Logo
Imprimir esta página

Brain amplia atuação e vai ao mercado com novas frentes de serviços

Com objetivo de ajudar empresas e pessoas que querem se transformar por meio da inovação, proposta engloba educação profissional, consultoria e lab para co-criação

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está ampliando sua atuação e criando novos pilares de serviços para o mercado. Após quatro anos desde a sua criação, 16 soluções lançadas e mais de duas mil pessoas capacitadas em metodologias ágeis, a proposta é utilizar a experiência prática do ICT para apoiar empresas e profissionais que queiram se transformar por meio das temáticas de inovação, agilidade, liderança do futuro e novas tecnologias.

Para isso, o Brain está apostando em três frentes: educação profissional; consultoria para médias e grandes empresas em programas de inovação e desenvolvimento de novos negócios; e lab para co-criação, com aplicação de metodologias de inovação como Design Thinking e prototipação para clientes estratégicos que precisem de ambientes de experimentação. “Por meio desses pilares, nosso objetivo é criar uma alavanca de crescimento para o Brain, potencializando-o como uma plataforma de geração de negócios para o Grupo Algar”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Educação

Em junho de 2020, o Brain anunciou a criação de seu braço de educação, pensado para capacitar e desenvolver profissionais para os desafios do futuro. A iniciativa nasceu voltada tanto para pessoas físicas quanto empresas, com foco naquelas que precisam treinar seus funcionários em novos conceitos (como inteligência artificial, deep learning e machine learning, big data e analytics) e novos métodos (Kanban, Framework Scrum, Design Sprint etc.), e também nas competências essenciais para promover inovação, incluindo autonomia, criatividade, adaptabilidade, gestão de risco, colaboração e pensamento sistêmico, por exemplo.

Desde então, essa frente já impactou mais de três mil pessoas com webinars, cursos próprios, cursos com parceiros e imersão de executivos. Agora, ela amadurece para, a partir de 2021, oferecer cursos próprios em quatro principais blocos: inovação, agilidade, liderança do futuro e novas tecnologias – tanto na modalidade presencial, remota e também conteúdos em plataforma EAD para trabalhar competências comportamentais. Também serão oferecidos cursos com empresas parceiras para alavancar a aprendizagem em temas como Design de Experiência, Liderança, entre outros. Somado a isso, o centro de inovação concretizará a proposta de desenvolver profissionais por meio da experiência prática dentro do Brain, possibilitando a vivência em um ambiente disruptivo.

“Queremos oferecer a possibilidade de uma imersão diferente, em ambiente de experimentação. Para isso, nosso programa aceitará executivos de qualquer nível organizacional que queiram vivenciar metodologias ágeis no seu dia a dia, não apenas no conceito. Estamos acostumados com esse modelo porque o Brain rotineiramente recebe parceiros e empresas para uma imersão em seus métodos de trabalho. Além disso, essa estratégia também é utilizada com a alta liderança do Grupo Algar no programa Time Out, no qual executivos deixam sua rotina para trabalharem dentro do Brain”, acrescenta Zaima.

Consultoria

Na frente de consultoria, o objetivo é trabalhar com empresas que tenham desafios de implantar cultura de inovação, abrir-se ao ecossistema ou transformar, digitalizar e escalar seus produtos, serviços e negócios digitais. A proposta de valor é ajudá-las a desenvolver produtos, serviços ou novos negócios, desde a jornada de ideação, desenvolvimento (MVP - Minimum Viable Product) e escala, com operação assistida em todo o ciclo, utilizando as metodologias mais inovadores do mercado. Além disso, o Brain também apoiará as organizações na abertura para o ecossistema, com a realização de programas de Open Innovation para resolver dores ou aprimorar o portfólio atual, e no estímulo à inovação interna, por meio de programas de intraempreendedorismo.

“Temos essa expertise para compartilhar porque, desde a sua fundação, o Brain é um agente de evolução cultural e metodológica do Grupo Algar. O centro se tornou um especialista em co-criação por utilizar o modelo de Open Innovation, no qual a inovação acontece em colaboração com agentes externos, como startups, universidades, parceiros, colaboradores e clientes. Também trabalhamos fortemente o intraempreendedorismo, por meio de iniciativas como o Shark Tank, que é uma plataforma na qual os colaboradores defendem suas propostas inovadoras e são remunerados por elas. A partir das ideias desse programa, a Algar Telecom já depositou quatro patentes”, comenta Zaima.

Lab

Outra nova frente de atuação do Brain serão os produtos Lab, pensados com o propósito de apoiar a Algar Telecom no processo de venda consultiva em clientes estratégicos, aplicando metodologias de inovação e criando um diferencial no desenho das soluções. A ideia é apoiar grandes empresas com desafios a serem solucionados e que necessitam de ambiente de inovação e prototipação para escalar soluções ou adotar novas tecnologias.

“Vamos utilizar sessões e metodologias de Design Thinking e Sprint para desenhar soluções customizadas para prospects e clientes; acompanhar os protótipos de ferramentas que surgirem dessas sessões de Design; e apoiar no desenvolvimento de novas tecnologias que ajudarão clientes e empresas do Grupo a evoluírem e digitalizarem seus negócios”, explica a executiva.

Ainda segundo Zaima Milazzo, “fomos fundados por uma empresa tradicional que se reinventou e criou algo realmente novo. Temos esse conhecimento na prática e agora nossa missão será apoiar empresas e profissionais que querem se preparar para o futuro e fomentar uma mudança cultural baseada em agilidade, inovação e tolerância ao erro”, conclui.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 67 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 112 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto