Logo
Imprimir esta página

Mercado corporativo entra na mira da Fibracem

Com alta na demanda, uma das principais referências no mercado de provedores de internet busca agora se consolidar no segmento de redes corporativas.

Uma das fabricantes mais importantes e ativas do setor de telecomunicações e especializada no setor de comunicação óptica, a Fibracem, está mirando no mercado brasileiro de redes corporativas. A companhia, que hoje é vista como a principal referência no setor de provedores de internet (ISPs) com redes ópticas passivas, quer agora se sobressair também no mercado corporativo.

De acordo com o fundador da Fibracem, Luiz Bitencourt, o mercado de redes corporativas tem se elevado e passado por transformações em função do cenário global atual, principalmente após o início da pandemia do COVID-19. Para o executivo, isso se deve graças ao crescimento das demandas dentro das empresas no que diz respeito a infraestrutura dessas redes, principalmente com o objetivo de torná-las mais eficientes, flexíveis, otimizadas, convergentes tecnologicamente e com maior capacidade de mobilidade.

“Muitos colaboradores das empresas de áreas administrativas, vendas, suporte e atendimento ao público principalmente, começaram a cumprir expediente a partir de suas casas em regime de Home Office. Estes ajustes fazem com que as empresas tenham que adequar as suas infraestruturas de cabeamento, seja ajustando a quantidade das estações de trabalho ou até mesmo com algumas empresas mudando de endereço ou adequando os espaços de trabalho”, explica o executivo.

A expectativa da Fibracem em voltar a concentrar seus esforços no setor corporativo é alta. Bitencourt comenta, ainda, que este foi o primeiro campo de atuação da empresa no início de suas operações, em meados da década de 90, disponibilizando às companhias de médio e grande porte, cabeamentos para servidores. “Este mercado foi o pontapé inicial para a construção da história e da jornada da Fibracem”, relembra.

Projeto POL

Com o crescimento exponencial do mercado de redes corporativas, diversas tendências têm surgido no mercado. Segundo o fundador da companhia, uma delas é atualizar a infraestrutura de rede de uma empresa e substituir o cabeamento metálico existente, que pode estar defasado em relação a sua categoria e com a vida útil esgotada, por um cabeamento totalmente óptico. De acordo com ele, para isso acontecer, é necessário mudar a solução de rede LAN convencional (cabeamento metálico + switches) pela POL - Passive Optical LAN, ou seja, uma rede óptica totalmente passiva.

Para Bitencourt, a solução que se mostra simplificada e altamente convergente, proporciona inúmeras vantagens para as empresas. “As principais são, sem dúvida, as relacionadas a maior segurança da Informação, através de criptografia, a economia de infraestrutura do cabeamento, que pode chegar a 60% e ainda, na redução do consumo de energia que chega próximo a 70%, em função da diminuição na quantidade equipamentos ativos de rede e de salas técnicas, reduzindo assim a necessidade de climatização”, comenta.

Segurança e customização

Geralmente, os principais equipamentos de conectividade de uma rede corporativa que, no caso da rede POL é o Optical Line Terminal (OLT), ou Terminal de Linha Óptica, são instalados no data center num ambiente chamado de Main Distribution Area (MDA) – ou Área de Distribuição Principal em tradução simples.

De acordo com o executivo, para a utilização de uma rede POL são necessários diversos produtos e acessórios, que envolve desde equipamentos metalúrgicos como racks e cabos de fibra óptica monomodo (SM), muitos deles utilizados para a distribuição horizontal entre os DIOs de Parede FTTA à Pontos de Terminação Óptica e Splitters.

“É imprescindível que todos produtos sejam totalmente compatíveis com as normas e padrões nacionais e internacionais. Além disso, o ideal é possibilitar a customização de acordo com a configuração desejada pelo cliente, fornecidos já montados e testados em fábrica com todos os acessórios, incluindo as extensões, adaptadores, bandejas, protetores de emenda e cordões ópticos”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto