Logo
Imprimir esta página

Associação de Zoológicos e Aquários reconhece SeaWorld Parks & Entertainment e organizações parceiras com prêmio de conservação ambiental

O Programa de Conservação de Tatus-Canastra, uma colaboração entre o Zoológico de Houston, Zoológico de Naples e SeaWorld Parks & Entertainment foi reconhecido por seus esforços de conservação ambiental

O Programa de Conservação de Tatus-Canastra (GACP, sigla em ingês), uma colaboração entre o Zoológico de Houston, Zoológico de Naples e SeaWorld Parks & Entertainment recebeu o prêmio internacional de conservação William G. Conway da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos (AZA). O prêmio reconhece esforços de presevação do meio ambiente, conservação de espécies e apoio à biodiversidade.

O tatu-canastra, que dá nome ao programa de conservação, é encontrado em toda a América do Sul e foi considerado como vulnerável à extinção de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza. A espécie foi declarada como indicador para criação de áreas protegidas em 2014 no Estado do Mato Grosso do Sul graças ao trabalho da colaboração entre as organizações.

“Com o desaparecimento de espécies nos níveis alarmantes que temos hoje, a conservação ambiental nunca foi tão importante. O compromisso dessas respeitadas organizações zoológicas aumenta a conscientização e, cosequentemente, a proteção do tatu-canastra. Esse esforço coletivo para salvar a espécie de sua extinção é motivo de esperança para estes e outros animais,” disse Dan Ashe, Presidente e CEO da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos.

A AZA é o organismo de credenciamento dos principais zoológicos e aquários dos Estados Unidos e de outros 12 países. As organizações envolvidas no Programa de Conservação do Tatu-Canastra são credenciadas pela associação.

O tatu-canastra é uma das maiores espécies de tatu do mundo, com ampla distribuição em terras sulamericanas. No entanto, passa por extinções locais, como no Uruguai e em outros lugares. Embora o desmatamento e a caça representem grandes ameaças às populações remanescentes, muitos fatos sobre a espécie permanecem desconhecidos.

“Sem o apio dos zoológicos credenciados pela AZA, nós não teríamos sido capazes de começar ou dar continuidade ao programa de conservaçção”, disse Dr. Arnaud Debiez, chefe do GACP. “Por mais que nossos zoológicos não contem com tatus-canastra, nossos times trabalharam em conjunto para financiar, criar novas técnicas, desenvolver a capacidade da equipe, e criar uma parceria tão forte que agora nossos esforços abragem quatro biomas e seis iniciativas de conservação.”

O GACP considera o tatu-canastra um engenheiro do ecossistema, já que seus cascos anbandonados fornecem abrigo para mais de 70 espécies da vida selvagem.

Em 2011, o Programa de Conservação de Tatus-Canastra estabeleceu seu primeiro estudo ecológico a longo prazo no Brasil. O estudo considerou a espécie como engenheira do ecossistemam pois seus cascos abandonados são utilizados como abrigo para mais de 70 outras espécies de animais. O GACP apresenta metodologias pioneiras para pesquisar informações sobre a ecologia e biologia, promovendo a conservação em ambientes educacionais.

Além disso, se tornou um dos principais projetos de capacitação de pessoas interessadas em preservação ambiental, com mais de 85 biólogos e veterinários brasileiros treinados desde o início do programa. Seu objetivo continua sendo o uso de dados coletados em campo para informar o alcance e o planejamento da conservação dos tatus-canastra, além de fazer com que a espécie seja modelo para a preservação da biodiversidade. As organizações envolvidas têm sido fundamentais em todas as etapas do processo ao longo dos últimos 11 anos.

Lee Ehmke, Presidente e CEO do Zoológico de Houston afirmou que, “a nossa parceria no Programa de Conservação de Tatus-Canastra nos inspirou a abrir uma nova seção no zoológico dedicada ao Pantanal. O habitat de animais destaca as espécies que protegemos na natureza, incluindo tamanduás, antas, e muito mais. Na nova seção, o zoológico oferece aos visitantes a chance de estarem juntos à essas espécies, em uma experiência imersiva que reforça nosso compromisso com a preservação do ecossistema.”

“A vida selvagem não pára nas fronteiras das áreas protegidas, então, a preservação ambiental também não pode parar,” explica Tim Tetzlaff, Diretor de Conservação do Zoológico de Nápole. “Grandes proprietários de terras rurais podem sustentar enormes quantidades de vida selvagem em seus terrenos privados. Entender essa perspectiva é crucial para manter a existência de espécies, incluindo os tatus-canastra. Nós, do Zoológico de Naples, valorizamos os esforços do GACP de ouvir diferentes públicos e entender as necessidades das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

O Dr. Chris Dold, Diretor de Zoológico para o SeaWorld Parks & Entertainment adicionou, “a conservação de espécies é fundamental para o nosso propósito e se estende a todos os cantos do mundo. Por meio do Busch Gardens Conservation Fund, fornecemos fundos e apoio de campo para projetos como esse e temos a honra de poder contribuir para a preservação dos tatus-canastra.”

Sobre o Zoológico de Houston

O Zoológico de Houston conecta comunidades aos animais, inspirando ações para conservar a vida selvagem. Fundado em 1992, hoje o zoológico é uma organização sem fins lucrativos líder em preservação e educação que fornece cuidados a milhares de animais. Além disso, promove diversão em família e consciência ambiental nas comunidades de Houston. O Zoológico de Houston é credenciado pela Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos (AZA), uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de zoológicos e aquários nas áreas da conservação, educação, ciência e recreação.

Sobre o Zoológico de Naples

O Zoológico de Naples, em Caribbean Gardens, é uma orgnização sem fins lucrativos que cuida de espécies raras por meio de programas de conservação e educação, criando um futuro melhor para as pessoas e para a vida selvagem. Com o apoio de visitantes, membros e doadores, o zoológico investiu mais de 2,4 milhões de dólares para salvar espécies de plantas e animais na natureza desde 2014. O Zoológico de Naples financia os salários anuais de 10 funcionários de campo no Brasil, Uganda e Madagascar, incluindo biólogos, pesquisadores e veterinários.

Sobre o SeaWorld Parks & Entertainment

SeaWorld Parks & Entertainment é uma organização líder em parques temáticos, proporcionando experiências importantes e inspirando visitantes a proteger os animais e as maravilhas do mundo selvagem. É uma das principais organizações zoológicas do mundo e líder global em bem-estar animal, treinamento, manejo e cuidados veterinários. Além disso, resgata e reabilita animais marinhos e terrestres que estão doentes, feridos, órfãos ou abandonados, com o objetivo de devolvê-los à natureza. O time de resgates do SeaWorld já prestou suporte à mais de 39 mil animais durante a história da companhia.

O SeaWorld Entertainment, Inc. conta com marcas reconhecidas, incluindo SeaWorld®, Busch Gardens®, Aquatica®, Sesame Place® and Sea Rescue®. Durante seus mais de 60 anos de história, a organização construiu um portfólio de mais de 12 parques temáticos em diferentes destinos nos Estados Unidos. Os parques apresentam diversas atrações e espetáculos com apelo ambiental e proporcionam experiências memoráveis para seus visitantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto