Logo
Imprimir esta página

São Paulo participa do Dia do Mão na Massa

Educadores e alunos vão atuar juntos no desenvolvimento de atividades diferentes como jogos, poesia, pinturas para estimular a expressão e a criatividade na aprendizagem.

Alunos e professores de São Paulo vão se dedicar amanhã (15) a desenvolver juntos atividades diferentes para estimular a expressão e a criatividade na aprendizagem, com o uso ou não da tecnologia. A atividade faz parte do Dia do Mão na Massa, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento apoiado pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab.

Para amanhã, o Dia do Mão na Massa já conta até o momento com 116 atividades inscritas por educadores de escolas de sete estados brasileiros. São Paulo conta com 31 atividades cadastradas, desenvolvidas por alunos das escolas de seis municípios, entre eles Vinhedo, São Bernardo do Campo, Jaguariaúna e da capital.

A ideia é impactar diretamente num único dia 10 mil estudantes das principais escolas do Brasil, com esta atividade que estimula um novo modelo de aprender, por meio de brincadeiras e de projetos criados e relacionados ao cotidiano de cada estudante.

O Dia do Mão na Massa é uma atividade voltada aos educadores e alunos de escolas públicas e privadas e espaços não-formais de ensino para divulgar e valorizar projetos e atividades que estimulem a autoria, a criatividade e a colaboração para tornar as aulas presenciais ou remotas mais relevantes e inclusivas. “Queremos que os alunos de todo o país se expressem usando os materiais mais diversos, desde maquetes com caixas de sapato, até os poemas ou jogos gamificados, e até mesmo iniciativas na comunidade onde vivem”, afirma Leo Burd, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachussets e diretor da RBAC.

Entre as atividades cadastradas no “Mural da Rede” está a criação do álbum de figurinhas sobre os biomas brasileiros, feito pelos alunos da professora Andreia Tomaz, da Escola Municipal Prof. Sada Salomão Hossri, de Jaguariaúna, São Paulo, e a criação de um núcleo específico sobre Aprendizagem Criativa que agrega as escolas do bairro São Mateus, na Zona Leste, ligadas a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)

Estes são dois exemplos de como utilizar o conceito Mão na Massa, expressão que significa exatamente usar as mãos para produzir projetos e atividades, envolve autoria, construção e liberdade criativa. O “fazer para aprender" é um elemento central da Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional baseada no construcionismo de Seymour Papert, pesquisador do Massachusets Institute of Technology (MIT), e inspirada nas ideias de grandes pensadores como Piaget, Paulo Freire e Montessori.

A Aprendizagem Criativa busca uma educação mais lúdica, criativa e descontraída, ampliando o conhecimento a partir do contexto cultural, social e ambiental de cada pessoa envolvida. Para incentivar os educadores a pensar seus projetos, a RBAC lançou o site do Dia do Mão na Massa e um E-Book com informações sobre o conceito do Mão na Massa, além do mural para que todos educadores cadastrem e compartilhem seus projetos e atividades.

Criada em 2015, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa está atualmente presente em todas as regiões do Brasil com mais de 20 núcleos regionais e 4.000 membros, que são incentivados a adotar e promover a aprendizagem criativa localmente. Por meio de oficinas, encontros de voluntários, Festivais de Invenção e Criatividade e disponibilização de recursos educacionais, a RBAC fomenta a disseminação e a adoção de práticas mais mão na massa, criativas e relevantes para os alunos de todo o Brasil.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br. Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. Conheça a Rede em: aprendizagemcriativa.org. Site Dia do Mão na Massa em: aprendizagemcriativa.org/maonamassa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto