Logo
Imprimir esta página

Enel Distribuição São Paulo Dá Dicas de Economia e Segurança Para Decoração de Natal

· Distribuidora orienta sobre como instalar decorações natalinas sem riscos e utilizando energia de forma eficiente;

· Uso de equipamentos com tecnologia LED pode reduzir em até 80% o consumo de energia da decoração

Com a proximidade do período de festas de fim de ano, a Enel Distribuição São Paulo orienta seus clientes sobre a utilização segura e eficiente de decorações e luzes natalinas. Se não instaladas e utilizadas de forma correta, elas podem oferecer riscos às pessoas, já que a maior parte dos acidentes com eletricidade acontece por falta de informação, atenção ou pelo uso errado de materiais e ferramentas. Além disso, é preciso estar atento aos impactos no valor da conta de luz.

Para fazer uma boa instalação de iluminação de Natal, é preciso identificar o local e dimensionar corretamente os enfeites natalinos. Os clientes também devem evitar o uso dos benjamins ou “T”s, já que esses equipamentos concentram em um só ponto intensidade de correntes elevadas, o que pode provocar aquecimento e até causar um princípio de incêndio. Importante seguir orientações de profissionais especializados para o dimensionamento correto deste adicional de iluminação.

A Enel SP orienta que os clientes também estejam atentos à instalação de adereços luminosos nas áreas internas e externas das residências. Se não forem adotadas medidas preventivas, as chances de choque elétrico e curto-circuito aumentam, já que a ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água em ambientes externos pode potencializar os efeitos da condução da corrente elétrica.

Como economizar energia

Na hora de adquirir os “pisca-piscas”, é importante verificar a informação dada em watts (W), contida na embalagem, que corresponde à potência demandada por determinado produto. Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite natalino. Vale lembrar também que deixar o pisca-pisca aceso por mais tempo vai gerar um consumo de energia. Outra boa dica é utilizar produtos com a tecnologia LED que, além de contribuírem para a redução de até 80% do consumo de energia, também são mais seguros.

Outras dicas de segurança:

· Desligue o pisca-pisca da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;

· Revise as instalações elétricas da residência antes de iniciar a decoração;

· Na compra dos artefatos luminosos, procure os produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem a homologação podem provocar superaquecimento, curto-circuito e princípio de incêndio;

· Não coloque as luzes próximas a enfeites feitos de papel ou cartolina. O ideal é não usar esse tipo de decoração na árvore se for utilizar pisca-piscas;

· Estabeleça um horário definido para ligar e desligar. O ideal é das 18h à meia-noite, evitando desperdício de energia e riscos de acidentes e princípio de incêndio;

· Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento e não deixe a fiação ao alcance de crianças ou pets;

· Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica e pontiaguda;

· Não permita que crianças manuseiem os pisca-piscas, cordões e fitas luminosas, deixando-os fora do alcance de menores ou pets;

· Os fios desencapados provocam choques, curtos-circuitos e, às vezes, incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar incêndios.

Em caso de acidente:

· Isole o local para que não haja a aproximação de pessoas e jamais toque em fios partidos;

· Não retire objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;

· Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição São Paulo pelo 0800 72 72 196.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil e do mundo. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto