Logo
Imprimir esta página

Um Novo Caminho

Wagner Motta (*)

Você já parou para pensar na quantidade de escolhas que tem em sua vida?

O quanto é importante não estar no automático para buscar acertar a maior parte das vezes para não ter que começar tudo de novo ou buscar caminhos novos; assim em um mundo muito racional percebemos que deve haver um desenvolvimento da intuição; visto que mais do que nunca vivemos a era da velocidade e não temos muito tempo para racionalizar demais a fim de tomarmos decisões.

Aliás o processo decisório é um dos pontos de maior atenção e dificuldade hoje nas empresas; já que há uma pressão enorme por entregar e decidir e não se tem todos os dados, informações, variáveis à mão ainda que se busque a implementação de tecnologias avançadas.

Desta forma apenas o investimento no pensamento crítico ou em tecnologia ainda é pouco para que se tenha decisões mais acertadas que façam com que você caminhe na direção certa, visto que mais importante que a velocidade é a direção.

Quando há a possibilidade de construir as soluções em conjunto com a presença de um líder facilitador deste processo teremos resultados melhores, visto que estamos lidando com a inteligência coletiva.

De outro lado em muitas circunstâncias você terá que tomar decisões sozinho e imediatamente; nestes casos você terá que fazer uma busca imediata em seu repertório intelectual; sua bagagem adquirida através de experiências, estudo e principalmente terá que contar com algo negligenciado por muitos e que ajuda tremendamente que é a nossa intuição.

Veja que quando você lê a biografia de grandes personagens da história é comum o fato de que se apoiavam em sua intuição desenvolvida para tomada rápida de decisões; assim é até curioso como alguns deles se referem até a sensações corporais que os ajudaram a agir; como uma coceira característica nas mãos ou uma sensação de palpitação em locais pouco comuns.

A narrativa destes personagens da história é no sentido de que na maioria das vezes quando acreditavam e davam vazão à intuição e a primeira ideia que surgia em suas mentes o resultado final era positivo.

Então com estes relatos percebemos que o ser humano não é apenas razão como muitos querem fazer crer ou preferem vender.

Veja que muitas vezes a resposta das pessoas é: Eu preciso pensar sobre isso; e neste sentido que estou falando o pensar diz respeito ao lado racional sem contemplar outros aspectos da questão.

Quando agimos apenas com a razão estamos tendo apenas um ângulo de visão sobre o tema; assim a decisão ou ação será incompleta; um bom exercício a ser feito é colocar uma escultura no centro de uma sala e dividir pessoas por vários setores desta, pessoas com diversas formações e culturas e pedir após algum tempo que relatem o que conseguiram ver e sentir ao comtemplar tal cena.

Neste exercício é muito comum algumas pessoas se surpreenderem com o relato das outras e descobrirem seus preconceitos e pré-julgamentos.

Certa vez quando este exercício foi feito uma pessoa fez o seguinte comentário: “Nossa eu nunca imaginava que um engenheiro com uma mente tão racional pudesse fazer uma descrição tão poética da cena!”

Veja que ali aquela pessoa pode perceber que o ângulo de visão e percepção podem ser diversos e aí está a beleza da vida.

Quando formos tomar uma decisão devemos usar a razão, mas não apenas ela; visto que se assim o fizermos estaremos agindo como um computador e não como seres humanos que somos.

Vejo que estamos vivendo um dos maiores e melhores momentos de nossa história onde a ciência finalmente está fazendo as pazes com a espiritualidade e percebendo que este caminho é muito mais integral e que leva a todos a ampliar sua visão e consciência conseguindo descobrir soluções mais abrangentes e que façam sentido para o maior número de pessoas.

Assim também é conosco quando estivermos diante de uma situação que demanda nossa decisão rápida evite agir apenas com a razão e sim busque os recursos emocionais através da intuição que pode ser desenvolvida e toma uma decisão humana que é o que nos diferencia e nos diferenciará das máquinas nesta era de intercâmbio homem-tecnologia!

Diga sim a você e seja feliz!

(*) Wagner Motta - Escritor/Palestrante/Mentor de Carreira e Empreendedorismo. Autor do Best Seller O Código da Realização, do curso TPE (Transforme-se no Profissional Escolhido e da Mentoria Outliers Seja um Case!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto