Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial de Combate à Raiva acende alerta para incidência da doença no Brasil

Dia Mundial de Combate à Raiva acende alerta para incidência da doença no Brasil

A data celebrada no dia 28/09 fortalece a discussão sobre a importância da prevenção por meio da vacinação dos pets e campanhas de saúde pública veterinária

Neste dia 28/09 celebra-se o “Dia Mundial de Combate à Raiva”, enfermidade conhecida desde a antiguidade, que ainda não tem cura e continua fazendo vítimas, pois sua taxa de letalidade é próxima de 100%. A doença é uma zoonose transmitida pelo contato com a saliva de animal infectado pelo vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). No Brasil, o morcego é o principal responsável pela transmissão da doença, que também acomete cães, gatos, cavalos, bois, macacos e o homem.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de 2010 a 2021, foram registrados 39 casos de raiva humana¹. Desses, nove tiveram o cão como animal transmissor e quatro felinos, uma taxa de 33%. Por isso, é fundamental a conscientização da população por meio de campanhas governamentais, discussões com a sociedade, orientação correta e frequente por parte dos médicos-veterinários e proatividade por parte dos tutores. “A raiva pode ser prevenida e evitada e a vacinação dos pets é fundamental para evitar a contaminação. Apesar de ser uma vacina comum entre os cães, os tutores de gatos também devem ser alertados, pois eles são animais com instinto caçador e também ficam expostos ao risco de contaminação. Além disso, a vacinação deve ser anual”, observa Karin Botteon, Consultora de Assuntos Veterinários da Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda..

Apesar dos resultados relevantes nas últimas décadas em busca da erradicação da doença, o Brasil ainda apresenta casos de raiva humana. Se em 1980, por exemplo, o país registrou 155 casos, em 2014, não houve nenhum registro. Os números, contudo, aumentaram nos anos posteriores: dois em 2015 e 2016, seis em 2017, 11 em 2018, um em 2019 e dois em 2020. Outra informação relevante é que em julho de 2021, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA anunciaram uma suspensão temporária da entrada de cães no país vindos de países classificados como de alto risco para a raiva canina, entre eles, o Brasil.

Por isso, há um grande esforço para que a doença seja erradicada de forma global até o ano de 2030, por meio de um projeto elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Aliança Global para o Controle da Raiva (Garc)². A raiva é endêmica em 150 países e estima-se que 3,3 bilhões de pessoas no mundo estejam expostas ao risco de infecção. Além disso, todo ano ao menos 59 mil pessoas morrem, sendo 40% crianças.

A Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda. está engajada no objetivo de erradicar a raiva no Brasil. Além da realização de palestras, disseminação de conteúdos informativos e uma plataforma própria online chamada B-Connect, que promove capacitação e disseminação de conteúdo científico para médicos-veterinários, a empresa oferece em seu portfólio a vacina Rabisin® – I, recomendada para a prevenção da raiva em cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.

A aplicação em dose única deve ocorrer anualmente para manter o pet sempre protegido.

Oferecer soluções que contribuam com o ciclo da vida e o bem-estar de todos, faz parte do DNA da empresa: “Acreditamos no conceito ‘One Health’, ou ‘Saúde Única’, em que seres humanos e animais coexistem e dependem uns dos outros. Portanto, a saúde dos animais está diretamente ligada à saúde dos humanos, por meio do convívio harmonioso com os pets, da segurança alimentar e da saúde pública veterinária. Para nós, é um dever contribuir com o bem-estar de todos”, finaliza Karin.

Referências
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/r/raiva¹
https://www.oie.int/fileadmin/Home/eng/Media_Center/docs/Zero_by_30_FINAL_online_version.pdf²


http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-pasteur/pdf/manuais/manual_08.pdf

Boehringer Ingelheim Animal Health Ltda.

A vida de animais e humanos estão cada vez mais interligadas de maneira profunda e complexa. Nós sabemos que quando os animais estão saudáveis, os humanos também estão. Em todo o mundo, nossos 9.700 funcionários estão dedicados a entrega valor por meio da inovação, enquanto melhoram o bem-estar de ambos.  

O respeito pelos animais, pessoas e meio ambiente está no coração do que fazemos. Desenvolvemos soluções e serviços para proteger os animais de doenças e dores. Nós apoiamos nossos clientes no cuidado da saúde de seus animais e protegemos nossas comunidades contra enfermidades que ameaçam a vida e a sociedade.  

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de € 4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países.  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto