Logo
Imprimir esta página

Democracia e Juventude: quatro afirmações pungentes e uma conclusão peremptória

Daniel Medeiros*

Primeiro: o Espaço Público não é propriamente um lugar, mas uma função fundamental em toda sociedade democrática. Funciona como campo de falar e ouvir, produzindo ideias coletivas e tomando posições a partir delas. No Espaço Público, todos são iguais no direito de falar e ouvir e todos têm a liberdade de se manifestar, respeitando o propósito da fala e a dignidade do ouvinte.

Segundo: essa função de produzir decisões democráticas para o conjunto da sociedade foi uma das mais inventivas e ousadas criações dos gregos. Mas seu vigor dependia da preparação dos cidadãos para as tarefas a eles dirigidas - daí a necessária busca por conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades que permitissem a maior desenvoltura frente aos demais, com o propósito de aparecer e singularizar-se, não para se tornar um diferente entre iguais, mas um igual a ser lembrado pelos iguais.

Terceiro: a modernidade atrofiou o Espaço Público e reduziu a relação entre as pessoas basicamente a um circuito de bens, no qual tudo passa a ter preço e, portanto, quase nada tem valor.

Quarto: a sociedade de consumo erigiu a economia ao posto de totem maior e o mercado tornou-se o seu sacerdote sem rosto. Os propósitos, os horizontes, principalmente dos jovens, reduziram-se a uma busca desenfreada pelas filas dos smartphones ou (e, às vezes, ao mesmo tempo) pelas filas do subemprego. E a importância da igualdade, da liberdade, da construção de uma voz comum, cívica, política, deixou de ter importância. Para alguns, aliás, tornou-se até motivo de escárnio e de raiva, como se fosse sua presença a responsável pela falta de mais bens disponíveis para atender à sede impossível de saciar do consumo desenfreado.

Conclusão: recuperar a função do Espaço Público, principalmente entre os jovens de 16 a 18 anos, é tarefa primordial para quem quer um futuro como invenção e não como repetição. Hannah Arendt já dizia que a ação, atividade humana própria da política, é a única capaz de criar o novo, e dessa natividade dependemos nós para inventarmos um país democrático, resgatando a possibilidade de construir regras de funcionamento orgânico, vitais e que recuperem a saúde do nosso país e da nossa sociedade.

Não há saída fora disso. Ou compreendemos isso urgentemente ou não adianta arranjar culpados na horda que nos assedia. Cabe a nós enfrentá-los e vencê-los.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor no Curso Positivo.

**Artigos de opinião assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do Curso Positivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto