Logo
Imprimir esta página

Aparando o Futuro: exposição com obras feitas com aparas e tocos de lápis coletadas em programa de logística reversa da Faber Castell chega a São Paulo

Assinadas pela artista plástica Maria Fernanda Guerreiro, as obras foram construídas a partir de materiais recolhidos pelo Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita da Faber-Castell

ÍMPAR: Tocos de lápis sobre MDF pintado de branco

Acreditando no potencial de ações sustentáveis de alto impacto social e ambiental, a Faber-Castell mantém, em parceria com a TerraCycle , líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell. Existente desde 2012, o projeto pioneiro já arrecadou mais de 16 toneladas de materiais de escrita, incluindo suas respectivas embalagens, e mais de 49 mil reais para doação a entidades sem fins lucrativos ou escolas de escolha dos participantes. Parte desses materiais foi destinada ao "Projeto Aparando o Futuro'', da artista plástica Maria Fernanda Guerreiro, que reaproveitou os itens para produzir obras de arte, que têm como principal objetivo virarem símbolos de apoio mútuo entre alunos de comunidades carentes e escolas privadas, oferecendo oportunidade para ambos os lados, a partir de um gesto simples: juntar aparas de lápis que antes iriam para o lixo. A obra "ÍMPAR" mostra uma digital revelando que, "se por um lado todos somos "iguais" por termos uma, por outro lado também somos todos "únicos" já que cada um tem a sua", explica Maria Fernanda Guerreiro.

Obra: LIBERDADE

Outra obra que estará presente na exposição é LIBERDADE. "Você consegue imaginar um futuro sem educação no presente? Assim nasceu "LIBERDADE": feito com aparas de lápis, essa obra tem a tridimensionalidade de um rosto saindo do quadro. E ele sai, justamente porque só com a educação conseguimos a liberdade de sermos o que quisermos sem precisarmos ficar presos às poucas oportunidades que uma condição social baixa oferece. "Liberdade" de ser, fazer e sonhar com um futuro melhor é o que desejo para cada criança", explica Maria Fernanda.

O resultado do trabalho desenvolvido por Maria Fernanda Guerreiro ficará aberto ao público, do dia 11 de novembro a 26 de novembro, com hora marcada, na Galeria Raw, Rua Augusta, 2529, em São Paulo. Além de reaproveitar o material, a artista vai doar 25% do valor obtido com a venda das obras para uma instituição sem fins lucrativos.

"Pode ser com um lápis de cor, um tijolo na parede ou um galho riscando o chão de terra. Desenhar faz parte do ser humano. É assim desde os homens das cavernas. Histórias são contadas. Sonhos são ouvidos. Desenhar é o primeiro passo para a alfabetização. E, se por um lado é preciso tempo para realizar sonhos e espaço para que eles tomem forma, por outro é preciso oportunidade de educação com qualidade para deixar esse tempo mais perto do espaço", afirma Maria Fernanda Guerreiro.

Como uma empresa que tem como propósito estimular a criatividade das pessoas, a Faber-Castell tem como objetivo seguir apoiando a arte em suas mais diversas formas, o que está totalmente alinhado ao projeto Aparando o Futuro. Além disso, para a companhia, sustentabilidade é uma grande preocupação há muitas décadas e se estende a todos os processos produtivos da empresa.

"Temos um compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental gerado pelo uso do plástico. Por esta razão, o programa de logística desenvolvido em parceria com a TerraCycle tem grande representatividade para nós", comenta Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell. Além disso, a empresa, que tem como propósito estimular a criatividade das pessoas, tem como objetivo seguir apoiando a arte em suas mais diversas formas. O executivo ressalta ainda a importância do projeto Aparando o Futuro. "O brilhante trabalho desenvolvido pela Maria Fernanda nos faz sentirmos ainda mais orgulhosos de nossos esforços. Esperamos que este exemplo sirva de inspiração para que mais pessoas abracem a causa da sustentabilidade e transformem suas vidas por meio da criatividade", comenta Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell.

Programa de Reciclagem de Instrumentos de Escrita

A iniciativa aceita lápis, canetas, lapiseiras, marca-textos, marcadores permanentes e marcadores de quadros brancos. Além das embalagens destes produtos. O material é destinado à reciclagem e separado por tipo, o plástico é transformado em uma nova matéria-prima, chamada pellet, utilizada para a produção de outros objetos como vasos de plantas, caixas de frutas, bancos, lixeiras etc. Já os componentes metálicos são reintroduzidos na cadeia de metais.

Ao fazer o envio para a reciclagem, o participante recebe pontos TerraCycle que poderão ser revertidos em doações para uma escola ou entidade sem fins lucrativos escolhida por ele. Os produtos podem ser encaminhados pelos Correios, sem custos, ou descartados em um dos pontos públicos de coleta. Para encontrar os locais, basta acessar esse link .

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Sobre a TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US﹩45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto