Logo
Imprimir esta página

Sofás em destaque e com personalidade: saiba como o móvel pode trazer diversas opções de decoração para o seu lar

Provando que é possível inserir o sofá colorido até mesmo para os estilos mais clássicos, a arquiteta Carina Dal Fabbro apostou na alegria do verde combinado com a sobriedade de uma paleta mais formal. O resultado foi um ambiente moderno e colorido, na medida certa, de acordo com o estilo dos clientes! | Foto: Rafael Renzo Provando que é possível inserir o sofá colorido até mesmo para os estilos mais clássicos, a arquiteta Carina Dal Fabbro apostou na alegria do verde combinado com a sobriedade de uma paleta mais formal. O resultado foi um ambiente moderno e colorido, na medida certa, de acordo com o estilo dos clientes! | Foto: Rafael Renzo

Com toques de cor, o sofá é um ótimo aliado para transformar a decoração

Não há como negar que o sofá é o grande protagonista da área social. Tido por muitos como um móvel essencial na casa, a peça sempre se destaca, seja pelo seu tamanho ou pela cor escolhida. Trazendo alegria e toques de modernidade para o living e varandas, os sofás coloridos têm ganhado cada vez mais espaço e podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.

“Por ser um item que geralmente requer um investimento maior, muitas vezes as pessoas acabam se decidindo por sofás com cores neutras e modelos tradicionais, justamente pelo medo de enjoarem ou não conseguirem se adaptar com a nova composição”, conta a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome. Segundo a especialista, graças à ampla variedade de tons é possível deixar esse medo de lado e transformar o décor da sala mudando apenas um móvel. “Não é necessário escolher tons vibrantes, caso não faça o estilo do morador. Buscando inspirações e harmonizando o sofá com os demais elementos, o resultado agradará sempre aos olhos e o ambiente ficará muito mais alegre”, complementa Carina.

Como definir as cores?

Neste living projetado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a aposta caminhou pela essência das cores vivas. O sofá curvo e amarelo oferta alegria, vigor e intensidade, além de criar uma composição despojada com o azul do tapete. | Foto: Carlos Piratininga

Entusiasta do uso de sofás coloridos e vibrantes, a arquiteta Cristiane Schiavoni revela que o grande segredo para se jogar de vez nessa tendência é deixar de lado a ideia de que móveis grandes são sempre neutros. “As pessoas costumam ter a percepção de que só é possível colocar cor em almofadas e mantas. Entretanto, podemos fazer do sofá o protagonista da cor no ambiente e, para não pesar na proposta estética, o caminho é simular todos os elementos do espaço e balancear as cores”, orienta.

Em busca da harmonia das cores, Cristiane aborda a importância de um olhar apurado na cartela de cores complementares e análogas, que fornecem uma infinidade de combinações únicas e interessantes para aqueles que não tem medo de ousar e são adeptos da ideia de dar um up no lar por meio das cores. Porém, para quem ainda considera mais viável seguir pela parcimônia, mas não quer abrir mão de adicionar uma pincela de cor para evidenciar o sofá, a recomendação é investir em tapetes, cortinas e móveis em cores neutras como forma de agregar um contraponto. “Chamando o destaque para o sofá, é possível disfarçar até mesmo aqueles pontos da decoração que não gostamos tanto”, acrescenta.

Quais cores estão em alta?

Na área social da varanda executada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, o sofá assegura comodidade para o ambiente que pode servir como uma extensão da sala de estar, para assistir um filme, ouvir músicas ou simplesmente descansar. O verde musgo reuniu vivacidade em um décor de base neutra | Foto: Carlos Piratininga

As duas arquitetas pontuam que o verde, em suas mais variadas tonalidades, tem sido a cor queridinha dos clientes. Versátil e fácil de combinar, traz ainda a lembrança dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, possui a capacidade de acalmar e aliviar o estresse das pessoas. Além disso, outra cor bastante requisitada é o laranja, principalmente no gradiente terroso. “Essas variações carregam aconchego e têm sido muito buscadas para renovações de décor justamente por estabelecer essa conexão com a natureza e estar ligada à sensação de calmaria”, explica Carina.

Como combinar as almofadas?

Na cobertura assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a área fechada do projeto considerou uma sala de estar para as ocasiões em que os moradores recepcionam os convidados, ou mesmo para o dia a dia. Ao passo que o azul do sofá agrega personalidade ao mobiliário, a tonalidade, com o verde do paisagismo externo avistado pela janela, atribui paz e acolhimento ao décor | Foto: Carlos Piratininga

O que pode parecer um outro forte desafio após a definição do sofá colorido diz respeito à definição das almofadas. Versáteis, charmosas, com diversas opções de tamanhos, cores e estampas, elas são excelentes para complementar um clima de bem-estar. Segundo Carina, é possível optar por almofadas com nuances complementares ou análogos ao sofá ou partir para uma decoração destemida e animada: um sofá verde, por exemplo, pode comportar almofadas em terracota e o resultado será magnífico.

Cristiane endossa a percepção de Carina e explica que, dentro de uma proposta mais despojada, é possível empregar diferentes cores e estampas ou inserir cores que dialogam com outros itens presentes no cômodo. “Eleger um ton sur ton com cores que regulam diretamente com o sofá também é uma opção fantástica”, destaca Cris.

Poltronas coloridas

Leveza, conforto e a ambiência de relaxamento foram alcançadas pela combinação entre a paleta de tons claros, salpicada pelo verde esmeralda que está presente na poltrona e no pufe para o apoio dos pés. Neste projeto, a arquiteta Carina Dal Fabbro mostra que as poltronas podem ser um caminho inicial para quem deseja se aventurar pelas cores | Foto: Rafael Renzo

Nem tanto o céu, nem tanto a terra: se o temor pela cor no sofá não for vencido, as poltronas se revelam como um passo intermediário. Menores e mais discretas, as poltronas e pufes possibilitam essas pinceladas de vivacidade, sem chamar tanta atenção. “Sem dúvida, dão um toque charmoso ao ambiente e podem começar a adaptar o olhar de quem ainda tem dúvidas quanto aos móveis coloridos. Vale investir!”, finaliza Carina.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.

O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni:

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto