Logo
Imprimir esta página

Boto Cinza vira patrimônio natural de Cananéia

Projeto socioambiental patrocinado pela Petrobras eleva espécie vulnerável a patrimônio natural de Cananéia (SP) e animal ganha data celebrativa no calendário

Entre as espécies vulneráveis à extinção, um dos menores golfinhos que habitam nossa região costeira, o boto-cinza, foi elevado a patrimônio natural e símbolo do município de Cananéia, litoral Sul de São Paulo. Idealizada pelo Projeto Boto-Cinza, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, essa conquista foi possível com a aprovação recente de Projeto de Lei no 2.380/2021 pela câmara de vereadores da cidade.

"Essa nova lei representa um grande passo na conservação do boto-cinza e reforça a importância socioeconômica da espécie na região" comemora Caio Louzada, coordenador do projeto no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPC).

Além disso, foi instituído o dia 24 de outubro como o Dia do Boto-Cinza. A data reforça a importância da espécie na região e traz a oportunidade para realização de ações educativas com as escolas, além de contribuir com o turismo sustentável.

Divulgação Científica

O projeto lançará, no próximo dia 17, a sexta edição da revista científica "Expedição de Campo" com a Mata Atlântica como tema. A publicação, criada em 2011, terá uma tiragem de aproximadamente 1.500 exemplares e também poderá ser lida na versão digital no site do IPeC https://ipecpesquisas.org.br/publicacoes-de-divulgacao/.

"A revista é um canal de divulgação científica para além da academia. Nesta nova edição, vamos mostrar projetos que atuam no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do país, o Lagamar. Outro destaque será o infográfico produzido por jovens pesquisadores capacitados pelo projeto, apresentando animais emblemáticos da região" explica Louzada.

Aprovado na Seleção Pública pelo Programa Petrobras Socioambiental em 2018, o Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que atua desde a década de 80 na preservação da biodiversidade e proteção dos oceanos, com foco na pesquisa e conservação dessa espécie. Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local.

Sobre o boto-cinza

A espécie Sotalia Guianensis, popularmente conhecida como boto-cinza, é um golfinho de pequeno porte que habita regiões ao longo da América do Sul e Central. Em função do hábito costeiro, a espécie sofre constantes ameaças causadas por atividades humanas, tais como captura incidental em redes de pesca, colisão com embarcações, perda de habitat, entre outras.

Classificado com o status de conservação “vulnerável” na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção (Portaria MMA n.444 de 17/12/2014), fica evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos e fortalecer programas de pesquisa e conservação da espécie no país.

A conservação do boto-cinza pode ainda gerar renda às populações locais por meio do turismo de observação, sendo um importante vetor, econômico e social, de desenvolvimento sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto