Logo
Imprimir esta página

Cezar Scarpato traz dicas sobre como ter pergolados e gazebos dos sonhos

 Cezar Scarpato optou por um pergolado para trazer um sombreamento parcial ao lounge ao redor da piscina, que recebeu chaises sob medida em courvin náutico. A estrutura, feita de madeira aparelhada com cobertura de vidro temperado laminado e película refletiva, também serve como passagem coberta para a área do bar. Foto: Bicubico Cezar Scarpato optou por um pergolado para trazer um sombreamento parcial ao lounge ao redor da piscina, que recebeu chaises sob medida em courvin náutico. A estrutura, feita de madeira aparelhada com cobertura de vidro temperado laminado e película refletiva, também serve como passagem coberta para a área do bar. Foto: Bicubico

O arquiteto e paisagista preparou um guia sobre essas estruturas e reuniu inspirações de projetos cheios de charme

Belos, por vezes românticos e capazes de transformar a área externa de um projeto, os pergolados e gazebos são ótimas apostas para um paisagismo com personalidade, criando um refúgio relaxante e perfeito para os momentos de contemplação. "Essas estruturas funcionam bem até mesmo em jardins menores e sempre devem ter um design harmonioso ao projeto arquitetônico e paisagístico", destaca Cezar Scarpato, arquiteto e paisagista à frente do escritório Scarpato Arquitetura.

Segundo Cezar, a principal diferença de cada uma dessas estruturas está em sua funcionalidade. "Gazebos são estruturas cobertas e geralmente abertas lateralmente para ventilação e apreciação das áreas externas. Pergolados, por sua vez, servem para apoio de espécies trepadeiras para sombreamento parcial, geralmente descobertas, e funcionam como áreas de estar em meio ao jardim", explica. Em muitos casos, os pergolados podem servir também como solução para uma circulação sombreada, ao passo que os gazebos são exclusivamente um espaço de permanência. Apesar disso, ambos possuem uma estrutura muito semelhante, que pode ser realizada em diversos materiais - como concreto, metal, madeira ou alvenaria. "Por geralmente funcionarem como anexos da edificação principal ou novo elemento do paisagismo, sugere-se que seja executado com materiais que combinem com a arquitetura existente e com o jardim", diz o profissional. Por isso, harmonia é palavra-chave, criando um espaço que converse com todo o projeto.

Para valorizar ainda mais os pergolados, Cezar Scarpato indica o uso de dois tipos principais de espécie, que são capazes de trazer mais vida para a estrutura. As plantas arbustivas escandentes - como as bouganvilleas, congeias, flor-de-são-miguel ou jasmins - são ótimas pedidas, gerando um volume na parte superior do pergolado. Trepadeiras com flores pendentes também são perfeitas, com seus ramos entrelaçando entre o vigamento e flores pendentes que formam uma espécie de cortina colorida no pergolado. Tumbergias azuis, sapatinho-de-judia e trepadeira jade são algumas opções. "Para elas, o pergolado deve ser mais alto. Assim, as flores não atrapalham a permanência ou circulação das pessoas ou veiculos no espaço", explica Cezar Scarpato.

Independente da estrutura escolhida, todo pergolado ou gazebo deve ser projetado para valorizar ao máximo a área externa. Por isso, é importante se atentar a questões como o local que ele será alocado - deve ser um espaço de fácil acesso, mas que garanta privacidade e, quando se trata de áreas comuns de condomínios, longe das janelas de apartamentos, para ter proteção contra detritos. "Questões relacionadas ao conforto, como insolação e ventos, e questões de design, como visuais para paisagem de dentro para fora assim como visual dessas estruturas em meio ao jardim também devem ser considerados", afirma.

Com diversas funções, os pergolados e gazebos podem receber uma sorte de mobiliários, dependendo do gosto e desejo do cliente. "Sempre importante optar por peças pensadas para áreas externas, com tecidos tecnológicos e resistentes ao sol, chuva e ventos", destaca o arquiteto e paisagista. Conforto também é essencial - por isso, chaises costumam ser as preferidas nesse tipo de espaço. "Para finalizar, atentar-se também à iluminação é um cuidado necessário", afiança. Cezar Scarpato indica o uso de iluminação indireta, somente para destacar detalhes do projeto. Projetores de piso, arandelas nos pilares ou fitas de LED podem ser boas opções, assim como balizadores baixos usados como indicação de acesso à estrutura. "Pendentes ou projetores direcionados podem ser incluídos, para ajudar na iluminação de mesas de apoio ou cantinhos de leitura", afirma.

Cuidados e manutenção

Por se tratarem de estruturas de área externa, pergolados e gazebos pedem por uma atenção especial em relação à manutenção. "Ela deve ser periódica e varia de acordo com o material escolhido. Via de regra, uma limpeza semanal na estrutura se faz necessária, assim como a limpeza dos mobiliários e retirada do excesso de pó e folhas", indica. Em caso de espaços com fechamento de vidro, toldos ou esteiras, a limpeza pode ocorrer uma vez ao mês, ao passo que a pintura da estrutura deve ser refeita semestral ou anualmente.

Sobre Scarpato Arquitetura

Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e associado ao maior conselho internacional de arquitetura sustentável desde 2016 (Leed GA – USGBC), Cezar Scarpato e sua equipe se dedicam a projetar e construir edificações e ambientes que visem uma relação harmoniosa com o meio natural atuando em projetos de pequena a grande escala. A paixão pela profissão é o que motiva sua equipe, valorizando e aproveitando a oportunidade de criar e construir experiências memoráveis à vida cotidiana através de conforto, simplicidade e design singular, sempre com grande admiração e respeito pela natureza e pelas boas relações humanas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto