Logo
Imprimir esta página

Com meta de descarbonizar suas operações, Dow anuncia contrato com a Casa dos Ventos para compra de energia eólica

▪ A Dow firmou um Contrato de Compra de Energia (PPA – Power Purchase Agreement, em inglês) com a Casa dos Ventos para aquisição de energia eólica com o objetivo de suprir parte da demanda energética de sua unidade localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG).

▪ Além da compra de energia, o acordo prevê a opção de a Dow, no futuro, fazer um investimento nos parques eólicos, possibilitando o regime de autoprodução de energia.

▪ O contrato da Dow com a Casa dos Ventos reforça o compromisso da empresa com a descarbonização de suas operações na América Latina. A Dow tem a meta de alcançar a neutralidade de carbono em 2050.

A Dow assinou um Contrato de Compra de Energia (PPA – Power Purchase Agreement, em inglês) com a Casa dos Ventos para a aquisição de energia eólica destinada ao abastecimento de parte da demanda da unidade da empresa localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG). Com prazo de 15 anos, o acordo prevê ainda a possibilidade de a Dow fazer um investimento financeiro no parque eólico, viabilizando, no futuro, o regime de autoprodução de energia.

Para Javier Constante, presidente da Dow Brasil e América Latina, o longo prazo estabelecido para o contrato evidencia o compromisso da Dow com a descarbonização de seus processos produtivos. “Estamos vivenciando uma transformação no ecossistema dos negócios impulsionada pela compreensão da importância do investimento em desenvolvimento sustentável. A pegada de carbono é um grande tema para a Dow e queremos garantir que parte considerável da energia consumida pela empresa venha de fontes renováveis”, ressalta.

O acordo reafirma também o posicionamento da Dow entre as empresas químicas com maior contratação de energia renovável globalmente. Atualmente, a companhia possui 850 MW de capacidade de energia renovável contratada, superando sua meta global de sustentabilidade para 2025.

A geração da energia fornecida para a Dow virá do parque eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte. O início de suprimento do contrato está previsto para janeiro de 2024 e a parceria com a Casa dos Ventos garantirá o fornecimento de 60 MW médios de energia. “O PPA aumentará a competitividade da unidade fabril de Cabangu e está em linha com a estratégia de compra de energia da Dow, focada no fornecimento de energia renovável, confiável e competitiva. Além disso, esse projeto contribui para a expansão e diversificação da matriz elétrica brasileira, na qual a fonte eólica desempenha um papel fundamental, especialmente na região Nordeste.”, destaca Claudia Schaeffer, diretora de Energia da Dow para América Latina.

A assinatura do contrato com a Casa dos Ventos torna a Dow uma das principais parceiras para viabilizar um dos maiores complexos eólicos do mundo. O Complexo Eólico Rio do Vento terá 1038 MW de capacidade instalada após a conclusão de sua segunda fase. “Com parcerias como esta, a matriz elétrica do país ganha um importante adicional proveniente de fonte renovável, ao mesmo tempo em que a empresa alinha seus negócios com os pilares da sustentabilidade, além de garantir maior competitividade, com previsibilidade de custos e segurança de suprimento”, pontua Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

Transição energética com foco na neutralidade de carbono

Grande consumidora de energia, a Dow tem investido constantemente na diversificação de suas matrizes energéticas. A estratégia está alinhada às metas de sustentabilidade da companhia que pretende reduzir as emissões líquidas anuais de carbono na América Latina e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Em outubro de 2019, a Dow já havia assinado um acordo com a Central Puerto para garantir o fornecimento de energia renovável para sua operação em Bahía Blanca, na Argentina. Em 2020, a companhia firmou um contrato de PPA com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de energia renovável de fonte solar para o complexo fabril da empresa em Aratu, na Bahia. Com ele, estima-se que a companhia irá reduzir cerca de 35 mil toneladas de CO2 em emissão ao ano nas operações.

Neste ano, a empresa deu mais um passo em direção à descarbonização de suas operações na América Latina. O Latin America Inspiration Center, seu centro de inovação para América Latina, localizado em Jundiaí, tornou-se a quarta unidade da Dow no Brasil movida 100% a energia renovável, juntamente com as fábricas em Jacareí, Hortolândia e Jundiaí, que funciona ao lado do centro. Como resultado, a Dow deixará de emitir 925 toneladas de CO2 equivalente por ano.

Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada três parques eólicos em operação no Brasil. A trajetória da companhia é marcada por investimento em inovação e concepção de soluções customizadas para apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável.

Para seguir com seu protagonismo no setor, a Casa dos Ventos é detentora do maior portfólio de projetos eólicos e solares do Brasil. A companhia aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto