Logo
Imprimir esta página

Sistema de soldagem multiprocesso gera alto valor agregado para o usuário

Sistema de soldagem multiprocesso gera alto valor agregado para o usuário

Além de menor custo no investimento, os equipamentos são compatíveis com diversos materiais e diferentes espessuras

As fontes de solda são classificadas principalmente de acordo com o processo: MIG/MAG, TIG ou soldagem por eletrodo revestido. Para cada uma há equipamentos especializados com diferentes funcionalidades e que oferecem o máximo desempenho de soldagem e maior facilidade de uso.

As fontes de solda TIG, por exemplo, possuem um módulo para a ignição de alta frequência e se caracterizam pela alta estabilidade do arco voltaico. Já os equipamentos MIG/MAG contam com inúmeras possibilidades de configuração, o que possibilita que o arco voltaico e o cordão de soldagem sejam adaptados de acordo com a necessidade.

Por outro lado, em equipamentos multiprocesso não importa qual o trabalho de soldagem necessário, pois é a flexibilidade da ferramenta que está em primeiro plano, já que são dispositivos pequenos, versáteis e de grande mobilidade.

Segundo Cláudio Sá, gerente comercial da divisão Perfect Welding, especializada em soluções de soldagem da companhia austríaca Fronius, a maioria dos equipamentos é capaz de trabalhar com mais de um processo de soldagem, mas nem sempre são sistemas com multiprocesso automático e, em geral, um deles terá desempenho reduzido. “Somente quando uma única fonte pode soldar todos os três processos com a mesma qualidade é que o termo multiprocesso se justifica. E é aí que geram alto valor agregado para o usuário”, afirma.

Além de menor custo no investimento e maior flexibilidade, os equipamentos multiprocesso são compatíveis com diversos materiais e diferentes espessuras.

A Fronius do Brasil dispõe da série Transteel de equipamentos multiprocesso que controlam os três processos de soldagem, para operação na oficina ou no local de obras, e são de fácil manuseio. “O intuitivo conceito de operação permite que os soldadores façam o comissionamento imediatamente, sem conhecimento prévio do sistema. Todos os parâmetros importantes são visíveis e ajustáveis na parte frontal do equipamento, bastando selecionar o gás, o diâmetro do arame e a espessura do material”, informa Cláudio.

O executivo ainda explica o que faz a diferença em uma boa fonte de solda multiprocesso. “Em princípio, todos os três processos podem ser soldados sem uma concessão específica, mas, devem ser cumpridos alguns critérios”. Acompanhe as dicas:

• Tensão de circuito aberto aumentada para uma boa característica de abertura de arco no eletrodo revestido
• Válvula solenoide de gás secundária para o modo TIG
• Engate TIG para a conexão da tocha de solda com fornecimento de gás interno
• Arco pulsado para soldagem MIG/MAG TIG, embora não seja obrigatório, mas é um facilitador para fonte de solda TIG
• TMC (TIG Multi Connector), para uso de pedal ou tocha com recurso de ajuste da corrente (recurso ‘up/down’ U/D) na soldagem TIG
• Todos os três processos em um painel de comando
• O comando deve possuir o controle de todos os três processos (ativação da potência do equipamento, ativação da válvula solenoide de gás, TMC para a tocha TIG U/D, acionamento do motor para MIG/MAG, conexão FSC para tocha U/D MIG/MAG)
• Inversor de polos para soldagem TIG ou para o uso de arames autoprotegidos, que são soldados com polaridade direta, isto é, o eletrodo conectado no polo negativo e a peça no polo positivo.

Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta por três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias. Fundada na Áustria em 1945, é líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2020, foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e obter a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW - Pequenas 2020. Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto