Logo
Imprimir esta página

5 dicas nutricionais para aproveitar o cafezinho

5 dicas nutricionais para aproveitar o cafezinho

Espresso, coado, com leite, gelado, não importa. O café está entre as bebidas mais consumidas no país

Se tem uma coisa que nós, brasileiros, amamos é café. Até quem não gosta consegue reconhecer aquele cheirinho da bebida sendo preparada. Para se ter uma ideia, dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) mostram que o consumo no Brasil cresceu 1,34% no ano passado, o que corresponde a 21,2 milhões de sacas de café - café torrado e moído e cafés solúveis. O café é a segunda bebida mais consumida no país, só perdendo para a água.

Pensando em tudo isso, a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, separou 5 dicas para aproveitar ainda mais o seu cafezinho e seus benefícios. “Nós amamos café, isso é um fato. É uma das bebidas mais tradicionais na casa dos brasileiros. Além disso, o café tem vários nutrientes interessantes para o nosso corpo, basta saber como consumi-lo”, explica Aline. Abaixo, você confere as 5 dicas nutricionais para aproveitar melhor o seu cafezinho:

- Quando estiver na padaria, cafeteria ou restaurante, prefira sempre o café espresso. Ele é a forma mais pura da bebida e, consequentemente, tem mais nutrientes, graças a sua forma de extração, diferente do café coado;

- Na hora de comprar seu café, prefira as embalagens a vácuo. Elas conservam melhor o produto e evitam a oxidação dos nutrientes. E, se puder, prefira os cafés 100% arábica (essa informação está na embalagem);

- Espere pelo menos 15 minutos após a refeição para consumir a bebida. Assim você não atrapalha sua digestão dos minerais e vitaminas que acabou de ingerir;

- Prefira sempre consumir o café com uma fonte de proteína e gordura do bem, assim você avita a agitação que pode ser causada pela bebida e favorece apenas o efeito de mais energia. A proteína segura a absorção do café, tornando-a mais lenta, já as gorduras do bem (as castanhas, por exemplo) levam a cafeína mais ativamente para o nosso cérebro. Vale tomar o café tanto com o leite de vaca quanto com o leite de coco. Pela manhã, você pode tomar puro, acompanhado de um iogurte e frutas;

- Café dá, sim, mais disposição, mas se você é ansioso, precisamos de uma atenção especial. A indicação é consumir no máximo 3 xícaras de 80ml ao longo do dia, para não afetar e piorar os efeitos da ansiedade.

Seja espresso, coado, prensado, quente ou gelado, o café é sempre uma ótima pedida. Uma das maiores fontes de antioxidantes da nossa cultura. Só não vale ficar sem ter uma alimentação saudável. E quando você sabe como consumi-lo, é melhor ainda. Aproveite!

Sobre Aline Quissak

Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets. E, se você quer aprender mais sobre o poder da nutrição, a nutri tem o “Mundo Terapêutico” lá você encontra, e-book, vídeos, dicas e receita sobre os mais variados temas, acesse o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto