Logo
Imprimir esta página

Em ação conjunta de recuperação ambiental, Legado das Águas e Fundação Caterpillar plantam 3,2 mil mudas nativas da Mata Atlântica na zona rural de Piracicaba

Em ação conjunta de recuperação ambiental, Legado das Águas e Fundação Caterpillar plantam 3,2 mil mudas nativas da Mata Atlântica na zona rural de Piracicaba

O projeto, construído em conjunto com a ONG One Tree Planted, faz parte da campanha "Começa com uma Árvore", reunião de 95 ações socioambientais que a Fundação Caterpillar está realizando em localidades de todo o mundo para celebrar o aniversário de 95 anos da Caterpillar.

O plantio será realizado em uma área de interesse ecológico, localizada na zona rural de Piracicaba, cidade onde a Caterpillar tem instalada uma de suas unidades de produção no país.

O Legado das Águas, maior reserva privada da Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, e a Fundação Caterpillar, o braço filantrópico da Caterpillar, realizam em conjunto uma ação de recuperação ambiental na zona rural da cidade paulista de Piracicaba, onde também fica uma das unidades da Caterpillar.

A iniciativa, organizada em conjunto com a ONG internacional One Tree Planted, faz parte da campanha "Começa com uma Árvore", da Fundação Caterpillar. Essa campanha integra um conjunto de projetos socioambientais realizados em 95 localidades, em diversas regiões ao redor do mundo onde a Caterpillar opera. A iniciativa celebra o 95º aniversário da companhia. O objetivo é ajudar comunidades na recuperação ambiental e contribuir para objetivos sociais, como geração de empregos e criação de oportunidades educacionais.

"Na Caterpillar, nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade visa a melhorar a qualidade do meio ambiente e das comunidades onde vivemos e trabalhamos", afirma Asha Varghese, presidente da Fundação Caterpillar. "A campanha é uma oportunidade de atuar, em escala global, para fortalecer a infraestrutura natural e econômica de diferentes comunidades, por meio da restauração dos ecossistemas locais para que sejam mais fortes, resistentes e sustentáveis", descreve a presidente. "Com o plantio de árvores, acreditamos que estamos construindo mudanças significativas e duradouras."

"Para nós do Legado das Águas é uma grande oportunidade participar dessa parceria com a Fundação Caterpillar e com a One Tree Planted para recuperar uma área de grande interesse ecológico", comenta David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, empresa gestora do Legado. "O projeto ‘Começa com uma Árvore’ está totalmente conectado com uma das frentes de atuação do Legado, que é contribuir para a conservação da Mata Atlântica, por meio do plantio de mudas de espécies nativas do bioma", afirma ainda o diretor.

O Legado - fundado em 2012 pelas empresas CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia, administrado pela Reservas Votorantim Ltda e mantido pela Votorantim S.A. - moldou o desenvolvimento de um modelo de negócios que é parte da resposta sobre como incluir a biodiversidade nas questões econômicas da plataforma ESG (Ambiental, Social e Governança). "Todos os projetos que, como esse, conservam a Mata Atlântica são extremamente relevantes, pois o bioma é um dos que têm maior biodiversidade no planeta, mas só conta com aproximadamente 10% de sua área original", comenta David Canassa.

A área onde o projeto será realizado foi prospectada pelo Legado das Águas. "É uma região muito especial, dentro da região conhecida como o ´Pantaninho Paulista’, conta Maria Angélica Szymanski de Toledo, Coordenadora do Centro de Biodiversidade do Legado. "São dois hectares, inseridos em uma Área de Proteção Ambiental e de Preservação Permanente que protege os cursos d'água e conectada a outras áreas de conservação relevantes", afirma ainda a coordenadora. "Esse projeto propicia recuperação e o aumento da biodiversidade local, ampliando assim os hábitats disponíveis para uma ampla gama de espécies animais."

Serão plantadas aproximadamente 3,2 mil mudas, provenientes de viveiros da região, todas de espécies nativas da Mata Atlântica e de ocorrência regional. Um dos pontos positivos do projeto, inclusive, é fomentar a produção de viveiros locais de mudas. "O objetivo é recompor o ambiente natural da maneira mais próxima possível à mata original, hoje degradada", comenta Maria Angélica. A equipe especializada do Legado fará o preparo do terreno e, em seguida, o plantio, que será realizado entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. O Legado também ficará responsável pela manutenção da área por um período de dois anos, para garantir o crescimento adequado das mudas até que estejam mais maduras.

Sobre o Legado das Águas - Reserva Votorantim

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Com uma área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim Ltda. e mantido pela Votorantim S.A., que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas é um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Sobre a Caterpillar

Com vendas e receitas de US﹩41,7 bilhões em 2020, a Caterpillar Inc. é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Desde 1925, impulsionamos o progresso sustentável e ajudamos os clientes a construir um mundo melhor por meio de produtos e serviços inovadores. Ao longo do ciclo de vida do produto, oferecemos serviços baseados em tecnologia de ponta e décadas de experiência em produtos. Esses produtos e serviços, apoiados por nossa rede global de revendedores, fornecem valor excepcional para ajudar nossos clientes a ter sucesso. Fazemos negócios em todos os continentes, operando principalmente por meio de três segmentos principais - Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia e Transporte - e fornecendo financiamento e serviços relacionados por meio de nosso segmento de Produtos Financeiros. Visite-nos em nosso site ou participe da conversa em nossos canais de mídia social .

Sobre a Caterpillar Foundation

Fundada em 1952, a organização filantrópica da Caterpillar, a Caterpillar Foundation, contribuiu com quase US﹩ 810 milhões para ajudar a tornar o progresso sustentável possível em todo o mundo, construindo comunidades resilientes que prosperam em um mundo em rápida mudança. Para saber mais sobre o impacto global da Caterpillar Foundation, visite nosso site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto