Logo
Imprimir esta página

Desigualdades Socioeconômicas reforçam a necessidade de planejar o futuro

Quando pensamos em planejar o futuro, surgem vários questionamentos de como isso pode ser feito. Este planejamento pode ser simplificado através de uma previdência privada ou mesmo um seguro de vida, sendo estes os mais comuns e mais oferecidos pelas instituições financeiras como: PGBL – Plano Garantidor de Benefício Livre e VGBL- Vida Garantidor de Benefício Livre. Ambos objetivam a rentabilidade e uma aposentadoria complementar. Contudo não podemos deixar de considerar a previdência oficial, o INSS, que assegura no futuro uma aposentadoria para aqueles que já cumpriram o tempo de trabalho e necessitam de uma segurança financeira para sobrevivência. Aposentadoria significa preparar a população que envelhece, para desvinculação total do mercado de trabalho, com a reforma da previdência tentou-se diminuir a desigualdade social, mas lamentavelmente a desigualdade ainda permanece. A pandemia fato ocorrido mundialmente abalou a economia do nosso país, atualmente vivemos uma inflação de dois dígitos que assola a população, além do desemprego. Diariamente é noticiado nos veículos de comunicação a dificuldade dos aposentados manterem um equilíbrio nas contas básicas, sendo assim reforço a necessidade de planejar um futuro, complementando a aposentadoria.

Neste artigo o foco é a previdência privada. Assim, será necessário observar como declarar esses investimentos na Declaração de Ajuste Anual e no ato do resgaste, podendo ser mensal, parcial ou total.

Na Declaração de Ajuste Anual (DIRPF), deverão ser observados os seguintes critérios: na opção PGBL, os pagamentos/aportes feitos ao longo do ano-calendário não devem ser lançados na Ficha de Declaração de Bens, mas sim, informados apenas na Ficha de Pagamentos Efetuados no código 36. Já o VGBL deve ser lançado na Ficha de Declaração de Bens, constando o saldo do ano anterior e o saldo atual, não havendo nada a ser informado na Ficha de Pagamentos Efetuados. Já quando do resgate, haverá as seguintes especificações: na opção PGBL, o valor oferecido à tributação será o total do valor resgatado (principal acrescido de rentabilidade). Enquanto que o VGBL, será apenas a rentabilidade auferida, (excluindo o principal).

Atualmente existe a possibilidade da opção na hora da contratação do PGBL, de que o Imposto de Renda a ser descontado, seja pela tabela progressiva, que é a mesma utilizada para desconto de salários, aluguéis e aposentadorias ou a regressiva, que é uma tabela diferenciada. Se o objetivo for se programar para receber esses valores após longo prazo e assim entende-se para períodos de no mínimo 10 anos, ela passa a ser mais interessante. Portanto havendo o recebimento/resgate em período inferior a 4 anos, ela deixa de ser aconselhável. Em suma, a opção pela tabela regressiva será conveniente para o investidor que tenha como meta receber a longo prazo, entretanto a tabela progressiva será mais adequada para quem pretende receber a curto/médio prazo.

Outra questão relevante refere-se ao planejamento tributário àqueles que possuem rendimentos tributáveis, visto que as aplicações feitas em PGBL poderão ser abatidas no cálculo do imposto de renda devido até o limite de 12% desses rendimentos, o que não acontece com as aplicações em VGBL.

À vista disso, o nosso entendimento é de que o VGBL é o mais indicado para o investidor que tem como meta o de fazer o planejamento sucessório, isto é, àquele que visa a transferência do patrimônio para os herdeiros, embora o mesmo procedimento se aplica aos investimentos em PGBL. Ainda sobre o assunto, vale ressaltar que ambas as Previdências não compõem o rol de bens a serem inventariados, sendo os recursos transferidos automaticamente aos beneficiários.

Sandro Rodrigues, contabilista, economista e fundador da Attend Assessoria Consultoria e Auditoria S/A


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto