Logo
Imprimir esta página

Sua Ideia Pode Virar Selo – Prazo para envio de sugestões termina em 30 de novembro

Os Correios recebem, até a próxima terça-feira (30), propostas para os selos especiais e comemorativos que serão emitidos em 2023. A sociedade em geral pode usar a criatividade e indicar motivos de selos que emocionam, marcam uma história ou que tenham afinidade. Eles poderão compor o Programa de Selos Postais (PSP).

Como resultado das indicações de “Sua Ideia Pode Virar Selo”, os motivos aprovados pela 119º Comissão Filatélica Nacional e que já fazem parte do Programa de Selos Postais 2022 são: Vacinas; Centenário da Semana de Arte Moderna; Homenagem a Daniel Azulay; Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul; Pôr do Sol; 200 Anos da Independência do Brasil; Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim; e As Vilas e as Populações Caiçaras do Brasil.

Os motivos retratam fatos históricos, personalidades e a diversidade cultural desse país continental. Para 2023, o prazo de sugestão encerra dia 30 de novembro, mas para os próximos anos (2024 a 2028) as sugestões continuarão abertas. Os critérios para as propostas de motivos estão disponíveis na Portaria 2014/2021 MCom.

Para participar, basta acessar o sistema “Sua Ideia Pode Virar Selo” e cadastrar a sua proposta.

A Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do Chorinho, lançada pelos Correios no ano passado, conquistou o 3º lugar de Melhor Bloco de 2020 pelo Nexofil Awards 2021. Essa é a 8ª edição da premiação internacional, que ocorreu em Madrid, na Espanha. O primeiro e segundo colocados foram, respectivamente, do Uruguai (Bloco 250º Aniversário de Beethoven), e da Croácia (Bloco Minerais e Pedras).

Este foi o primeiro lançamento filatélico em tempos de pandemia. O selo traz uma imagem de fusão entre um bandolim e um pandeiro. O bandolim é vazado, mostrando a paisagem de um céu estrelado, com a lua cheia na posição da boca do instrumento. A paisagem se completa com a lua estando por detrás dos Arcos da Lapa, berço da boemia carioca e onde o Chorinho fez sua morada.

Distribuídos pelo bloco, aparecem em destaque os selos dos instrumentos mais comuns associados ao Chorinho: a flauta transversa, bandolim, violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro e clarinete.

O artista responsável pela imagem, o designer e ilustrador José Carlos trabalha com emissões filatélicas desde 2010, sendo já premiado em outras edições. Ele revela a emoção por mais um trabalho reconhecido: “Fico muito feliz e honrado com a premiação do meu trabalho, especialmente porque foi algo inesperado. Ao criar o selo, a preocupação que tenho é em transmitir graficamente os conceitos aos quais se propõem a emissão e como viabilizar da melhor forma a produção. Saber que o selo atendeu às expectativas dos Correios e Filatelistas já seria um ótimo resultado a meu ver.

Ter este trabalho reconhecido por um prêmio, ainda mais sendo internacional e tão prestigiado, é algo inimaginável. Agradeço a todos que colaboraram no desenvolvimento e produção da peça”, finalizou.

Esta emissão premiada está à venda na loja virtual e nas principais agências de Correios. Veja mais e conheça o universo filatélico no Blog da Filatelia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto