Logo
Imprimir esta página

Eleição de Comitês de Italianos no Exterior (COM.IT.ES) mobiliza a comunidade na circunscrição de São Paulo

Chapa apartidária “Italianità in Movimento” tem listas de candidatos em mais cinco capitais brasileiras; entre seus componentes se sobressaem nomes conhecidos do mercado imobiliário e do direito, como Rodrigo Mauro, da REM Construtora e Luciana Laspro, diretora do Patronato Enasco

O Consulado-Geral da Itália em São Paulo realiza, no dia 3 de dezembro próximo, uma nova eleição para escolha dos Comitês de Italianos residentes no Exterior, conhecidos como COM.IT.ES. Quatro chapas já estão em campanha, na busca pelos votos de italianos residentes na circunscrição São Paulo, que abrange todo o Estado. Os COM.IT.ES representam exigências de cidadãos italianos junto a repartições consulares. Em resumo, cooperam em atividades sociais, culturais e civis de interesse da comunidade italiana.

Pouco divulgada fora do círculo italiano, a eleição dos COM.IT.ES tem sido alvo de um grande número de posts entusiasmados e barulhentos nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Uma das chapas, chamada “Italianità in Movimento”, por exemplo, se posiciona como a única concorrente com perfil apartidário. Todas as outras seriam, supostamente, ligadas a partidos políticos italianos, à esquerda e à direita.

“’Italianità in Movimento’” é constituída por seis chapas que concorrem em outras jurisdições consulares italianas no Brasil: Paraná-Santa Catarina, Rio de Janeiro-Espírito Santo, Minas Gerais, Região Nordeste e Brasília, além de São Paulo”, explica Daniel Taddone, coordenador nacional da chapa. “Essa formação ampla é uma conquista relevante, pois reflete união de forças em torno de causas diversas e reúne um grupo representativo de italianos residente no Brasil”, acrescenta ele.

No Estado de SP, a chapa “Italianità in Movimento” é encabeçada pela advogada Luciana Laspro, pós-graduada em processo civil. Nascida na cidade de São Paulo, filha de Antonio Laspro, natural da Basilicata e de mãe com origem no Vêneto, Luciana é conselheira do COM.IT.ES desde 2015. Ela dirige hoje o Patronato Enasco, órgão de assistência social para italianos e seus descendentes, que também presta consultoria a solicitantes de cidadania italiana no Brasil.

Ainda na circunscrição São Paulo, figura entre os membros da “Italianità in Movimento” o empresário Rodrigo Mauro, diretor geral da REM Construtora, uma das empresas do setor imobiliário mais atuantes da zona oeste da capital, com mais de 30 anos de mercado. Engenheiro civil, com pós-graduação em administração e marketing, Mauro é filho do fundador da REM, Renato Mauro e neto do imigrante italiano Aniello Mauro, este pioneiro, ao lado dos irmãos italianos, no desenvolvimento imobiliário das regiões de Perdizes e Pompeia.

Rodrigo Mauro salienta que a chapa “Italianità in Movimento” tem como pilares a vigilância sobre serviços consulares, a promoção da língua e cultura italianas e a proteção social de italianos residentes no Brasil.

Parlamento italiano – Presidente da Associação Viva Pacaembu por São Paulo no período 2012-2021, hoje conselheiro da entidade, Mauro assinala também que, em outra frente, a “Italianità in Movimento”, uma vez eleita, promete cobrar posições mais firmes de autoridades consulares italianas frente a questões consideradas críticas, sobretudo a demora nos trâmites para reconhecimentos de cidadania, entre outras reivindicações.

Conforme o empresário, a circunscrição São Paulo dos COM.IT.ES. detém peso decisivo na defesa dos interesses da comunidade italiana, “na medida em que acolhe ainda italianos residentes nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre”.

Para votar na eleição dos COM.IT.ES. na circunscrição São Paulo é preciso se cadastrar por e-mail no consulado até o próximo dia 3 de novembro.

Mais informações sobre o pleito, acesse


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto