Logo
Imprimir esta página

3 Passos Para Voce Melhorar Sua Conversa Com As Outras Pessoas

José Luiz França – Advogado Trabalhista

A situação de pandemia trouxe alterações significativas nas relações de trabalho. A oportunidade de trabalho remoto, que começou como algo repentino, impositivo, mostrou-se ao longo do tempo, oportunidade de novos horizontes, tanto para as organizações quanto para os colaboradores.

Inicialmente, de forma talvez confusa, com o tempo a situação ajustou-se, levando empregadores e empregados a descobrirem novas formas de comunicação laboral. As dificuldades iniciais foram sendo superadas gradualmente, revelando para uns e outros, horizontes interessantes e produtivos.

Estando agora um pouco mais distante do impacto inicial do primeiro trimestre de 2020, percebe-se que se descortinou um horizonte novo, produtivo e criador de boas práticas nas relações de trabalho.

Diferente do ambiente presencial, onde colaboradores e responsáveis estão frente à frente, o desafio do diálogo à distancia, por meio de WhatsApp, chat, email ou ligação, requer algumas atitudes que poderão contribuir para as mudanças oportunas nos processos de trabalho.

Por isso é muito importante o recurso à empatia no diálogo, tanto entre colaboradores, quanto entre esses e seus superiores, pois o resultado poderá trazer benefícios palpáveis aos objetivos pessoais e da organização.

Isso requer uma atitude de escuta ativa, consequência de um diálogo empático, com a finalidade de se alcançar as mudanças necessárias nos processos de execução do trabalho.

Tanto as empresas, quanto os colaboradores que assimilarem a cultura do diálogo produtivo, poderão observar os benefícios nos resultados de seu próprio trabalho e nos objetivos empresariais.

O que significa diálogo produtivo? Significa ouvir o outro de tal forma que se saiba exatamente o que ele disse, qual o horizonte das idéias apresentadas por ele e quais os objetivos a serem alcançados através desse diálogo.

Para que isso ocorra é necessário que cada um se coloque no lugar do outro e procure identificar a situação em que ele se encontra. Isso vai proporcionar a compreensão das palavras, das idéias e do que elas significam. A consequência será, com certeza, o aumento do bem estar no próprio trabalho, a melhoria da produtividade e o alcance das metas estabelecidas pela empresa, tanto em relação ao grupo de trabalho, quanto em relação àquilo que produz (produtos ou serviços) e, por consequência, a satisfação de seus clientes, objeto de sua existência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto