aliada quando se fala de área externa, perfeita para criar ambientes rústicos e aconchegantes. "Mobiliário de madeira geralmente são mais fáceis de harmonizar em ambientes externos, principalmente por proporcionarem o toque e visual natural, porém demandam manutenção constante da pintura, evitando ferpas que podem machucar, rachaduras e ataque de insetos", diz Scarpato.

Principais apostas

Nos projetos de Cezar Scarpato, a espreguiçadeira sempre é essencial. Fotos: Bicubico

Para criar um cantinho perfeito, Cezar Scarpato indica sempre o uso de espreguiçadeiras, seja para tomar sol ou relaxar sob a sombra. "Ombrelones também são indispensáveis, para a proteção de sol, chuva e garoa sobre mesas e espreguiçadeiras", diz. Os modelos articulados, com pés centrais e laterais, são os mais indicados. Mesinhas laterais próximas das espreguiçadeiras são perfeitas para apoio de drinks, livros, óculos e protetor solar, ao passo que mesas maiores e cadeiras com braço podem criar um cantinho para refeições. "Nesses ambientes, é indicado pensar no uso de gazebos fixos ou retráteis, criando um espaço coberto e aconchegante", afirma Scarpato. Além da área gourmet, ele pode abrigar um espaço de estar com sofás, futtons e outras peças. "Destaque para sofás amplos de madeira ou fibra sintética em formato redondo, que tem ganhado força por todo o conforto que proporciona", indica o arquiteto e paisagista.

Sobre Scarpato Arquitetura

Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e associado ao maior conselho internacional de arquitetura sustentável desde 2016 (Leed GA – USGBC), Cezar Scarpato e sua equipe se dedicam a projetar e construir edificações e ambientes que visem uma relação harmoniosa com o meio natural atuando em projetos de pequena a grande escala. A paixão pela profissão é o que motiva sua equipe, valorizando e aproveitando a oportunidade de criar e construir experiências memoráveis à vida cotidiana através de conforto, simplicidade e design singular, sempre com grande admiração e respeito pela natureza e pelas boas relações humanas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto