Logo
Imprimir esta página

Brasil precisa seguir modelos tecnológicos internacionais para combater mudanças climáticas

Plataforma moderna espacial utilizada pelos EUA para acompanhar riscos de incêndios florestais - Esri (hhtp://esri.com) Plataforma moderna espacial utilizada pelos EUA para acompanhar riscos de incêndios florestais - Esri (hhtp://esri.com)

Brasil precisa, assim como os países desenvolvidos, investir na geotecnologia para crises ambientais; veja modelo de plataforma GIS utilizada pelos Estados Unidos.

A mudança climática é uma ameaça global que afeta não somente a geopolítica dos países, mas tem relação direta com desastres ambientais e a segurança populacional. Para a Imagem Geosistemas – empresa especialista em geotecnologia e distribuidora oficial da Esri no Brasil – o COP26 deste ano mostrou a importância de o país seguir modelos internacionais e investir na tecnologia com ferramentas de informações geográficas para avançar na luta contra as mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, proteger a biodiversidade, diminuir as taxas de extinção e conservar 30% das terras e águas da América até 2030 estão entre as ações executivas que o presidente Biden planeja priorizar para enfrentar a crise climática.

Como uma das principais plataformas utilizadas para esse fim está a tecnologia espacial, onde os sistemas de informação geográfica (GIS) estão integrados ao trabalho das principais organizações governamentais do país. Nesse cenário, a Esri – empresa americana que é líder mundial em GIS – fornece informações de análise preventiva sobre riscos relacionados ao clima, bem como acompanhamento em tempo real de dados de incidentes.

“Os sistemas de informações geográficas podem ajudar qualquer país a planejar e responder a eventos climáticos extremos por meio de análises avançadas e consciência situacional. É por isso que precisamos cada vez mais investir nessa tecnologia aqui no Brasil”, explica Diogo Reis, especialista da Imagem Geosistemas, que utiliza a plataforma da Esri junto a alguns setores de governos Brasileiros.

As informações coletadas pelo GIS permitem que as organizações planejem e se preparem para condições climáticas extremas, monitorem a situação e reajam a elas em tempo real. Os indicadores podem ser usados para entender o aumento das concentrações de gases de efeito estufa no clima de acordo com as mudanças das condições ambientais, como períodos de secas, situação das geleiras, inundações e áreas queimadas por incêndios florestais.

Tendo como norte o último exemplo, aqui no Brasil, os relatos de queimadas aumentaram 42% entre 2017 e 2020, segundo dados recentes do IBGE. Em 2021, o país chegou a registrar 11,2 mil focos de incêndio na Mata Atlântica, um dos principais biomas brasileiros, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

É importante saber quais áreas estão com risco de incêndios e as informações sobre a alocação de recursos para reduzir os desastres, evitar eventos climáticos extremos e auxiliar o governo a decidir por medidas preventivas e preparatórias. O mapa abaixo do Serviço Florestal dos Estados Unidos, desenvolvido com a tecnologia da Esri, mostra o potencial de risco de incêndio florestal em todo o país, com zonas vermelhas representando as áreas de maior ameaça.

“É fundamental seguir esses modelos internacionais e priorizar as mudanças climáticas como uma questão de segurança, integrando o GIS às soluções adotadas. Afinal, para melhorar e manter um ambiente limpo e saudável para todas as comunidades, é preciso entender a causa raiz dos poluentes e onde seus impactos estão concentrados”, finaliza Reis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto