Logo
Imprimir esta página

Spa na área externa: paisagista Cézar Scarpato reúne dicas para esse cantinho relaxante

Capaz de transformar as casas em verdadeiros templos, o spa pode estar em uma varanda de apartamento ou até no jardim

O deck de madeira abriga a hidromassagem, nesse projeto de Cezar Scarpato. Para relaxar e apreciar a vista, o cantinho ganhou também duas espreguiçadeiras. Foto: Bicubico

Um oásis urbano. Assim podem ser descritos os spas dentro de casa, capazes de transformar os lares em verdadeiros templos para momentos de autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza. "Spas podem ser criados tanto em áreas externas e varandas extensas, quanto em espaços pequenos. O planejamento é essencial, para criar um cantinho que preze pelo aconchego", afirma o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.

Segundo Scarpato, um dos itens essenciais para um bom spa é um ofurô ou hidromassagem, que cada vez mais se tornam tendência nos projetos. "Além da função de relaxamento, eles oferecem algumas vantagens em relação à piscina. São estruturas mais compactas, por exemplo, e ainda contam com a opção de água quente, para os dias de inverno", explica. Seja um modelo para uso individual, seja para um casal ou até para a família, essa opção ocupa menos espaço e demanda menos manutenção do que uma piscina, sendo também uma ótima aposta para spas integrados com a área de lazer.

O verde abraça o spa projetado por Cezar Scarpato, que aproveitou bem a área externa desse apartamento. Foto: Bicubico

Para elaborar um verdadeiro spa, todos os detalhes importam. "Trazê-lo para a área externa ou varanda é uma ótima forma de promover uma integração com a natureza e paisagem, mas pensar em um bom paisagismo também é essencial para reforçar o mood relaxante", diz Cezar Scarpato. Para o paisagista, trazer as plantas para perto do spa é essencial - seja em uma parede verde, seja em vasos ou com espécies mais ornamentais, sempre escolhidas de acordo com as condições do espaço. "O importante é tomar cuidado com o local da banheira ou ofurô, que não devem estar próximos de plantas que soltem muitas folhas", alerta. Em caso de spas na área externa, pensar em uma cobertura para controle das intempéries também é essencial. "Os pergolados são ótimos aliados", opina. Um deck de madeira é a pedida perfeita para complementar o espaço que, se for extenso, pode ainda ganhar outros mobiliários para área externa, como chaises, bancos e mesinhas.

Para criar um cantinho sensorial, que estimule o relaxamento, o paisagista Cezar Scarpato também indica a inclusão de fontes ou espelhos d'água e cascatas. "Quando não é possível incluir o elemento, a tecnologia pode ser uma aliada, com caixas de som e uma trilha com sons da natureza", diz. Os aromas também são essenciais - seja através de difusores, velas ou incensos, ou até plantas específicas. "Alecrim, lavanda e lírio são perfeitos para criar a atmosfera desejada", afirma o paisagista.

Integrado com a área de lazer, esse spa projetado por Cezar Scarpato ganhou um pergolado de madeira, que protege a hidromassagem.

Por fim, as cores também fazem toda a diferença para um spa verdadeiramente reconfortante. "Tudo que remete à natureza traz calma e tranquilidade, então aposte em tons madeirados, esverdeados ou azulados", diz Scarpato. Uni-los com materiais naturais como as fibras, cordas e pedras é uma forma de criar um cantinho perfeito para recarregar as energias.

Nesse projeto, Cezar Scarpato optou por um ofurô, criando um cantinho de relaxamento e contemplação.

Sobre Scarpato Arquitetura

Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e associado ao maior conselho internacional de arquitetura sustentável desde 2016 (Leed GA – USGBC), Cezar Scarpato e sua equipe se dedicam a projetar e construir edificações e ambientes que visem uma relação harmoniosa com o meio natural atuando em projetos de pequena a grande escala. A paixão pela profissão é o que motiva sua equipe, valorizando e aproveitando a oportunidade de criar e construir experiências memoráveis à vida cotidiana através de conforto, simplicidade e design singular, sempre com grande admiração e respeito pela natureza e pelas boas relações humanas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto