Logo
Imprimir esta página

Conferência Rio Mais Coop de Empreendedorismo reúne parlamentares e lideranças do Cooperativismo no Rio de Janeiro

Realizado no Vivo Rio, evento lançou a Certificação 10+Coop e a Medalha Luiz Carlos Costa

A 1ª Conferência Rio Mais Coop de Empreendedorismo Cooperativo celebrou o crescimento do cooperativismo fluminense com apoio de parlamentares das esferas federal, estadual e municipal. Promovido pela Sistema OCB/RJ, o encontro reuniu lideranças de todas as regiões do estado, marcando o lançamento da Certificação 10+Coop e da Medalha Luiz Carlos Costa.

Na abertura das atividades, o presidente da OCB/RJ, Vinicius Mesquita salientou a relevância do cooperativismo para situação financeira do Rio de Janeiro, em especial nesse momento de expectativa pela retomada da economia. "O Cooperativismo está ajudando o estado do Rio de Janeiro a sair da crise. Nós fazemos a diferença e trabalhamos dando todo apoio para fomentar o surgimento de novas cooperativas", ressaltou Vinicius Mesquita, anunciando a aquisição da sede própria da entidade - um edifício localizado no Centro do Rio.

Durante a cerimônia, a OCB/RJ, na figura do presidente Vinicius Mesquita, foi agraciada com a Medalha Pedro Ernesto - principal comenda concedida pelos vereadores - na celebração dos 50 anos da entidade no estado do Rio. A comenda foi entregue pelo deputado estadual Jorge Feippe Neto (PSD/RJ), que representou o vereador Jorge Felippe (DEM/RJ), autor da homenagem. Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Felippe Neto destacou a parceria entre a OCB/RJ e parlamentares para diminuir o risco regulatório das cooperativas no estado.

Já o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) enviou um vídeo saudando a OCB/RJ. O evento teve ainda a participação da deputada estadual Mônica Francisco (PSol/RJ), que entregou a Certificação 10+coop - participação feminina.

A cerimônia contou com a participação do superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que abordou importantes pontos da parceria entre Espírito Santo e Rio de Janeiro, em que compartilham práticas de sucesso no cooperativismo. Logo após, o consultor em Gestão de Cooperativas do Sescoop/RJ e especialista em cooperativismo financeiro, José Flávio Linhares, apresentou casos de sucesso como o "Avança Rio", o Coopera + Coop e o Onde Tem Coop, a primeira cooperativa de Plataformas Digitais do estado do Rio de Janeiro.

Já o lançamento da Medalha Luiz Carlos Costa contou coma presença de Lorena Cordeiro Costa e Lorenza Cordeiro Costa. Elas são as filhas do ex-colaborador do Sistema OCB/RJ, falecido de Covid-19 em março de 2021, e que atuou durante mais de 20 anos em defesa do cooperativismo do Rio de Janeiro. Em seguida, as cinco cooperativas fluminenses mais antigas em atividade foram primeiras a receber a comenda.

Foram elas: Cooperativa Agropecuária de Itaperuna (Capil); Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa; Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados de Furnas e das Demais Empresas do Sistema Eletrobras (Sicoob Cecremef); Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo CVRD e Entidades Vinculadas (Sicoob Coopvale); e Cooperativa Unimed Leste Fluminense.

Elaborada com base nos dados do Censo 2021 do Cooperativismo Fluminense, a Certificação 10+Coop premiou as três cooperativas que mais se destacaram nas seguintes categorias: número de cooperados, número de empregados, faturamento, gestão, governança, intercooperação, público feminino, público jovem, sobras e treinamento. Um show da Banda Blitz encerrou o evento.

Sobre o Sescoop/RJ

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) tem a finalidade de promover a autogestão e difundir a cultura cooperativista. Criado em 1999, a entidade integra o Sistema S brasileiro e o Sistema OCB/RJ. O cooperativismo fluminense engloba os ramos Agropecuário, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho e Produção de Bens e Serviços. A entidade acompanha de perto as cooperativas fluminenses, oferecendo soluções para a sustentabilidade do negócio, bem como formação profissional, promoção social e serviços aos cooperativados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto