Logo
Imprimir esta página

Dia da juventude - Jovens buscam moradias mais funcionais e tecnológicas

Apartamentos compactos também são possíveis de se cultivar plantas - Divulgação Apartamentos compactos também são possíveis de se cultivar plantas - Divulgação

A procura por moradias funcionais, menores, sustentáveis, tecnológicas e com nível de acabamento elevado tem sido uma demanda que tem crescido no mercado imobiliário, para atender a geração Y - população de brasileiros nascidos entre 1980 e 1995 - que forma grande parte da população economicamente ativa

Ter uma moradia funcional, que seja próxima ao local de trabalho e escola, além de comércios que atendam sua demanda com mais rapidez como farmácias, hospitais, supermercados e restaurantes visando ganhar tempo e praticidade. Essa é uma das características do perfil da geração Y – nascidos entre 1980 e 1995. Essa geração, nascida juntamente com uma das maiores revoluções da história da humanidade, a internet, representa uma parte significativa da população economicamente ativa, com maior poder aquisitivo e tem aquecido o mercado imobiliário.

O setor imobiliário tem se adequado às características e pretensões dos brasileiros que possuem entre 26 e 41 anos e os imóveis projetados para este público levam em consideração principalmente a localização e a funcionalidade. É o que explica Karina Duarte, especialista em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano, neste Dia da Juventude do Brasil, celebrado em 22 de setembro.

"A geração Y quer praticidade, facilidade e qualidade de vida. Por isso, eles preferem os centros urbanos e imóveis localizados em bairros mais acessíveis, tudo em nome de mais mobilidade e para não perder tempo. Segundo Karina, uma grande parcela deste público prefere morar em apartamentos funcionais e menores, com condomínio que disponibilize área fitness, coworking, espaço gourmet e outros recursos que complementem o apartamento: “Esse senso de coletividade se casa com o foco na usabilidade e na simplicidade", afirma Karina.

A tecnologia, turismo e gastronomia tornaram-se protagonistas dessas mudanças de paradigmas firmados pela geração Y, que fez com que a necessidade de construção de patrimônio ficasse em segundo plano. De acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 63% dos brasileiros nesta faixa etária ficariam satisfeitos com um contrato flexível de aluguel no lugar da casa própria. O Ibespe revela ainda que as pessoas que ainda fazem questão de comprar imóveis acabam preferindo espaços menores e mais funcionais.

Uma outra característica da geração Y que também fez com que os imóveis e a construção de patrimônio tivessem alterações ao longo dos anos está relacionada ao modelo reduzido de família, com uma menor quantidade de filhos, se comparada às gerações anteriores. O que segundo Marcus Araújo, CEO e fundador da Datastore, especialista em inteligência de mercado, acentua ser uma grande mudança de paradigmas que vem acontecendo ao longo dos anos: "A geração Y está na faixa entre os 26 e 40 anos, tem um ou dois filhos. Essa geração é descendente da X, que foi a que mais construiu nos últimos 200 anos. Tinham casa no campo, na cidade, imóvel comercial. A geração X foi a grande responsável pela verticalização das cidades em todo o mundo, empreendedores e competitivos. Já a Y é exatamente o contrário, e foi incentivada a compartilhar tudo", explica.

Com a mudança do comportamento, os projetos também vêm sofrendo adaptações: apartamentos voltados a esse público, que irá alugar ou comprar em algum momento, agora são mais compactos, porém com elevado nível de acabamento, inovações tecnológicas, espaços atualizados na área comum e compartilhamento de serviços.

De acordo com João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas, um projeto inteligente com alto padrão de acabamento, áreas comuns bem equipadas e uma boa localização são ótimos chamativos para a geração Y, tanto para aqueles que queiram investir, quanto para os que desejam morar.

A City Soluções Urbanas, juntamente com a O.M. Incorporadora, desenvolve desde 2015 uma linha de empreendimentos com apartamentos compactos que possuem características voltadas a agradar essas pessoas que compõem a geração Y, em Goiânia. O sucesso dos condomínios Art Residence, Dot Bueno Residence, Spot Marista e Hub Compact Life nos últimos anos consolidou as empresas como referências no segmento de compactos de luxo na capital goiana. Agora, a aposta é no Azure Compact Life, novo empreendimento de 1, 2 e 3 suítes localizado na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.

A localização privilegiada, com uma proposta de arquitetura moderna e fluida para a fachada, além da atenção aos detalhes estão entre os diferenciais do Azure, que prometem agradar os nascidos entre 1995 a 2000. Além disso o Azure contará ainda com coworking, bicicletário, academia e vaga verde para carros elétricos, um perfil que agrada muito a geração Y, que tem também como perfil o senso coletivo e querem viver em um lugar que tenha vida própria.

Uma outra característica do empreendimento é uma forte presença de tecnologia embarcada, incluindo uma conveniência para consumo dos moradores com pagamento via QR Code e também a guarda-entrega, uma área na portaria adaptada para delivery de alimentos, equipada com freezer e geladeira. “Tais características foram pensadas para atender à demanda dos consumidores com perfil millennial, além de agradar investidores que estão adquirindo imóveis voltados para este público”, frisa João Gabriel Tomé.

A geração Y é um público que também está atento às pautas contemporâneas e segundo a especialista Karina Duarte, imóveis como o Azure, que apostam em conceitos ecológicos e fazem uso de práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais costumam atrair mais esse público: “Grande parte destes consumidores procura informações pela internet e está atenta aos valores transmitidos pela empresas em suas redes sociais. Essa geração está muito alinhada a empresas que têm demonstrado engajamento com a sustentabilidade e uma explícita preocupação ambiental ”, compartilha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto