Logo
Imprimir esta página

"Acreditamos 100% na importância do fortalecimento dos vínculos familiares", ressalta ministra na abertura da Semana Nacional da Família

Quatro novas iniciativas serão apresentadas até quinta-feira (21), no evento organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Especialistas participam do encontro on-line

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, destacou a necessidade do fortalecimento da família como forma de desenvolvimento da sociedade e da superação de vulnerabilidades e situações de violação de direitos. “Somos o ministério que carrega a família no nome. Acreditamos 100% na importância do fortalecimento dos vínculos familiares”, disse durante a abertura da Semana de Valorização da Família, nesta terça-feira (19).

A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional da Família (SNF) até a próxima quinta-feira (21) e está lançando quatro inciativas desenvolvidas pela Pasta. O Projeto Família na Escola, a campanha Refeições em Família, a plataforma Escola Nacional da Família e o selo empresa Amiga da Família. “Por isso, estamos lançando algumas ações que visam este objetivo. Todos podem participar, incluindo os profissionais da saúde, da educação, assistência social, gestores, instituições e organizações da sociedade civil”, reforçou a ministra Damares Alves.

Por sua vez, a secretária Nacional da Família, Angela Gandra, avaliou que uma semana é muito pouco para celebrar a família. “Ela deve ser promovida e prestigiada em todos os dias, deve se tornar uma política de Estado para que esta base, este alicerce da sociedade, seja fortalecida”, destacou também que “uma família equilibrada é uma sociedade equilibrada, uma família forte, uma sociedade forte”.

A secretária reforçou que o tema deve unir todos os poderes, para que as famílias conquistem autonomia e sejam protagonistas em seus próprios caminhos. “Queremos que o fio da felicidade comece na família e permeie toda a sociedade. Investindo na família vamos depois administrar desenvolvimento. Valorizar é dar as condições para que elas se projetem e sejam autônomas. Precisamos subsidiar as famílias em formação e informação”, apontou a secretária.

Iniciativas que serão apresentadas na Semana Nacional de Valorização da Família

O diretor do Departamento de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento de Família, Marcelo Couto, abordou os desafios enfrentados pela falta de formação parental na educação de crianças e adolescentes e as ações que serão apresentadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante a Semana de Valorização da Família.

A primeira é o projeto Família na Escola, que estimula a parceria entre a família e a escola, destinado aos profissionais de educação e famílias de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “O objetivo é contribuir com o processo de aperfeiçoamento das habilidades parentais, realizando atividades em conjunto, que também pode aumentar a sensibilidade sobre os direitos e deveres com seus filhos”, contou o diretor.

Já a campanha Refeições em Família, é realizada em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas. Ela tem o objetivo de fortalecer a família no objetivo de orientar os pais e estimular o hábito de que as refeições sejam feitas em conjunto. “São um fator de proteção contra experimentação, uso e abuso de álcool e drogas na adolescência”, ressaltou Marcelo Couto.

Além disso, será lançada a Escola Nacional da Família, que é uma plataforma virtual para proporcionar formação para pais e responsáveis e profissionais envolvidos com o tema. A iniciativa terá conteúdo interativo, dicas de livros, filmes, brincadeiras e atividades e cursos sobre os programas Famílias Fortes, Família na Escola, Reconecte, Acolha a Vida, que são executados pela Secretaria Nacional da Família.

Por último, será apresentada a edição 2021/2022 do Selo Empresa Amiga da Família, que tem por finalidade reconhecer as empresas comprometidas com o equilíbrio trabalho-família. “É o tipo de ação que favorece as famílias e as produtividades dos seus profissionais ao mesmo tempo”, avaliou o diretor.

Neste primeiro dia da Semana de Valorização, os professores especialistas Antônio Jorge e Lúcia Vaz, que contribuíram para a formatação do Família na Escola, debateram sobre a importância da integração do núcleo familiar com a instituição de ensino. O projeto foi aprofundado pela coordenadora geral de apoio à formação e desenvolvimento da Família, Kamila Carrilho.

Serviço
Semana de Valorização da Família
Data: 20 e 21 de outubro de 2021
Horário: 15h às 17h
Transmissão ao vivo as redes sociais @mdhbrasil
Para dúvidas e mais informações:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto