Logo
Imprimir esta página

Dia Nacional de Combate à Pirataria: Especialista da SiqueiraCastro apresenta três medidas efetivas contra a atividade

Os desafios impostos à fiscalização e ao controle aduaneiro no Brasil exigem que entes públicos e privados trabalhem juntos para promover verdadeiras mudanças na realidade do comércio do país

Em todas as cidades brasileiras, é recorrente a entrada de produtos contrabandeados, dos mais diversos tipos, que ingressam facilmente no país pelas fronteiras, portos e aeroportos. Mas esse mercado ilegal não se limita apenas ao mercado físico. Com os avanços da internet, é muito comum que esse tipo de crime aconteça também nos meios digitais. De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, ofertas de produtos ilegais por marketplaces se tornou ainda maior no Brasil nos últimos anos, além da pirataria com os desvios de sinais de TV por assinatura e plataformas de streaming. O Brasil ocupa a primeira colocação de maior consumo de pirataria online do mundo, segundo levantamento da empresa de segurança digital Nagra/Kudelski Group (2020).

A pirataria pode abrir caminho para crimes graves, especialmente no ambiente digital. Mas também causa danos como eliminação de empregos e lesão à saúde por colocar em risco a segurança dos consumidores. Existem produtos, por exemplo, que são feitos com substâncias proibidas pelos órgãos de fiscalização, causando sérios problemas à vida das pessoas.

No Dia Nacional de Combate à Pirataria, celebrado na sexta-feira (3/12), o Dr. Eduardo Ribeiro Augusto, advogado especialista na área de propriedade intelectual da SiqueiraCastro Advogados, comenta sobre as medidas de combate que podem ser adotadas pelas empresas e como o trabalho colaborativo entre entes públicos e privados podem evitar que um produto contrafeito entre no mercado. Ele também orienta o que os consumidores precisam fazer para se proteger da pirataria:

Medidas de Fronteiras

· As empresas, junto às Autoridades Alfandegárias nos portos, aeroportos e fronteiras secas, podem bloquear a entrada dos produtos contrafeitos em território nacional e, consequentemente, impedir a distribuição e comercialização destes produtos no mercado interno. A atuação junto às autoridades alfandegárias se mostra um eficiente instrumento de prevenção ao comércio ilegal, ao evitar a pulverização dos produtos no mercado interno que, consequentemente, demanda maiores ações e esforços para o recolhimento dos produtos contrafeitos.

· Ter um representante da empresa próximo das autoridades alfandegárias permite que eventuais infrações à propriedade intelectual sejam descobertas com celeridade.

· Para colaborar com as autoridades, as empresas podem realizar palestras sobre os produtos, reuniões de apresentação, análises ou compartilhar dados de importações, dentre outras ações, de modo que essas importações dos produtos de interesse sejam analisadas e tratadas com base em informações qualificadas prestadas aos servidores.

· O efeito prático das medidas de fronteira se mostra de extrema relevância pois, uma vez constatada a infração à propriedade intelectual pela autoridade alfandegaria, os produtos irregulares estão sujeitos à aplicação de pena de perda e destruição, além da possibilidade de responsabilização do importador pela operação de importação de produtos piratas e indenização aos titulares da propriedade violada.

“Quanto mais empresas se manifestarem quando um produto falsificado for barrado nas fronteiras, maior as chances desses itens serem destruídos e não entrarem para o comércio no país”, explica Dr. Eduardo Ribeiro Augusto.

Mercado físico

· O monitoramento de estabelecimentos comerciais físicos espalhados pelo Brasil é de extrema importância para a verificação de eventuais exposições e comercializações de produtos que violam os direitos de propriedade intelectual das empresas.

· A partir do monitoramento, é necessário que a empresa adquira uma amostra do referido produto no estabelecimento investigado e promova um relatório de investigação, a fim de entrar com uma ação judicial, com eventual busca e apreensão, ou envio de notificação extrajudicial. A depender das informações obtidas, as referidas medidas podem ser aplicadas contra importador, distribuidor, fabricante e estabelecimento comercial.

· O objetivo desta atividade corresponde à abstenção quanto à importação, fabricação, distribuição, exposição e comercialização de produtos que violem propriedades intelectuais. Além disso, a atividade objetiva o ressarcimento financeiro pelos infratores às empresas das propriedades violadas.

“Além do prejuízo econômico para o país, produtos piratas podem trazer sérios problemas à saúde dos consumidores. Por isso, sempre é importante que o consumidor pesquise se o produto tem certificação de qualidade, transparência nas informações, preços muito mais baixos que os outros estabelecimentos e qualidade de matéria prima”, completa Dr. Eduardo.

Mercado virtual

· Outro monitoramento importante é o de anunciantes e comerciantes em sites próprios e sites de e-commerce. A empresa que está desconfiada que tem algum item de sua propriedade sendo copiado também precisa adquirir uma amostra do referido produto, pode ser por meio de um site investigado. No caso dos e-commerce, informações adicionais podem ser obtidas junto aos sistemas de Proteção à Propriedade Intelectual fornecidos por estas plataformas.

· Após a comprovação, a empresa pode entrar com uma ação judicial com eventual busca e apreensão ou envio de notificação extrajudicial.

· Dependendo das informações obtidas, as referidas medidas podem ser aplicadas contra todos os agentes da cadeia. Assim como ocorre no âmbito do mercado físico, o objetivo desta atividade também corresponde à abstenção quanto à importação, fabricação, distribuição, exposição e comercialização de produtos que violam propriedades intelectuais, e, inclusive, ao ressarcimento financeiro pelos infratores às empresas das propriedades violadas.

“Muitos sites, marketplaces e plataformas de streamings podem roubar dados importantes do usuário, como informações bancárias. Uma empresa pode ter seu sistema invadido e dados importantes compartilhados. A exposição de crianças e adolescentes também é um risco enorme. Produtos licenciados não permitem que um conteúdo impróprio seja enviado para menores de idade, por exemplo. É importante ficar atento à idoneidade dos canais de consumo”, finaliza.

Sobre a SiqueiraCastro Advogados

A SiqueiraCastro possui 18 unidades distribuídas em capitais brasileiras e oferece inteligência jurídica voltada para os mais variados negócios. São mais de 70 anos de história com comprovado impacto no cenário econômico-jurídico nacional. Para mais informações acesse www.siqueiracastro.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto