Logo
Imprimir esta página

Crise hídrica demanda soluções energéticas eficientes

Evento gratuito e itinerante promovido pela Reymaster Materiais Elétricos pelo interior do Paraná dá dicas a indústrias de meios de aumentar a produtividade utilizando energia elétrica de forma reduzida.

REYMASTER PROMOVE EVENTO ITINERANTE NO PARANÁ SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS INDÚSTRIAS

A crise hídrica e os impactos no setor elétrico acenderam o sinal vermelho para as indústrias, que tiveram bem pouco tempo para comemorar a retomada das atividades econômicas depois do período mais dificultoso da pandemia de Covid-19, registrando 20% na inflação de janeiro a julho deste ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Buscando formas de ensinar os empresários a economizar energia para não ficar no prejuízo, a Reymaster está promovendo eventos itinerantes e gratuitos para falar sobre a importância dos equipamentos de eficiência energética na indústria, levando informação e conscientização para evitar um racionamento de energia.

O primeiro ciclo de atividades ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Apucarana (PR), e contemplou as cidades de Londrina, Rolândia, Maringá e Arapongas, além da própria Apucarana, as quais concentram uma grande variedade de indústrias no Paraná.

Importante ressaltar que, de acordo com o Perfil da Indústria (dados de 2019), há no estado 43.543 empresas, sendo que o Paraná tem a 6ª tarifa de eletricidade mais elevada entre as unidades da federação, o que equivale a 11,1% a mais na energia elétrica que a média nacional.

Na ocasião, foi explicado que a eficiência energética na indústria ocorre quando a geração e o uso de energia elétrica acontecem com menos recursos, mas isso não quer dizer que a capacidade de produção diminuirá. “Pelo contrário, o grande desafio dos industriais é fazer mais com menos, mantendo – ou até mesmo aumentando – a produtividade. Na prática, a eficiência energética é uma grande aliada dos empresários que buscam soluções para aumentar a competitividade dos negócios”, garante Winicius Soares da Silva, consultor técnico da Reymaster e um dos palestrantes do workshop.

Em sua palestra, Winicius explanou sobre a linha de rotuladores eletrônicos da Brother PTE 300vp, PTE 550w, PTP 900w, que oferecem controle de manutenção por meio do QR-Code. “Na prática, são equipamentos essenciais dentro de uma indústria por permitirem a rápida identificação de máquinas, motores e painéis elétricos. Muito mais do que um simples equipamento para ‘etiquetar coisas’, os rotuladores atuais são capazes de gerar rótulos com informações conectadas a um banco de dados. Tudo graças à IOT [internet das coisas]”, disse o especialista. “A linha da Brother é diferenciada, pois, além de ser projetada para a indústria, com maior resistência da matéria-prima, ela tem um sistema de edição flexível para melhorar a dinâmica do manutentor, como, por exemplo, ser capaz de abrir um chamado de manutenção através de um QR-Code impresso nas etiquetas industriais”.

Eventos seguem protocolos de segurança e reúnem profissionais para falar sobre eficiência energética.

Outra palestra, que ficou a cargo de Gustavo Batista, promotor técnico de Iluminação, tratou sobre “Iluminação Conectada” e os produtos Interact PRO da Philips, que permitem controle da iluminação via smartphone. “Como nas indústrias o consumo de energia, principalmente na parte da iluminação, é muito alto, através da iluminação conectada é possível programar e automatizar as definições de luz, checar em tempo real os dados sobre consumo e sua utilização. O sistema é muito intuitivo de usar e configurar”, explica Gustavo Batista.

Para fechar o ciclo de palestras com chave de ouro, foi falado sobre os inversores de frequência, aparelho eletrônico com a função de controlar a velocidade de um motor elétrico trifásico, da Siemens. Dentro das indústrias, ele garante que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a necessidade do uso de meios mecânicos, como polias, válvulas e redutores. Devido à sua alta eficiência e melhor custo-benefício, como o Sinamics G120X, é ideal para água, saneamento e HVAC (em português AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), otimizado para aplicações de bombas, ventiladores e compressores. Entre suas principais vantagens, além da economia de energia, destaque para: instalação simples; parametrização fácil; precisão nos processos; partida e parada suave do motor; identificação de falhas; menor frequência de manutenção; entre outros.

Devido ao sucesso do evento, a Reymaster está programando em sua agenda mais um ciclo de palestras sobre o assunto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto