Logo
Imprimir esta página

Nitrogênio líquido é melhor opção para manter alimentos congelados frescos por mais tempo

Uso do gás para congelamento é alternativa econômica, ecológica e com melhor resultado em relação aos métodos convencionais para as festas de fim de ano, especialmente, num país de clima quente como o Brasil

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a indústria de alimentos aumenta sua produção de maneira considerável para suprir as demandas. E para resfriar os itens das ceias de Natal e Ano Novo com rapidez e qualidade e manter seu prazo de validade por mais tempo, empresas do setor têm cada vez mais recorrido a um aliado: o nitrogênio.

A técnica que congela os produtos usando o nitrogênio em forma líquida numa temperatura extremamente baixa trata-se do congelamento criogênico, procedimento que mantém a textura e a integridade das células do alimento.

“Em razão da temperatura extremamente baixa, geralmente por volta de -196º, o nitrogênio líquido forma pequenos cristais de gelo, que asseguram a umidade e a qualidade do produto por mais tempo”, afirma Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, uma das maiores empresas no setor de fabricação e distribuição de gases do mundo.

A solução desenvolvida pela Air Products proporciona não somente facilidade e agilidade para indústria alimentícia, mas também para o consumidor final.

“Por conta dessa capacidade de refrigeração do nitrogênio é possível preservar sabor, cheiro e aparência, mesmo após o descongelamento, o que torna uma experiência agradável de alimento fresco para o consumidor”, diz Basilio.

O método atende tanto grandes processadoras de alimentos, com necessidades de congelamento e resfriamento em lotes quanto empresas que produzem em menor escala, sempre de maneira econômica.

O baixo custo de investimento inicial torna a alternativa muito atraente para as empresas que estão desenvolvendo novos produtos. Outra vantagem é a economia de espaço, uma vez que o equipamento é muito menor – um equipamento para congelamento mecânico chega a ocupar 103 metros, enquanto na solução Freshline® 13 metros de extensão.

“Além disso, o resfriamento criogênico é o mais eficiente. Por exemplo, um processo que demoraria 31 minutos no congelamento mecânico dura aproximadamente 6 minutos na solução Freshline® da Air Products. É também a solução mais ecologicamente correta da atualidade por sua alta capacidade em reduzir a perda por desidratação e aumentar a sobrevida do produto na prateleira”, finaliza Basilio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto