Logo
Imprimir esta página

"Dream Balls": impulsionando atividades esportivas no Brasil

Este ano, o concurso de arte “Juventude #ComOsRefugiados” teve como tema “O esporte nos une”. Jovens artistas desenharam suas “bolas dos sonhos” e cinco desenhos vencedores foram transformados em bolas de futebol de verdade por uma empresa de manufatura ética sem fins lucrativos, Alive and Kicking.

Funcionários do ACNUR em todo o mundo estiveram envolvidos na promoção do concurso e nas vendas, e muitos também compraram as bolas para distribuir e usar em comunidades de pessoas refugiadas.

Luiz Fernando Godinho, Oficial de Comunicação do ACNUR no Brasil, explica como o escritório do país esteve engajado e porque o esporte é tão importante para o mandato e o trabalho do ACNUR.

Por que o ACNUR Brasil promoveu o concurso “O esporte nos une” no Brasil?

Essa iniciativa reuniu uma combinação de elementos centrais da cultura brasileira. O futebol em si é particularmente importante no Brasil. Brasileiros e pessoas refugiadas que chegam ao país amam futebol e muitos querem se tornar jogadores de futebol. Outros fatores, como juventude e arte, também são muito importantes para a cultura brasileira. Então, essa iniciativa foi uma grande oportunidade para chegar aos jovens refugiados e envolver a população que atendemos aqui no Brasil.

Qual foi sua estratégia de divulgação do concurso “O esporte nos une”?

Focamos principalmente em abrigos que acolhem pessoas venezuelanas e coordenamos com colegas em nossos cinco escritórios no Brasil para ir a esses abrigos e realizar sessões de informação sobre o concurso. Nessas sessões, os colegas mostravam um vídeo, apresentavam slides e distribuíam modelos impressos para os jovens usarem. Também alcançamos a comunidade de acolhida, publicando um comunicado à imprensa nacional em português e preparando publicações para as redes sociais que poderiam ser utilizadas.

O escritório do Brasil comprou 500 “bolas dos sonhos”. Como serão distribuídas?

Primeiramente distribuímos as bolas de futebol para escritórios em todo o país e agora estamos nos preparando para entregá-las a abrigos, onde desenvolveremos atividades esportivas com a comunidade abrigada. Também separamos um pequeno número de “bolas dos sonhos” para algumas contrapartes.

Vamos engajar autoridades e lideranças com estas bolas, criando momentos em que possamos reforçar uma mensagem de integração das pessoas refugiadas.

Skarly, uma dos cinco vencedores globais de 2021, tem 12 anos e é uma jovem refugiada da Venezuela que vive no Brasil. Você já teve a chance de entrar em contato com ela?

Sim, quando ela foi anunciada como vencedora, entramos em contato com ela e organizamos uma boa cobertura da mídia local sobre sua história. Destacar o exemplo de uma garota venezuelana que ganhou um concurso global de artes e esportes foi uma forma de darmos um exemplo inspirador e combater a discriminação. Ela e sua família ficaram muito felizes com o reconhecimento. Skarly também recebeu uma bola de futebol estampada com seu design vencedor – espero que ela esteja usando para jogar com amigos, brasileiros e venezuelanos.

Considerando que o tema do concurso foi “O esporte nos une”, que tipo de papel o esporte desempenha para ajudar as pessoas refugiadas a reconstruir suas vidas?

O esporte é uma ferramenta de proteção muito importante não apenas para criar um espaço seguro para crianças e jovens, mas também para dar-lhes uma sensação de normalidade em suas vidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto