Logo
Imprimir esta página

Controle de qualidade na indústria alimentícia: conheça quem são os grandes aliados

O controle de qualidade é uma etapa essencial na indústria de alimentos, ela garante com que os consumidores recebam produtos com segurança e seguindo todas as especificações e exigências do mercado. Para que isso aconteça é fundamental que todas as etapas de produção sejam controladas de forma minuciosa, no caso do produto é necessário analisar diversas características físicas, químicas e sensoriais como cor, sabor, valores calóricos e composição.

O uso de equipamentos e aparelhos de medição são grandes aliados e contribuem para que o controle de qualidade seja feito de forma precisa, segura e rápida. Confira abaixo alguns equipamentos que são essenciais para o controle de qualidade na indústria alimentícia.

Microscópio

O microscópio é uma ferramenta de laboratório fundamental. Através dele é possível identificar a presença de matérias estranhas em alimentos e bebidas, evidenciar fraudes alimentares e também avaliar a presença de matérias microscópicas que são prejudiciais para a saúde.

Espectrômetro de massa

A espectrometria de massas é um método de análise que possui alta sensibilidade e capacidade de detectar compostos químicos e biológicos. Através do espectrômetro é possível identificar compostos desconhecidos, quantificar compostos conhecidos e confirmar compostos detectados.

Sistemas de HPLC

A cromatografia líquida de alta eficiência, também conhecida por HPLC (High Performance Liquid Cromatography), é uma técnica aplicada na análise de amostras. Na indústria alimentícia ela é usada para detectar impurezas que podem ser tóxicas, como identificar pesticidas em produtos alimentícios derivados de plantas, e também para padronizar e autenticar o perfil nutricional na etapa de controle de qualidade.

Analisadores

Existem diversos tipos de equipamentos analisadores, eles examinam através de diferentes perspectivas as características dos alimentos. O analisador de umidade, por exemplo, determina o valor de água presente em amostras, esse controle é muito importante afinal a umidade de um alimento está relacionada a estabilidade, conservação e qualidade do mesmo. Já um analisador de textura é responsável por controlar as características sensoriais dos alimentos como dureza, rigidez, amolecimento, maciez e elasticidade.

“A EquipNet é fornecedora líder mundial de equipamentos analíticos e de laboratório usados ​​para a indústria alimentícia. Temos em nosso portfólio uma ampla gama de equipamentos de teste de alimentos usados como HPLCs, analisadores, microscópios, amostradores automáticos. Essa é uma opção de investimento muito viável para as indústrias alimentícias, além de adquirir equipamentos de alta qualidade e por um preço acessível, é possível encontrar equipamentos de marcas líderes no mercado que vão trazer ainda mais excelência para essa etapa tão essencial”, afirma Roberta Bosignoli, gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet.

Todos os equipamentos mencionados acima podem ser encontrados na EquipNet, confira: https://www.equipnet.com/pt/buy-and-sell/food-and-beverage/food-testing-equipment/

Sobre a EquipNet

A EquipNet é uma empresa norte-americana com mais de 20 anos de atividade, que atua globalmente auxiliando seus clientes durante todo o processo de negociação de equipamentos usados/desativados. Com escritório no Brasil, a empresa tem a expertise de conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, garantindo avaliação justa dos equipamentos. A EquipNet contribui impulsionando a sustentabilidade nas empresas através do gerenciamento de excedentes e atua em mais de 20 segmentos como alimentício, farmacêutico e P&D, atendendo desde pequenas empresas até corporações multinacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto